O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique recebeu esta segunda-feira a candidatura de Miguel Mabote, do Partido Trabalhista, para Presidente da República nas eleições de 9 de outubro, a primeira a ser submetida àquele órgão.

“O candidato Miguel Rafael Simbine Mabote é o primeiro a vir ao Conselho Constitucional, através dos seus mandatários, apresentar a sua candidatura a Presidente da República”, disse esta segunda-feira à comunicação social Lúcia Ribeiro, presidente do CC, após receber a candidatura.

O processo de submissão de candidaturas arrancou em 6 de fevereiro e termina a 10 de junho, lembrou Lúcia Ribeiro.

“Terminando o processo no dia 10, é nossa expectativa de que até dia 24 ou 25 de junho já tenhamos a lista definitiva e depois possamos fazer o sorteio dos candidatos”, acrescentou a presidente do CC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A perspetiva é que o Conselho Constitucional aprove o nosso candidato e que ele possa concorrer às eleições presidenciais”, disse a jornalistas Carlitos Mula, secretário-geral do Partido Trabalhista, após submeter a candidatura de Miguel Mabote no CC.

Dos três partidos parlamentares, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força política, anunciaram já os candidatos à presidência.

A Frelimo apoia a candidatura de Daniel Chapo, atual governador de Inhambane, e o MDM de Lutero Simango, presidente do partido.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, ainda não apresentou o candidato às presidenciais, mas tem o congresso marcado para quarta e quinta-feira, no qual poderá, provavelmente, anunciar o seu candidato.

Moçambique realiza em 9 de outubro eleições gerais, incluindo presidenciais, às quais já não concorre o atual Presidente da República, Filipe Nyusi, por ter atingido o limite de dois mandatos previsto na Constituição.