A publicação germânica Sport Auto continua a realizar testes a modelos desportivos no circuito de Nürburgring e, desta vez, coube ao Hyundai Ioniq 5 N mostrar o que vale no circuito com 156 curvas e cerca de 20 km de extensão, também conhecido como “Inferno Verde”. Ao volante do desportivo eléctrico sul-coreano estava o habitual piloto de serviço, o alemão Christian Gebhard, com grande experiência no traçado e com ainda mais experiência em carros de turismo, os mais similares aos desportivos de série.
Ainda antes de arrancar para a pista, já Gebhard aplaudia a disponibilidade da Hyundai em ceder o seu primeiro desportivo eléctrico para a Sport Auto o submeter a um teste destinado a provar onde se integra no ranking dos desportivos mais eficientes e rápidos no Nürburgring. De caminho, o piloto aproveitou para recordar (e condenar) no Instagram a Porsche e a Audi, por nunca terem arriscado submeter os seus desportivos eléctricos (Taycan e RS e-tron GT) ao mesmo tipo de exame por uma entidade independente.
O Ioniq 5 N mantém as características do modelo familiar da Hyundai, com 4,7 metros de comprimento e uns generosos 3 metros de distância entre eixos. Mas monta um motor com 238 cv à frente e outro com 412 cv atrás, que fornecem um total de 650 cv durante 10 segundos, se activada a função N Grin Boost, ou 609 cv (226 cv mais 383 cv) sem ela. E esta potência, alimentada por uma bateria com uma capacidade total de 84 kWh, é capaz de atingir 260 km/h e passar pelos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, anunciando 448 km de autonomia.
A unidade colocada à disposição de Christian Gebhard estava equipada com pneus Pirelli P Zero Corsa e registou 7.45,59. Consulte aqui a tabela dos tempos registados no circuito pela concorrência e fique impressionado pelo nível de desportivos que foram batidos, ou não conseguiram grande vantagem sobre este Ioniq 5 N. O vídeo mostra a “volta-canhão” e expressa a opinião do piloto.