A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou este sábado ter realizado uma ação durante a Queima das Fitas, em Coimbra, com particular atenção às rulotes e tendas de venda de bebida e comida.
“Como balanço da ação, foram fiscalizados 82 operadores económicos, tendo sido instaurado um processo-crime por fraude sobre mercadoria, num estabelecimento de restauração e bebidas, e 12 processos de contraordenação”, refere a ASAE, em comunicado.
Entre as principais infrações, a ASAE destaca a falta de requisitos de higiene e de manutenção dos alimentos, a falta de comunicação prévia para o exercício da atividade, a falta de requisitos da entidade exploradora ou a falta de envio do original da folha de reclamação. Um dos estabelecimentos foi mesmo suspenso por falta de requisitos de higiene.
A operação “Capas e Batinas”, realizada através da Unidade Regional do Centro, foi realizada em período diurno e noturno e visou “estabelecimentos de restauração e bebidas, pastelarias e a estabelecimentos de restauração e bebidas não sedentária (rulotes), localizados na baixa de Coimbra e no recinto onde são realizados os festejos da Queima das Fitas, em Coimbra”, refere ainda a ASAE.
A Queima das Fitas, tradicional festejo académico anual, termina este sábado.