O concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, recebeu 630 mil euros para implementar o Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5.ª Geração (CLDS-5G), programa para a promoção da coesão social.

O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD) vai coordenar a implementação do programa CLDS-5G no concelho, que visa a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.

“O Instituto de Segurança Social convidou o concelho de Idanha-a-Nova para voltar a integrar os programas CLDS. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova irá desenvolver o CLDS-5G em estreita parceria com o CMCD, que será a entidade coordenadora local”, referiu a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

As ações do CLDS-5G de Idanha-a-Nova vão incidir em quatro eixos de intervenção: Emprego, formação e qualificação; combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promovendo uma efetiva garantia para a infância; promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade e desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

A escolha do CMCD para coordenar o CLDS-5G foi aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara, tendo por base a proposta do Conselho Local de Ação Social do concelho de Idanha-a-Nova.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR