O Portugal Fashion vai assumir um novo conceito. A semana da moda nacional que tem base no Porto e até aqui se realizava duas vezes por ano, vai passar a ter apenas um evento anual em solo português, que se vai estrear entre os dia 1 e 6 do próximo mês de julho. “Com a quebra de fronteiras no mundo da moda, a que se soma o maior acesso imediato a conteúdos nacionais e internacionais, a ANJE e o Portugal Fashion decidiram mudar de estratégia”, pode ler-se em comunicado. “Um planeamento que vem sendo feito desde 2021, quando a pandemia obrigou a repensar modelos de negócio e formas de estar.”
O evento tinha, habitualmente, uma edição em meados de março, mas este ano a data passou e organização não tinha dado ainda conta de possível novo calendário. Ficou assim a saber-se esta terça-feira que a semana de moda passará a ser “um festival criativo” com a ambição de se “assumir como um evento-turístico-âncora”. A moda de autor será o principal foco, através de desfiles e apresentações, mas haverá também uma ponte entre esta área criativa e “as várias dimensões do ecossistema moda”, como por exemplo, indústria, inovação e sustentabilidade, formação, distribuição e comunidade, segundo enumera o comunicado do Portugal Fashion. O Bloom, a plataforma que dá a conhecer os jovens talentos, manter-se-á como “pilar deste evento anual”, agora “de forma mais consolidada e consistente” e como “uma verdadeira incubadora de criadores de moda”.
“Ao realizar apenas uma edição em território nacional, o Portugal Fashion pretende reforçar a capacidade e o potencial que o Norte do país tem em ser um imenso hub criativo, não só na indústria da moda, mas também em outras artes (música, cinema, arquitetura, artes plásticas, etc…), juntando ainda a identidade lusa moderna e o lifestyle único que merece ser trabalhado e mostrado.”
O Portugal Fashion realizava-se, habitualmente, em março e em outubro. Sem que sejam adiantados valors envolvidos, a nova versão do evento tem data marcada no início de julho, de forma a não se sobrepor a semanas de moda internacionais e permitindo que imprensa, buyers, stylists e outros profissionais do meio do meio da moda possam marcar presença, sustentam.
O comunicado destaca o trabalho internacional que o Portugal Fashion foi fazendo ao longo dos anos e traça novas ambições nesta área, o evento quer tornar-se “‘chapéu’ internacional para toda a moda portuguesa”. Existe o projeto de criar um “board de especialistas internacionais” que assumirá a responsabilidade de selecionar as marcas e designers a apoiar além fronteiras, assim como de acompanhar a evolução dos mesmos projetos. “Ao Portugal Fashion caberá a parte operacional desses desfiles e apresentações internacionais, e o criar e estreitar de relações que têm vindo a ser construídas e cimentadas ao longo dos anos com as várias semanas de moda internacionais, os diversos showrooms e feiras.”
O Portugal Fashion tem lidado com algumas dificuldades ao longo das últimas edições, que têm por base o fim dos fundos europeus do Portugal 2020. Já há um ano atrás o certame tinha redefinido a sua estratégia para os anos 2023 a 2026.