O Comando Regional da Madeira da PSP deu como terminadas todas as ações de busca no âmbito do desaparecimento do casal de turistas franceses, em 16 de março, cujos cadáveres foram resgatados na sexta-feira, anunciou esta quinta-feira aquela força policial.
“Na sequência das ações de busca efetuadas no Caminho da Abelheira, em São Vicente, onde foram encontrados dois corpos cujas características e indumentária apontavam para o casal em referência, a Polícia de Segurança Pública desenvolveu, no dia 9 de abril [terça-feira], uma ação de busca naquele local, tendo localizado diverso material pertencente aos cidadãos em referência”, lê-se numa nota enviada às redações.
A PSP indica que efetuou uma “busca técnica na escarpa, desde a cota dos 320 metros até à zona dos corpos, onde foi possível encontrar algum vestuário pertencente ao casal em referência, bem como uma mochila com vários objetos pessoais, entre os quais documentação de identificação pessoal”.
“Assim, ainda que se aguarde a confirmação oficial da identificação dos corpos, acentua-se a tese de provável queda no percurso, numa zona que se verificou ser perigosa e de difícil acesso, fazendo com que os mesmos caíssem cerca de 140 metros numa encosta muito íngreme e com alguma vegetação”, acrescenta a polícia.
O primeiro alerta para o desaparecimento dos turistas, um homem e uma mulher de nacionalidade francesa, de 58 e 56 anos, foi dado no dia 16 de março à tarde pela filha do casal, que nesse dia optou por ficar a descansar no alojamento, localizado na Fajã da Areia, concelho de São Vicente, enquanto os pais decidiram dar um passeio a pé nas imediações.
Encontrados corpos do casal de turistas desaparecidos na Madeira desde março
Os turistas desapareceram sem deixar rasto, sendo que a filha, entretanto, regressou a França. O primeiro cadáver foi encontrado na passada quinta-feira, já em decomposição, após um alerta de um cidadão estrangeiro que percorria a zona. No dia seguinte, foi encontrado um segundo cadáver nas imediações, pertencente a um homem, tendo ambos os corpos sido resgatados nesse dia e transportados para o gabinete de medicina legal.
A operação de busca, coordenada pelo Comando Regional da Polícia de Segurança Pública da Madeira, envolveu também a Polícia Judiciária, a Guarda Nacional Republicana, o Comando Operacional da Madeira, o Serviço Regional de Proteção Civil, o SANAS (Associação Madeirense para Socorro no Mar), a Autoridade Marítima, o Corpo de Polícia Florestal e os Bombeiros Voluntários Madeirenses.