A Audi confirma que não vai alterar a sua estratégia para os veículos eléctricos, assegurando que não irá comercializar veículos com motores de combustão em mercados como o europeu e o norte-americano, a partir de 2033. Segundo os seus dirigentes, a marca dos quatro anéis não vai alterar o rumo predefinido, mesmo que vença as eleições Donald Trump, cujo Governo poderá ser menos voluntarioso na legislação contra os motores a combustão e a favor dos carros não poluentes.
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Ao contrário da Audi, a BMW e a Mercedes abordaram a aposta nos veículos eléctricos de forma mais cautelosa, atrasando os investimentos em linhas de produção novas e figurando hoje entre os poucos construtores que (ainda) não possuem modelos concebidos sobre plataformas exclusivamente para veículos a bateria. Nas últimas semanas, o CEO da Mercedes admitiu mesmo que a marca da estrela tinha sido muito optimista em relação aos objetivos relativos aos veículos eléctricos, anunciando uma derrapagem de cinco anos face às datas anteriormente anunciadas.
Mercedes admite excesso de optimismo nos veículos eléctricos
A grande rival Audi, pelo seu lado, já possui alguma oferta 100% eléctrica com plataformas específicas na gama média (Q4, no segmento C) e desportiva (e-tron GT, “irmão” do Porsche Taycan) e vai introduzir muito em breve duas propostas no segmento D, nomeadamente o A6 e o Q6, este último a assumir-se como irmão gémeo do Porsche Macan a bateria. Para o CEO da Audi, Gernot Döllner, apesar de actualmente existir algum cepticismo na indústria em relação aos veículos eléctricos, o fabricante de Ingolstadt continua a acreditar que, a partir de 2026, a procura por veículos com motores a combustão sofrerá uma redução considerável. Incluindo os híbridos (HEV) e os híbridos plug-in (PHEV).
Döllner, que assumiu o comando da Audi em Setembro de 2023, herdou todo o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, o que lhe permite dispor de duas plataformas específicas para eléctricos, a mais pequena Modular electric drive matrix (MEB) e a Premium Platform Electric (PPE), de maiores dimensões. Sobre elas, a Audi promete 20 novos lançamentos em 2024 e 2025, de forma a cobrir toda a gama de modelos que actualmente oferece a combustão, os quais vão do compacto A3 aos topo de gama A8 e Q7 e Q8. Isto permitirá à Audi descontinuar a venda de veículos com motores de combustão em 2033, incluindo os HEV e PHEV.