Em atualização

Um homem suspeito de ter esfaqueado, esta quarta-feira, pelo menos duas pessoas em Bordéus, causando um morto, foi abatido por agentes da polícia quando tentava fugir, adiantaram fontes policiais à agência France-Presse (AFP). A identidade do suspeito ainda é desconhecida, assim como as motivações do ataque, ainda que a hipótese de terrorismo pareça descartada. De acordo com o jornal Sudouest, a vítima mortal era um homem argelino de 36 anos. A outra vítima, cuja identidade não é conhecida, não corre perigo de vida, apesar de ter ficado gravemente ferida.

O incidente terá acontecido pouco antes das 20h (hora local, 19h em Portugal Continental), segundo avançou o Le Monde, na zona turística da cidade de Bordéus conhecida como o Espelho d´Água, junto ao rio Garona.  Segundo uma fonte policial, citada pelo jornal francês, “de momento não há nenhuma ligação terrorista”, acrescentando que “a hipótese de uma rixa por motivos desconhecidos parece ser a mais provável”.

O Sudouest, no entanto, avança que o suspeito do ataque terá repreendido as vítimas por estas estarem a beber. O ataque acontece no data em que se assinala o último dia do Ramadão, período sagrado para os muçulmanos, cuja religião proíbe e condena o consumo de álcool.

Segundo outra fonte policial, citada pelo Le Figarot, tanto as vítimas como o autor do ataque têm “origens norte-africanas”. Dizem ainda que o suspeito “não fez comentários islâmicos após o ataque”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na rede social X foram publicados vários vídeos quer do alegado ataque à faca, quer das forças policiais a abaterem o homem – que o Observador não republica devido à violência dos mesmos. Vários pessoas começaram logo a reunir-se no local onde o suspeito foi abatido, mas a zona foi rapidamente isolada pela polícia.