O Ikea lançou esta quarta-feira uma campanha publicitária em que apresenta uma estante como “boa para guardar livros”, ou, em alternativa, “75.800€”, uma referência óbvia à Operação Influencer e à quantia em dinheiro vivo descoberta no gabinete de Vítor Escária, o então chefe de gabinete de António Costa.
Ao Observador, fonte oficial da empresa sueca confirma a alusão ao processo judicial que culminou na demissão do primeiro-ministro e queda do Governo, mas relativiza a questão. “Esse foi o ponto de partida deste e de outros mupis que temos tido a circular pelas cidades, sem qualquer intenção ou propósito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partidário e para o atual contexto pré-eleitoral que se vive no País.”
Apesar de estar a merecer também muitas críticas negativas, a mesma fonte garante não ter recebido ainda qualquer protesto por parte dos visados. O Ikea defende-se dizendo que é importante olhar para este tipo de campanhas publicitárias “com sentido de humor” e como uma “forma de aliviar a tensão” que possa existir, sendo que o objetivo último é vender um produto específico através de uma referência política.
Para os autores, aliás, esta campanha publicitária reflete a “vida real dos portugueses e as suas rotinas, conversas, discussões, mais e menos acesas, e o próprio humor com que muitas vezes abordam os temas mais sérios”.
Além do cartaz em causa, o Ikea tem ainda nas ruas outras frases da mesma campanha em que é feita referência a questões políticas, desde a inflação à geringonça. “Puxamos o tapete à inflação”; “A nossa geringonça contra o frio” ou “Para se aquecerem sozinhos ou coligados” são as frases que se podem ler nos mupis do Ikea que estão espalhados por diversos pontos do país.
Durante o dia, outras empresas acabaram por responder nas redes sociais ao Ikea, dizendo haver mais esconderijos do que os da empresa sueca.
É impressão minha ou está a viver-se hoje um momento nunca antes visto? Eis as reacções ao post sobre a campanha do Ikea. pic.twitter.com/RKMwJCvkvK
— Fernando Alvim (@fernandoalvim) January 24, 2024