Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido durante a noite na ilha Terceira, anunciou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o abalo foi registado às 23h39 de segunda-feira locais (00h39 de terça-feira em Lisboa) e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste de Santa Bárbara, na ilha Terceira.
No entanto, foi sentido com menor intensidade nas freguesias de Cinco Ribeiras e São Bartolomeu de Regatos, acrescentou. Este sismo é o segundo desde o início do mês e enquadra-se na “crise sismovulcânica” em curso na Ilha Terceira, desde junho de 2022.
Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
“De acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na freguesia de Santa Bárbara”, referiu o IPMA em comunicado.
A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”. Quando há uma intensidade V, considerada forte, o sismo, como o caso deste na ilha Terceira, é sentido mesmo fora de casa, podendo levar a que portas oscilem, se fechem ou abram, líquidos oscilem e extravasem os recipientes, assim como deslocar ou derrubar pequenos objetos em equilíbrio instável, revela o IPMA na sua página da Internet.
Já de acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10). Sendo assim, nesta escala, o sism0 dos Açores foi considerado muito pequeno.