Succession, o aclamado êxito televisivo da HBO chegou ao fim em maio deste ano, mas nem por isso o fascínio com tudo o que rodeia o mundo de de titãs dos media e de intriga familiar deixa de fascinar os muitos milhões que foram acompanhando as quatro temporadas da série ao longo dos anos. Agora, quem estiver interessado (e tiver capacidades para tal), pode ter um pouco mais de proximidade com o mundo ficcional dos Roy: a leiloeira Heritage Auctions aliou-se à HBO para vender centenas de adereços da produção. O leilão terá lugar a 13 de janeiro do próximo ano e inclui de tudo, desde fatos, acessórios, artigos de decoração, capas de revista e até alguns itens mais inusitados e reconhecidos dos fãs da série.

Ao todo são 230 os itens que vão a leilão, que já está aberto a licitações. “Trata-se de uma oportunidade única para os fãs adquirirem coisas icónicas dos seus personagens e cenários televisivos favoritos”, disse ao site Indiewire o diretor-geral da Heritage, Jax Strobel. “De facto, há de tudo um pouco para todos os que gostaram da série, que é como quem diz, qualquer pessoa que tenha visto um segundo de Succession“, acrescentou.

Com efeito, os adereços vão desde o mais tradicional — fatos usados pelas personagens centrais, acessórios como relógios, luvas e e óculos de sol, quadros e esculturas decorativos dos vários cenários, num leque de seleções onde constam nomes de marcas como Armani, Tom Ford, Reiss ou Ted Baker — até ao insólito e o invulgar.

Exemplos incluem o fato de cão-mascote envergado pela personagem de Nicholas Braun, o “primo Greg”, logo no primeiro episódio da série, antes de este entrar no mundo luxuoso e traiçoeiro dos Roys, ou adereços alusivos a “Boar on the Floor”, a praxe/ritual de humilhação que o magnata “Logan Roy”, do ator Brian Cox, obriga os filhos e subordinados a jogar na segunda temporada. “Alguém um dia imaginou que poderia jogar a sua própria versão de ‘Boar on the Floor’, completo com salsichas de adereço?” sublinhou Strobel.

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Pelo meio há ainda vários adereços como cartões de crédito e cartas de condução fictícias, capas de revista produzidas especificamente para a série (incluindo uma Vanity Fair com um artigo sobre as personagens de Sarah Snook e Alexander Skarsgård, “Shiv Roy” e “Lukas Mattson”, respetivamente), bem como folhas inéditas de notas e discursos lidos na série — é o caso da “homenagem fúnebre” prestada pelo “Connor Roy” a “‘Mo’ Lester McClintock”, ou uma curta declaração feita pela personagem de Sarah Snook na última temporada.

O leilão só acontece daqui a duas semanas, mas o período de licitações já está aberto a potenciais compradores, que têm aderido com entusiasmo à iniciativa. À data de publicação deste texto, os artigos mais populares no site da Heritage são a capa fictícia da Forbes com a personagem de Jeremy Strong, “Kendall Roy”, o já referido fato de mascote do “primo Greg” e, ironicamente, uma simples camisola da cadeia de hipermercados norte-americana Walmart, usada na série por “Roman Roy”, interpretado por Kieran Culkin (que na narrativa tem particular importância). Até ao momento, as licitações oscilam entre 1 e 925 dólares (90 cêntimos a 836 euros), dependendo do artigo.

A iniciativa da HBO surge como forma de promover a série numa altura em que se aproxima a noite dos Emmys, os principais prémios da televisão norte-americana. A cerimónia decorre a 15 de janeiro, dois dias depois do leilão, numa noite em que a última temporada de Succession estará nomeada em 27 categorias, sendo a grande favorita para arrecadar os principais prémios entre as séries dramáticas. Este mês, ficou também a saber-se que a série está nomeada para 9 Globos de Ouro, incluindo 8 indicações nas categorias de representação.

Em igual medida drama interpessoal e sátira ao mundo dos ricos e poderosos, a análise de Succession às hierarquias e relações de poder foi sendo feita a partir de vários ângulos durante as suas quatro temporadas — razão pela qual o guarda roupa e adereços das personagens se revestiram de particular importância e foram sendo constantemente analisados ao longo dos anos.

“Pode-se ter tudo e não se ser uma pessoa séria”, resumiu na Vogue a jornalista Anna Brown após a conclusão da série. “É um programa sobre poder e a busca incessante e sem escrúpulos dele, sobre classe e as suas tensões subtis e sobre dinheiro e os seus truques e ofuscação. E a roupa e moda em Succession (e a nossa obsessão em analisá-la), são talvez o maior truque deles todos”.

Na fotogaleria, veja algumas das peças que vão poder ser compradas.