No ano em que se assinala meio século desde a revolução de 1974, Maria João Avillez estreia na Rádio Observador o programa “Eu estive lá”, um conjunto de 16 entrevistas a figuras notáveis da história da democracia portuguesa, cada uma sobre um período histórico destes 50 anos.

A estreia é com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que aceitou falar sobre o período que antecedeu a revolução e os seus primeiros tempos na política. Este primeiro episódio vai para o ar nesta segunda-feira, dia 15, às 13h10.

O Presidente da República é o convidado do episódio de estreia do novo programa de Maria João Avillez

Nas semanas seguintes, Maria João Avillez conversa com Jaime Gama, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-Presidente da Assembleia da República, sobre o próprio 25 de Abril. Segue-se o historiador Rui Ramos, fundador do Observador e co-autor do E o Resto é História, sobre a descolonização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Ferraz da Costa, ex-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, será entrevistado sobre o 11 de março, enquanto a conversa com o general Tomé Pinto terá como tema o 25 de novembro.

Mais três nomes de peso vão analisar os anos que se seguem: António Barreto sobre Mário Soares e o I Governo Constitucional; António Capucho sobre a primeira AD, de Francisco Sá Carneiro, Freitas do Amaral e Gonçalo Ribeiro Telles; e António Vitorino sobre o bloco central PS/PSD, que governou entre 1983 e 1985.

Jaime Gama, ex-Presidente da Assembleia da República, é entrevistado no segundo episódio do novo programa da Rádio Observador

Entre os restantes entrevistados para este programa sobre os primeiros 50 anos da democracia portuguesa, sobressaem ainda os nomes de Cavaco Silva, ex-presidente da República e ex-primeiro-ministro; de Pedro Passos Coelho, ex-primeiro-ministro; de Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro; de Fernando Medina, ministro das Finanças e ex-presidente da Câmara de Lisboa; de Artur Santos Silva, que foi presidente do BPI, da Porto Capital Europeia da Cultura 2001 e da Fundação Calouste Gulbenkian; de José Miguel Júdice, ex-bastonário da Ordem dos Advogados; e de Helena Matos, colunista do Observador e co-apresentadora do programa Contra-Corrente.

Maria João Avillez, a autora do programa “Eu estive lá”, trabalhou entre outros para a RTP, o Expresso e o Público, publicou biografias de Sá Carneiro e Mário Soares, e conheceu e entrevistou praticamente sem exceção as personalidades mais influentes nestes 50 anos da política portuguesa. É colunista do Observador e comentadora regular de política nos programas da Rádio Observador, onde agora serão emitidas estas entrevistas que ajudarão a mostrar o que aconteceu em 16 momentos decisivos da história de Portugal ao longo dos últimos 50 anos.