Ilya Sutskever, cofundador e cientista-chefe da OpenAI, tomou a decisão de deixar a startup. “A trajetória da empresa tem sido nada menos do que miraculosa e estou confiante de que a OpenAI vai construir uma inteligência artificial geral que é segura e benéfica”, escreveu na mensagem de despedida que partilhou esta quarta-feira na rede social X, antigo Twitter.

Na publicação, Sutskever revelou também que vai trabalhar num novo projeto, mas não apresentou mais pormenores: “Estou entusiasmado pelo que aí vem — um projeto que é muito significativo para mim a nível pessoal e sobre o qual partilharei detalhes no devido tempo.”

A saída do cofundador da OpenAI chega cerca de seis meses depois de ter sido uma das figuras principais de um golpe que visava forçar a saída de Sam Altman da liderança da empresa. O norte-americano foi despedido e chegou a ser contratado pela Microsoft, mas a ‘novela’ terminou com um plot-twist: Altman acabou mesmo por regressar ao cargo de CEO. Na altura, Ilya Sutskever disse estar “profundamente arrependido” das suas ações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

OpenAI. Um choque de ideias, uma traição, um despedimento e uma contratação surpresa: os ingredientes da novela que agita Silicon Valley

Dois minutos após a publicação de Ilya Sutskever, Sam Altman reagiu ao anúncio de saída, descrevendo o cientista-chefe de 38 anos como uma “referência” no campo da inteligência artificial, “uma das mentes brilhantes” da sua geração e “um querido amigo”. “O seu brilhantismo e visão são reconhecidos”, começou por escrever. “A OpenAI não seria o que é sem ele. Embora vá trabalhar em algo muito significativo para si a nível pessoal, estarei para sempre agradecido pelo que fez aqui e pelo compromisso em acabar a missão que começámos juntos”, afirmou o CEO da startup, na rede social X.

Jakub Pachocki, que até agora ocupava o cargo de diretor de investigação da OpenAI, vai assumir a posição de cientista-chefe. De acordo com o The Verge, o responsável está na startup desde 2017 e começou como líder de investigação de uma equipa que construiu um sistema de inteligência artificial capaz de derrotar jogadores humanos no videojogo Dota 2.