763kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria João Avillez

Eu estive lá

"Faltou-lhe a Presidência e a derrota de Eanes"

António Capucho, secretário geral do PSD em 1979 recorda: “Sá Carneiro estava farto!”. Inventou a AD, aliança formada pelo PSD/CDS/PPM. Ganhou o Governo com meio país atrás, voltou a ganhar em 1980.”
Eu estive lá

“Faltou-lhe a Presidência e a derrota de Eanes”

António Capucho, secretário geral do PSD em 1979 recorda: “Sá Carneiro estava farto!”. Inventou a AD, aliança formada pelo PSD/CDS/PPM. Ganhou o Governo com meio país atrás, voltou a ganhar em 1980.”
Eu estive lá

“Testemunhei o nascer do Estado de direito”

1976: uma Constituição, um Presidente, um parlamento, o primeiro governo democraticamente eleito. António Barreto foi um protagonista da nova estação política. Era ministro da Agricultura de Soares.
Eu estive lá

Lembra-se do 25 de Novembro de 1975? Está aqui.

O general Tomé Pinto lembra-se hoje, 49 nove anos depois, como na primavera de 1975, “se juntou a Eanes na preparação militar de uma contra ofensiva, se fosse preciso”. Não foi: venceu a democracia.
Eu estive lá

Ferraz da Costa, ex-lider da CIP: “Assim, não!”

Há cinquenta anos que se ouve a sua voz. Nunca desafinou na crítica porque toca sempre a mesma nota: a débil saúde económica do país. Não se importa que lhe chamem pessimista, não duvida que tem razão
Eu estive lá

Rui Ramos e a descolonização

O historiador Rui Ramos e a descolonização: “Não fora a debilidade de Marcelo Caetano frente a meia dúzia de generais envelhecidos e a história podia ter sido outra. E talvez devesse ter sido outra”.
Eu estive lá

Eu Estive Lá: Jaime Gama recorda o 25 de abril

Jaime Gama encontra semelhanças entre o cerco à Constituinte em 1975 e a invasão do Capitólio nos EUA. No podcast de Maria João Avillez, recorda o que foi o 25 de abril.
Eu estive lá

Marcelo e o caminho até à revolução 

Na estreia do podcast "Eu estive lá", Marcelo Rebelo de Sousa conversa com Maria João Avillez sobre o que viu e viveu em Portugal nos tempos que levaram ao 25 de Abril de 1974.
Atualidade

Marcelo e o caminho até à revolução

Na estreia do podcast "Eu estive lá", Marcelo Rebelo de Sousa conversa com Maria João Avillez sobre o que viu e viveu em Portugal nos tempos que levaram ao 25 de Abril de 1974.
Rádio Observador

16 entrevistas sobre Portugal desde a revolução

"Eu estive lá" é o novo podcast de entrevistas de Maria João Avillez, sobre 16 momentos-chave no país desde o 25 de abril. Marcelo, Cavaco, Passos, Vitorino, Medina e Portas são alguns dos convidados
Resposta Pronta

"José Manuel Espírito Santo foi um homem bom"

Maria João Avillez, amiga de infância de José Manuel Espírito Santo, diz que na despedida, fica a memória de um homem "bom, justo e correto". Saúda ainda o pedido de desculpas pela falência do BES.
Atualidade

As televisões e a informação: onde estamos?

Como está hoje em dia o jornalismo televisivo? António José Teixeira (da RTP), Nuno Santos (da TVI/CNN) e Ricardo Costa (da SIC) respondem a Maria João Avillez.
Entrevista

“Tinha vergonha de que me ouvissem a ouvir fado"

Camané mantém igual a si mesmo: na recordação dos fadistas com quem “tanto aprendeu” e na fidelidade aos que arriscaram consigo. Em entrevista a Maria João Avillez, conta a vida em vez de a cantar.
Maria João Avillez

Vida. E o Natal

Marcelo enredou-se numa soma de considerandos tão demagógicos que se fica de boca aberta. Há mais cómodo, mais fácil, mais popular, do que evocar os “cortes na Saúde” num país como o nosso?
Presidenciais 2016

"A média são três boas ações por cada dez pecados"

O professor e candidato a Belém confessa que reza "o terço todos os dias", sobretudo nos lugares menos óbvios. "É como respirar". Ainda assim, não esconde a média: três boas ações por 10 pecados.
Maria João Avillez

Assunção Cristas: "Inspirei-me em Jesus"

A ministra da Agricultura explica que não hesitou em seguir o exemplo de Jesus Cristo, "que nunca teve medo de se meter com gente pouco recomendável", para ingressar na política.
Entrevista

M Ribeiro da Fonseca explica "Tudo Sobre Portugal

Maria Ribeiro da Fonseca escreveu "Tudo Sobre Portugal", um livro de curiosidades sobre história e tradições, escrito para crianças. Ponto de partida para a conversa sobre o país de hoje e o de sempre
10 de junho

António Borges e Vitorino entre os condecorados 

António Borges, a título póstumo, o socialista António Vitorino, e o presidente do Banco Lloyds, António Horta Osório, estão entre os mais de 30 nomes a condecorar por Cavaco Silva no Dia de Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.