O primeiro parque de Espanha de produção híbrida de eletricidade com recurso a fontes renováveis, simultaneamente eólico e solar, foi colocado em funcionamento pela EDP Renováveis, anunciou a empresa esta quarta-feira.
A EDP Renováveis “acaba de conectar com sucesso à rede o primeiro parque eólico-solar híbrido de Espanha”, com uma capacidade de produção instalada combinada de 28,75 megawatts, disse a empresa num comunicado.
O parque fica na província de Ávila, no centro de Espanha, e conta com 22 turbinas eólicas (que já estavam em funcionamento desde 2000), a que se juntaram agora 25.000 painéis solares fotovoltaicos bifaciais.
A empresa espera produzir neste parque 58 gigawatts de eletricidade por ano e espera colocar outros dois parques híbridos em operação em Espanha nos próximos meses, segundo o mesmo comunicado.
A EDP Renováveis possui ainda “mais de 15 projetos de hibridização eólica-solar em desenvolvimento” em Espanha.
Os parques híbridos complementam as fontes de energia “e quando uma fonte está inativa devido a uma possível falta de recursos naturais, a outra pode garantir energia e contribuir para a estabilidade da eletricidade fornecida à rede, uma das principais preocupações do setor”, explica a empresa.
A EDP Renováveis estima investir 25 mil milhões de euros em projetos em todo o mundo até 2026 e “Espanha continua a ser um mercado estratégico”, onde tem uma capacidade instalada de quase 2 gigawatts entre energia solar e eólica e 444 megawatts em energia hídrica.
A empresa está também a desenvolver projetos de hidrogénio verde em Espanha.
A EDP Renováveis é uma empresa subsidiária e detida a 74,98% pelo Grupo EDP (Energias de Portugal), operando no domínio das energias renováveis.
Em 2022, a empresa apresentou lucros de 671 milhões de euros, um aumento de 2% em relação ao ano anterior.