Revuelto é o novo superdesportivo da Lamborghini, denominação que significa ovos mexidos em espanhol, mas que o construtor italiano adoptou por se referir a um touro famoso, como acontece com todos os modelos da casa. O novo modelo é ainda o primeiro híbrido plug-in (PHEV) da marca, que associa um motor principal a gasolina com unidades eléctricas não só para elevar a potência – e o objectivo era bater ou igualar os 1001 cv do Ferrari SF90 Stradale –, como para assegurar a capacidade de percorrer uma determinada distância em modo 100% eléctrico.

Para a Lamborghini, bem como para a grande rival Ferrari, é óbvio que os seus clientes querem modelos desportivos, cada vez mais potentes e rápidos, mas também querem poder circular em modo eléctrico, transmitindo uma imagem de responsabilidade ambiental que fica sempre bem. O Revuelto, sucessor do Aventador, é apenas o primeiro modelo da casa a adoptar mecânicas electrificadas, seguindo-se rapidamente o Urus e depois o sucessor do Huracán.

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Já aqui lhe dissemos praticamente tudo sobre o Lamborghini, que até aqui era conhecido apenas como LB744. Faltavam apenas conhecer as fotos oficiais, reveladas esta quarta-feira, tanto do exterior como do interior, bem como um ou outro pormenor que o construtor revelou juntamente com as primeiras imagens. Confirma-se o novo motor 6.5 V12, completamente reestruturado para se tornar no V12 mais potente da história da marca, com 825 cv e 725 Nm, que continua a estar montado em posição longitudinal central traseira. Contudo, a caixa de velocidades, que é nova, com oito relações e de dupla embraiagem, passa a ser instalada transversalmente, deixando assim espaço para encaixar uma pequena bateria com 3,8 kWh e recarregável a 7 kW em AC.

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Além do V12, o Revuelto monta três motores eléctricos, todos eles com 110 kW, ou seja, 150 cv (e apenas 18,5 kg). Um dos motores está dentro da caixa, no lugar do volante do motor, para as restantes duas unidades, estas a fornecer 350 Nm cada, estarem localizadas no eixo dianteiro, cada uma ligada à sua roda. Os três motores eléctricos juntam-se para permitir ao Revuelto circular em modo eléctrico, dando de novo as mãos quando o acelerador é esmagado a fundo, para atingir uma potência conjunta de 1015 cv. Mas só os dois motores eléctricos dianteiros ajudam a garantir o efeito estabilizador da vectorização do binário, bem como a tracção integral sem necessitar de um veio longitudinal de transmissão, para deslocar a potência de trás para a frente, permitindo um habitáculo mais espaçoso.

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Com um chassi em fibra de carbono 10% mais leve e 25% mais rígido que o Aventador, além de possuir uma aerodinâmica mais apurada, o Revuelto oferece ao condutor a possibilidade de optar por um de 13 modos de condução, um dos quais 100% eléctrico, sendo capaz de atingir 350 km/h e ir de 0-100 km/h em somente 2,5 segundos. Para esta capacidade de aceleração ajuda o facto de pesar apenas 1772 kg, mais 222 kg do que o Aventador Ultimae, o mais recente e ligeiro da gama.

Além de possuir uma carroçaria mais atraente e apurada aerodinamicamente, o Revuelto usufrui de um habitáculo mais generoso, pois além da já mencionada ausência de veio de transmissão para a frente, também a caixa passou a estar instalada para trás do V12 em vez de à frente, entre os bancos. Resta saber quando chegará a Portugal e qual será o valor a pagar para se ter acesso ao mais potente e tecnológico dos superdesportivos da Lamborghini.