Já se sabe quem vai estar na final deste sábado do 68º Festival da Eurovisão da Canção a concorrer com a portuguesa Iolanda e o seu “Grito”. Das 16 canções que foram a concurso esta quinta-feira à noite, na segunda semifinal do concurso que decorre em Malmö, na Suécia, apuraram-se, por ordem de anúncio, a Letónia, a Áustria, os Países Baixos, a Noruega, Israel, a Grécia, a Estónia, a Suíça, a Geórgia e a Arménia.
A cerimónia, transmitida em direto pela RTP Play às 20h (e, mais tarde, na RTP1 em diferido), contou com as atuações de França, Espanha e Itália, os membros dos “Big Five” que ainda não tinham apresentado as canções a concurso.
Numa edição marcada pela polémica participação de Israel — a União Europeia de Radiodifusão (UER), organizadora do evento, não atendeu aos vários apelos sobre a catástrofe humanitária em Gaza e validou a participação do país em guerra com o Hamas —, a cantora Eden Golan chegou a receber apupos provenientes do interior da Malmö Arena no início da interpretação de “Hurricane”, mas acabaria por prosseguir com a canção sem demais sobressaltos.
Os vencedores apurados esta quinta-feira juntam-se à Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda, Luxemburgo e Portugal, que já tinham sido os mais votados na cerimónia desta terça-feira. A final acontece este sábado, 11 de maio, às 21h, com transmissão em direto na RTP1.
Eis a lista dos 26 concorrentes que vão participar na final da Eurovisão de 2024 e respetivas atuações das semifinais: