894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Hyundai Ioniq 5 N com 650 cv surpreende no Nürburgring

Este artigo tem mais de 6 meses

A germânica Sport Auto testou o novo Hyundai Ioniq 5 N no Nürburgring e registou um tempo de 7 minutos 45,59 segundos na melhor volta. Isto permite ao eléctrico bater muitos adversários a gasolina.

A publicação germânica Sport Auto continua a realizar testes a modelos desportivos no circuito de Nürburgring e, desta vez, coube ao Hyundai Ioniq 5 N mostrar o que vale no circuito com 156 curvas e cerca de 20 km de extensão, também conhecido como “Inferno Verde”. Ao volante do desportivo eléctrico sul-coreano estava o habitual piloto de serviço, o alemão Christian Gebhard, com grande experiência no traçado e com ainda mais experiência em carros de turismo, os mais similares aos desportivos de série.

Ainda antes de arrancar para a pista, já Gebhard aplaudia a disponibilidade da Hyundai em ceder o seu primeiro desportivo eléctrico para a Sport Auto o submeter a um teste destinado a provar onde se integra no ranking dos desportivos mais eficientes e rápidos no Nürburgring. De caminho, o piloto aproveitou para recordar (e condenar) no Instagram a Porsche e a Audi, por nunca terem arriscado submeter os seus desportivos eléctricos (Taycan e RS e-tron GT) ao mesmo tipo de exame por uma entidade independente.

O Ioniq 5 N mantém as características do modelo familiar da Hyundai, com 4,7 metros de comprimento e uns generosos 3 metros de distância entre eixos. Mas monta um motor com 238 cv à frente e outro com 412 cv atrás, que fornecem um total de 650 cv durante 10 segundos, se activada a função N Grin Boost, ou 609 cv (226 cv mais 383 cv) sem ela. E esta potência, alimentada por uma bateria com uma capacidade total de 84 kWh, é capaz de atingir 260 km/h e passar pelos 100 km/h em apenas 3,4 segundos, anunciando 448 km de autonomia.

Ás do drift prova que o Ioniq 5 N é um caso sério

A unidade colocada à disposição de Christian Gebhard estava equipada com pneus Pirelli P Zero Corsa e registou 7.45,59. Consulte aqui a tabela dos tempos registados no circuito pela concorrência e fique impressionado pelo nível de desportivos que foram batidos, ou não conseguiram grande vantagem sobre este Ioniq 5 N. O vídeo mostra a “volta-canhão” e expressa a opinião do piloto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.