Isabel dos Santos perdeu uma ação em tribunal, em Londres, sobre o congelamento dos seus bens. A operadora angolana Unitel tinha interposto uma ação contra a empresária, no Reino Unido, pedindo o congelamento dos bens. Isabel dos Santos argumentava que era desnecessário, uma vez que já tinham sido congelados quer em Angola quer em Portugal. Só que o tribunal londrino determinou que, não obstante, também ficariam congelados por ordem judicial no Reino Unido.

Os jornais britânicos dão conta que Isabel dos Santos perdeu, esta quarta-feira, um processo em tribunal, que tem como autor a Unitel, que requeria também em Londres o congelamento de bens da empresária. Segundo a Bloomberg, a Unitel ganhou a disputa para determinar uma ordem de arresto, citando o tribunal propriedades em Londres, Dubai e Mónaco, avaliados em mais de 100 milhões de euros.

A Sky News acrescenta que a empresária perdeu a ação sobre a determinação de arresto de um total de ativos avaliados em 580 milhões de libras (cerca de 670 milhões de euros). A Unitel tinha avançado com uma ação para congelamento mundial de todos os ativos angolanos. Segundo a Sky News, Isabel dos Santos argumentou que a ordem era desnecessária porque o arresto já tinha sido decreto em países como Angola e Portugal, mas o juiz Robert Bright determinou sentença diferente. Não aceitou que “as outras ordens de arresto” determinem que “este tribunal” também não o faça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR