893kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Boa para guardar livros. Ou 75.800€." Ikea usa Operação Influencer para promover estante

Este artigo tem mais de 6 meses

Fonte oficial da empresa sueca confirma a alusão ao processo judicial, mas nega "qualquer intenção ou propósito de contribuir para o debate partidário e o atual contexto pré-eleitoral".

Imagem da nova campanha do Ikea partilhada na rede social X
i

Imagem da nova campanha do Ikea partilhada na rede social X

Imagem da nova campanha do Ikea partilhada na rede social X

O Ikea lançou esta quarta-feira uma campanha publicitária em que apresenta uma estante como “boa para guardar livros”, ou, em alternativa, “75.800€”, uma referência óbvia à Operação Influencer e à quantia em dinheiro vivo descoberta no gabinete de Vítor Escária, o então chefe de gabinete de António Costa.

Ao Observador, fonte oficial da empresa sueca confirma a alusão ao processo judicial que culminou na demissão do primeiro-ministro e queda do Governo, mas relativiza a questão. “Esse foi o ponto de partida deste e de outros mupis que temos tido a circular pelas cidades, sem qualquer intenção ou propósito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partidário e para o atual contexto pré-eleitoral que se vive no País.”

Apesar de estar a merecer também muitas críticas negativas, a mesma fonte garante não ter recebido ainda qualquer protesto por parte dos visados. O Ikea defende-se dizendo que é importante olhar para este tipo de campanhas publicitárias “com sentido de humor” e como uma “forma de aliviar a tensão” que possa existir, sendo que o objetivo último é vender um produto específico através de uma referência política.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os autores, aliás, esta campanha publicitária reflete a “vida real dos portugueses e as suas rotinas, conversas, discussões, mais e menos acesas, e o próprio humor com que muitas vezes abordam os temas mais sérios”.

Além do cartaz em causa, o Ikea tem ainda nas ruas outras frases da mesma campanha em que é feita referência a questões políticas, desde a inflação à geringonça. “Puxamos o tapete à inflação”; “A nossa geringonça contra o frio” ou “Para se aquecerem sozinhos ou coligados” são as frases que se podem ler nos mupis do Ikea que estão espalhados por diversos pontos do país.

Durante o dia, outras empresas acabaram por responder nas redes sociais ao Ikea, dizendo haver mais esconderijos do que os da empresa sueca.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.