A Câmara de Olhão, no distrito de Faro, aprovou um empréstimo de 49 milhões de euros, dos quais 40 milhões destinados à habitação para criar condições para fixar os jovens, foi esta quinta-feira divulgado.
O investimento “insere-se nas prioridades” do município para responder às dificuldades, num contexto de crise habitacional que afeta o país e, em particular, o Algarve, refere a autarquia em comunicado.
A medida visa aumentar a oferta de habitação, reduzindo a pressão sobre o mercado imobiliário local e facilitando o acesso a casas para quem mais precisa.
Segundo o município, a habitação “é uma das prioridades” do executivo municipal, que pretende melhorar as condições “de acesso a casa e permitir que mais jovens permaneçam no concelho e possam constituir família“.
O presidente da Câmara, o socialista Ricardo Calé, citado na nota, destaca a importância deste investimento para o futuro do município, afirmando que “mais casas significam também mais futuro”.
O empréstimo de 49 milhões de euros, aprovado pelo executivo municipal, vai ser submetido à Assembleia Municipal para aprovação final.
A crise da habitação em Portugal, marcada pela subida dos preços das casas e das rendas, tem dificultado o acesso a alojamento, sobretudo para jovens e famílias com menores rendimentos, e motivado manifestações em várias cidades do país, com exigências de medidas que garantam o acesso a habitação digna e a preços comportáveis.
No último mês, o descontentamento tem-se traduzido em manifestações em várias cidades, incluindo Lisboa, Porto e Faro, com os participantes a exigirem mais habitação pública e acessível, medidas de controlo das rendas e respostas para travar a especulação imobiliária.