“Sem interesses. Muito interessante.” É este o mote da campanha que assinala o décimo aniversário do Observador. Ao longo de um ano haverá várias iniciativas especiais para celebrar dez anos de um projeto jornalístico independente e inovador, mas as dez frases que pode ver aqui (e que estarão presentes em vários meios de comunicação, rádio, digital, TV e outdoor) representam o pontapé de saída.
“Dez anos são um marco importante para o Observador. Começámos em 2014 com 40 pessoas e um jornal online, hoje temos também uma rádio e somos já 150. Chegamos todos os meses a 2,3 milhões de pessoas no jornal e mais de 1 milhão com a rádio e os podcasts”, lembra Rudolf Gruner, diretor-geral do Observador. E completa: “Diferenciamo-nos pela criatividade e pela inovação. Esta campanha vai acompanhar todas as nossas iniciativas do décimo aniversário ao longo do ano e reforçar os nossos valores”.
“Quando fomos desafiados pelo Observador para dar vida a esta campanha, entrevistámos cerca de uma centena de leitores e aquilo que aprendemos foi que, mais do que a génese digital, a inovação ou mesmo abrangência dos seus conteúdos, o Observador é valorizado, acima de tudo, por ser ‘diferente'”, afirma Rodrigo Silva Gomes, CEO da LOLA Normajean. “Percebemos que esse ‘ser diferente’ passa por ser um meio de comunicação independente, sem quaisquer interesses políticos ou económicos que o possam desviar do interesse dos seus leitores.”
Ou, como diz a nova assinatura criada pela agência portuguesa: “Observador. Sem interesses. Muito interessante”
A campanha pretende explorar esta verdade da marca em todos os temas quentes da atualidade. E, neste período que se avizinha, as eleições não poderiam deixar de ser um dos focos para lançar a iniciativa. Afinal, o que não interessa apenas à esquerda ou à direita, interessará sempre a todos os portugueses que irão votar em breve. O que não é apenas do interesse de grupos económicos, será sempre do interesse da carteira dos portugueses. O que não interessa só aos mais influentes, provavelmente terá muito interesse a quem só quer estar bem informado.
A campanha irá também reagir rapidamente à atualidade, abordando temas, personalidades ou entidades, sempre sem interesses e sempre da forma mais interessante.
“O Observador tem um papel fundamental em proteger os seus leitores e ouvintes daquilo que o Fórum Económico Mundial considerou as maiores ameaças à sociedade atual: a desinformação e a manipulação das notícias” diz Patrícia Oliveira, responsável de marketing e comunicação do Observador. Por isso desafiámos a agência de publicidade LOLA Normajean a criar uma campanha que fosse ao encontro desta ideia: arrojada, sem interesses escondidos e que marcasse a diferença.
“O Observador é a informação que interessa muito a todos, mesmo que não interesse nada a uns poucos”, resume Leandro Alvarez, Chief Creative Officer da LOLA Normajean.
Veja aqui as imagens todas que assinalam o arranque da campanha: