Esta quinta-feira à tarde chega mais uma depressão que afetará o tempo em Portugal: e esta traz chuva e neve. Juan deve ser a última tempestade do comboio que tem afetado a Península Ibérica desde o fim de semana passado, depois da Hipólito e da Irene. Para esta quinta-feira o IPMA já colocou nove distritos sob aviso amarelo para a precipitação forte, que se estendem, em cinco deles, pela madrugada de sexta-feira. Para esse dia há dois sob aviso para a neve, já que o frio vai voltar apertar no norte e centro, sobretudo à noite.
#ÚltimaHora ⚠️
Depressão #Juan ???? acaba de ser nomeada pela @AEMET_Esp e é a 10ª tempestade atlântica de alto impacto desta temporada.Efeitos em Portugal entre quinta e sexta: chuva ????️, neve ❄️, vento e descida das temperaturas.
????️ Mais info aqui: https://t.co/89eGMB5JdK pic.twitter.com/RxcQsoaqmr
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) January 18, 2024
???? #ÚltimaHora La #BorrascaJuan cruzará mañana la Península de oeste a este: la AEMET activa avisos por lluvias y nevadas ❄️ importantes en estas regiones.
???? ¡No te pierdas la previsión de @samuel_biener!https://t.co/iSfrtNvWoz pic.twitter.com/sSRVJQYf0v
— Meteored | tiempo.com (@MeteoredES) January 18, 2024
A culpa, desta mistura de frio e chuva, e da queda de temperaturas mínimas de sexta para sábado, é que a Juan fará com que haja uma interação de massas de ar sobre a península. A primeira, quente, que chega logo com a Juan esta quinta à tarde, e se mantém até sexta, é a que na verdade ’empurra’ a tempestade, que entrará no nosso país de oeste para este. Vem carregada de ar subtropical e húmido, por isso mantém as temperaturas atuais, mais amenas, só que deixará sobretudo o sul sob a tal chuva intensa. A massa polar que nos afetará a partir de sábado, mais no norte e centro (mas também o resto do país) a partir de sábado, desce de França (tem gelado meio país) é fria, e fará com que caia neve nos pontos mais altos do país (e talvez no norte, os cenários são ainda variados).
????Estos son los ESCENARIOS que se barajan para la situación de #nevadas que llega este VIERNES a zonas del interior-norte peninsular debido a la borrasca Juan. Atentos en áreas del Sistema Ibérico, Sistema Central y zonas llanas de Castilla Y León.#BorrascaJuan #FMA #nieve pic.twitter.com/P1jH57AR1T
— Meteoiberia.ES (@MeteoiberiaEs) January 18, 2024
A Juan é a décima tempestade de grande impacto desta temporada (só as de grande impacto ‘merecem’ nome) e foi batizada pelo instituto de meteorologia de Espanha, o Aemet. Ela formou-se num processo de ciclogénese ibérica, o processo de formação de uma tempestade, que quando acontece de forma rápida é considerado uma ciclogénese explosiva, ao sul de Sagres. E é a partir daí que atravessa Portugal até entrar em Espanha numa trajetória que se prevê ser numa diagonal até Portalegre, mais ou menos, de sudoeste para nordeste, como explica o site de meteorologia Meteored.
Nueva borrasca: #BorrascaJuan nombrada por AEMET.
Afectará a la Península mañana viernes; nieve ❄️ y lluvia ????️ . pic.twitter.com/cXVS8u9bwW— AEMET (@AEMET_Esp) January 18, 2024
Un proceso de ciclogénesis en el entorno de la península va a dar lugar a una borrasca que nos cruzará mañana de oeste a este. Lluvias copiosas y generalizadas, y nevadas en la mitad norte peninsular. Serán las últimas. Desde este fin de semana, se impone un potente anticiclón. pic.twitter.com/x9g1K3Xk6Z
— MeteoMadrid (@carlosweder_) January 18, 2024
Depois da sua passagem, entra a massa fria de ar polar vinda do norte. E será esta interação de massas, o ar quente e húmido subtropical da Juan e o ar frio polar, que causará a queda das temperaturas mínimas e a queda de neve. Depois, a partir de domingo, a situação deve estabilizar-se.
O IPMA colocou já nove distritos do continente sob aviso amarelo esta quinta-feira devido a essa previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, avisos que se estendem em cinco deles pela madrugada de sexta-feira. Em Lisboa, Setúbal e Leiria o aviso vai já das 15h00 à meia noite, em Santarém, Portalegre e Castelo Branco das 15h00 às 3h00, e em Faro, Beja e Évora das 21h00 às 6h00.
Para sexta-feira o aviso amarelo repete-se, mas para neve, em Castelo Branco e na Guarda, entre as 3h00 e as 12h00.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Tempestade Irene: crianças retiradas de infantário “por precaução” em Santiago do Cacém
O Instituto prevê para esta quinta-feira no continente, céu geralmente muito nublado, chuva, mais intensa no final do dia no Centro e Sul, vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira e pequena descida.
As temperaturas mínimas que esta quinta vão estar entre os 7ºC (em Bragança e Guarda) e os 15ºC (em Faro) e as máximas entre os 10ºC (em Bragança) e os 18ºC (em Santarém, Leiria e Faro), descem depois significativamente no sábado. Para a Guarda, por exemplo, estão previstas mínimas de -7ºC e máximas de 6ºC, Bragança deverá ficar nos -5ºC durante a noite e 6ºC de dia, Vila Real terá -4C de mínima e Castelo Branco não irá além dos 0ºC.