A Sony Interactive Entertainment, divisão de videojogos e entretenimento digital da Sony, anunciou esta terça-feira que vai despedir 900 trabalhadores em todo o mundo, o equivalente a cerca de 8% da sua força de trabalho.

“São pessoas incrivelmente talentosas que fizeram parte do nosso sucesso e estamos muito gratos pelo seu contributo. No entanto, a indústria tem mudado imenso e precisamos de nos preparar para o futuro e a empresa para o que está para vir“, refere uma nota assinada pelo presidente executivo da Sony Interactive, Jim Ryan.

Na nota, Jim Ryan, que deverá abandonar a liderança da empresa este ano, acrescentou que a Sony Interactive tem de corresponder às expectativas dos criadores e dos jogadores e “continuar a impulsionar a tecnologia futura nos videojogos”.

“Demos um passo atrás para garantir que estamos preparados para continuar a proporcionar as melhores experiências de jogo à comunidade”, disse.

A nota conta com uma cópia do email enviado a todos os trabalhadores, na qual é também registado que serão impactados trabalhadores de todas as regiões e vários estúdios Playstation.

Jim Ryan acrescentou que os estúdios Playstation em Londres vão encerrar, devendo ainda haver “reduções nos estúdios Firesprite” e de outras funções na Sony Interactive no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Sony Interactive Entertainmente, responsável pela produção de alguns dos principais videojogos para as consolas Playstation, disse ainda que irá atribuir indemnizações aos trabalhadores afetados.

As demissões esta terça-feira anunciadas chegam um mês depois de a Microsoft ter dito que iria cortar cerca de 2.000 trabalhadores após a compra da Activision Blizzard.

Também a Riot Games, detentora do videojogo multijogador “League Of Legends”, anunciou em janeiro que planeava despedir 11% dos seus funcionários.

Estima-se que as empresas de videojogos tenham despedido cerca de 7.000 trabalhadores em 2023.