A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, vai receber o Prémio Liderança no setor da Energia, atribuído pela Eurelectric, uma federação europeia do setor, divulgou esta terça-feira o Ministério.
O prémio será recebido remotamente na quarta-feira, por ocasião da cimeira da Eurelectric – federação da indústria europeia da eletricidade que representa mais de 3.500 empresas europeias ativas na produção, distribuição e fornecimento de energia – que decorre na quarta-feira e na quinta-feira na Grécia, juntando os principais intervenientes do setor da energia da Europa.
O prémio, segundo uma nota do Ministério do Ambiente e Energia, distingue o trabalho de Maria da Graça Carvalho enquanto eurodeputada que liderou diferentes dossiês relacionados com a transição energética no Parlamento Europeu entre 2019 e este ano.
Numa mensagem enviada à cimeira, a ministra “destaca a importância da cooperação entre os diversos stakeholders do setor, bem como o seu envolvimento na definição de políticas públicas europeias e no processo da transição energética”.
Enquanto eurodeputada, refere o comunicado, a agora ministra foi membro da Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE), tendo sido negociadora do novo Desenho do Mercado Elétrico Europeu (EMD) e relatora do Regulamento sobre a Integridade e Transparência do Mercado Grossista de Energia (REMIT).