Em simultâneo, a Cupra apresentou os renovados Formentor e Leon, propostas que figuram (por esta ordem) na liderança do ranking dos modelos mais vendidos da jovem marca da Seat SA, onde coabita com a… Seat. E o destaque vai para o Formentor, que não só é o veículo mais vendido da gama, como é o único modelo a combustão da Cupra que não é herdado da Seat.
À primeira vista, o Formentor confirma a aposta da marca no design, uma vez que o crossover passa a adoptar o que parece ser a nova linguagem estilística do construtor. Desaparece a tradicional grelha frontal aberta, que é substituída por uma frente mais fechada, com a entrada de ar necessária para refrigerar a mecânica a ser deslocada para baixo, sob a linha do para-choques. Na traseira também há diferenças que, embora menos evidentes, contribuem para reforçar o ar desportivo do crossover.
Por dentro, o Formentor passa a recorrer a melhores materiais, um design retocado, um ecrã central de maiores dimensões (12,9”) e um sistema hi-fi com 12 altifalantes da Sennheiser Mobility. Faz igualmente parte do novo conjunto de um Human Machine Interface (HMI) melhorado, de acordo com o construtor, destinado a tornar a vida a bordo mais fácil e agradável.
Mas é provável que a maior novidade introduzida pelo renovado Formentor seja ao nível da mecânica, com um reforço da potência. A oferta continua a contemplar alternativas a gasolina, a gasóleo, híbridas ligeiras (MHEV) e híbridas plug-in (PHEV), mas a versão VZ (a mais possante) troca o anterior motor 2.0 TSI turbo com 310 cv por outro com 333 cv. Já a outra versão mais “calma”, que anteriormente debitava 245 cv, evolui agora para 265 cv. Quanto às versões PHEV continuam a ser duas, mantendo-se a menos potente com 204 cv, enquanto a mais possante salta dos anteriores 245 cv para uns mais impressionantes 272 cv.
Mas o maior ganho nesta actualização pode ser encontrado na bateria que alimenta o motor eléctrico dos PHEV, as denominadas versões eHybrid. Em vez dos anteriores 10,8 kWh, a capacidade aumentou para 19,7 kWh, o que torna possível incrementar a autonomia em modo eléctrico dos anteriores 59 km para, segundo a marca, “mais de 100 km”. De caminho e devido à maior capacidade do acumulador, este passa a ser recarregável em corrente contínua (DC) a 50 kW, sendo que em corrente alternada (AC) a potência de carregamento sobe de 3,6 kWh para 11 kWh.
O renovado Formentor será produzido em Martorell, Barcelona, estando previsto ser lançado em Portugal a partir de Setembro.
Cupra Leon mais longe do Seat homónimo
Igualmente muito importante para as vendas da Cupra, o Leon usufrui das mesmas melhorias do Formentor, nomeadamente ao nível do HMI, do ecrã, dos materiais e do software, que promete ser mais eficaz. Também similar ao Formentor é a nova estética do Leon, que passa a exibir uma frente em que tudo é novo, dos faróis à grelha, que passa a ser fechada, com as entradas de ar a passarem para um nível inferior e mais próximo do solo. O restyling de que o Cupra Leon foi alvo tem ainda a vantagem de o afastar do outro Leon, o da Seat.
Continuando a estar disponível na versão berlina de cinco portas, bem como na carrinha Sportstourer, o renovado Cupra Leon mantém a possibilidade de se optar por motores a combustão a gasolina, diesel ou MHEV, além das habituais duas versões PHEV, com diferentes potências. E é precisamente nas mecânicas que surgem as novidades mais sumarentas.
O motor turbodiesel do Leon continua a ser o mesmo 2.0 TDI de 150 cv, mas agora passa a estar associado à DSG de sete velocidades, a caixa automática de dupla embraiagem do Grupo VW. A versão mais acessível a gasolina monta o 1.5 eTSI com 150 cv, associado à caixa DSG e a um sistema mild hybrid a 48V, em vez do anterior MHEV a apenas 12V.
Para quem procura uma redução do consumo e das despesas com combustível, a opção mais acertada é o Leon PHEV, denominado eHybrid, cuja versão mais acessível oferece 204 cv de potência total, à custa de um motor eléctrico e outro a gasolina. Só que como estamos perante a nova geração do sistema híbrido plug-in do grupo alemão, o quatro cilindros 1.4 foi substituído pelo novo 1.5 TSI, enquanto a bateria, à semelhança do que aconteceu com o Formentor, vê a sua capacidade subir para 19,7 kWh, o que permite aumentar a autonomia em modo eléctrico de cerca de 60 km (consoante a versão), para mais de 100 km, de acordo com o construtor. Ainda não são conhecidos os preços do novo Cupra Leon, mas chegará a Portugal a partir de Julho. Pode recordar a apresentação dos dois novos modelos da Cupra em baixo: