Os grandes resultados de atletas portugueses nas mais variadas modalidades que não o futebol trazem de quando em vez outras faces que não apenas aquelas das medalhas que trazem ao pescoço. Porque existe o sentimento de que não têm os apoios que mereciam. Porque há aquela ideia de que o reconhecimento no plano mediático deveria ser diferente. No limite, porque sentem que só olham com reais olhos de ver quando ganham. No caso de Diogo Ribeiro, essa acaba por ser uma realidade um pouco à margem. Pelo que tem feito em termos internacionais, pelo potencial que tem em quebrar todas as barreiras, pelos 19 anos de idade. O jovem nadador há muito que está no radar de tudo e todos, como se viu nas reações ao título mundial.

Mais um momento histórico que não veio só: Diogo Ribeiro sagra-se campeão mundial depois da prata em 2023

“O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro por mais um feito histórico para a natação nacional, com a conquista do título mundial na prova de 50 metros mariposa, nos Mundiais de natação que estão a decorrer em Doha, no Qatar. Após a medalha de prata conquistada o ano passado no Japão, Diogo Ribeiro junta o ouro inédito para Portugal, que muito orgulha o Presidente da República e todos os Portugueses”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota no site da Presidência. “Muitos parabéns a Diogo Ribeiro, campeão mundial dos 50 metros mariposa. Um feito inédito na natação portuguesa! Um enorme orgulho!”, escreveu na rede X Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao sagrar-se campeão mundial de 50 metros mariposa, em Doha, Diogo Ribeiro continua a fazer história com as cores nacionais. Depois da prata, o primeiro ouro da história da natação portuguesa em Mundiais! Uma enorme conquista para Portugal. Parabéns, campeão!”, salientou na rede X António Costa. Também João Paulo Correia, secretário de Estado para a Juventude e o Desporto, comentou o feito na mesma rede, tal como Luís Montenegro, líder do PSD: “Uma medalha de ouro e uma grande inspiração para os jovens”.

“Notável este feito de dimensão global, um orgulho e uma emoção enormes para toda a família benfiquista. Expresso, em nome do Benfica, a minha admiração e o meu profundo reconhecimento por este extraordinário feito em Doha. Campeão do mundo de 50 metros mariposa. Primeiro nadador português a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais. Que grandeza! É uma enorme emoção e uma distinta honra assistir a este momento, Diogo Ribeiro, e ver-te elevar o nome de Portugal e do Benfica”, frisou também Rui Costa, presidente dos encarnados, numa nota publicada pouco depois da medalha de ouro.