O construtor de automóveis desportivos criado por Ferruccio Lamborghini, em 1963, concebeu alguns dos melhores superdesportivos do mercado, animados por potentes motores V10 e V12 atmosféricos, para assim tornarem evidente a sua nobreza. Este fabricante italiano, que nasceu com o objectivo de fazer frente à Ferrari, atravessa um período de grandes alterações, uma vez que depois de introduzir na sua gama o Urus, o seu primeiro SUV, se prepara para lançar uma gama de coupés electrificados e, muito em breve, o primeiro modelo 100% eléctrico a bateria. Talvez por isso a Lamborghini tenha decidido marcar a ocasião com a introdução do seu novo emblema.
PUB — Se fosse de carro não estaria a ler esta frase. Descubra aqui o automóvel certo para o seu estilo de vida
Em 61 anos de história, esta será a 4.ª vez que a Lamborghini muda de identidade corporativa, sempre associada ao touro, que não só representa o signo do fundador Ferruccio, como promove a ligação dos veículos à imagem de força e determinação do nobre animal. Mas se as formas dos modelos da Lamborghini mudaram consideravelmente ao longo dos anos, evoluindo com o estilo da época, o logotipo foi alterado de forma muito mais comedida. A ponto de só um olhar mais conhecedor conseguir perceber qual o emblema mais recente.
A Lamborghini está longe de ser o único construtor a sentir necessidade de refrescar o seu logo, dado que a esmagadora maioria aproveitou esta época em que a electrificação deixa a sua marca na indústria automóvel para modernizar o emblema. A marca de Sant’Agata Bolognese continua a ser representada pelo touro envolvido pelo habitual escudo triangular, a preto e branco, com o dourado a ser substituído por um tom que parece acobreado. A marca anuncia ainda um novo tipo de letra, mas, apesar dos nossos esforços, fomos incapazes de o distinguir da fonte utilizada no emblema introduzido em 1998, como pode ser na foto.
Em alguns suportes, como no site da marca, na informação corporativa e nas redes sociais, o touro surgirá libertado das amarras da moldura que o envolve em todas as outras situações. Resta agora aguardar pela chegada dos novos Revuelto e o sucessor do Huracán, ambos híbridos, bem como do próximo Lamborghini eléctrico, o Lanzador. Curiosamente, esta revolução em matéria de motorizações acontece num ano em que a Lamborghini ultrapassou pela primeira vez a fasquia das 10 mil unidades vendidas, tendo transaccionado 10.112 veículos em 2023, muito próximo dos 13.663 unidades comercializadas pela rival Ferrari no mesmo período.
@lamborghini After over two decades, we have renewed our historic logo to adapt the brand's visual expression with the "brave," "unexpected," and "authentic" values of our "Driving Humans Beyond" mission and is part of the ongoing process of evolution, initiated with our Direzione Cor Tauri strategy.
♬ suono originale - Lamborghini