Fevereiro vai terminar com muito vento, nestes primeiros dias, mais frio e ainda alguma chuva. Apesar de a primavera meteorológica começar já esta sexta-feira, dia 1 de março (ainda que a mudança de estação seja só no dia 20), o tempo de pleno inverno vai-se manter: até ao próximo fim de semana vão passar por Portugal mais três massas de ar polar e também uma série de frentes com chuva. Entre esta segunda e terça-feira, nove distritos estão a laranja com ondas que podem chegar aos 11 metros.

Esta segunda-feira as temperaturas sobem ligeiramente, mas dificilmente dará para sentirmos essa subida dos termómetros, devido ao vento. Aliás, o IPMA tem 10 distritos sob aviso amarelo por causa da forte ventania. Viana do Castelo, Braga e Porto, das 5h às 18h, Aveiro e Coimbra, das 9h às 21h, e Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, das 9h às 3h de terça-feira, estão assim em alerta para rajadas que podem ir de 75 a 85 km/h. Também nove distritos da costa portuguesa estão sob aviso laranja de norte a sul, (a única exceção é Setúbal, que está a amarelo), por causa da forte agitação marítima, que conta com ondas que podem chegar aos 11 metros. Nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria e Braga, o aviso foi acionado às 00h49, vigorando até às 00h de terça-feira. Já em Aveiro e Coimbra estende-se por mais três horas. Nos distritos de Faro e de Beja, o aviso laranja está em vigor entre as 15h e as 6h de terça-feira, e em Lisboa entre as 6h e a mesma hora do dia seguinte. Há ainda dois distritos sob aviso para a continuação de queda de neve, Castelo Branco e Guarda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a subida de temperaturas desta segunda será de muita curta duração, porque à noite os termómetros já voltam a baixar. Ao fim da tarde prevê-se a entrada da nova massa de ar polar marítima. Será a primeira das três previstas para esta semana (ainda que menos fortes do que a que deixou o norte do país repleto de neve até ao sábado passado), pelo que à noite já deve arrefecer bastante novamente e a partir de terça as máximas e mínimas voltam a cair.

É também normal que ainda caia alguma chuva esta segunda, mais forte a norte na parte da manhã (onde pode ser acompanhada de trovoadas), mais fraca no resto do país e que se deve dispersar ao longo do dia. Chuva essa que será de neve ainda na zona da Serra da Estrela.

A segunda massa de ar frio chega atrás da nova frente, na madrugada de quinta-feira. Vai voltar a chover, provavelmente sem grande intensidade, e também só quase a norte, mas o ar polar tomará de novo conta do país e as temperaturas — que entretanto devem ter subido 2 a 3ºC na quarta — voltam a descer. Neste sobe e desce, sábado chega uma nova frente com chuva e a terceira das massas de ar polar frio previstas, para mais um fim de semana onde deve voltar a nevar.

Resumindo: as temperaturas mínimas irão variar entre os 0 e os 10° C e as máximas entre os 6 e os 16°C ao longo de toda a semana, com muitas oscilações, devido à passagem de superfícies frontais frias.

Esta segunda e terça deverão ser os dias com o vento mais intenso, que soprará por vezes forte, e com rajadas, no litoral oeste e nas terras altas.

Uma dorsal anticiclónica trará dias de estabilidade e sol na terça e quarta, mas quinta a chuva vai voltar, ainda que de forma fraca com mais frequência no litoral norte e centro.