Um prédio de habitação com vários apartamentos desabou em Istambul este domingo. Uma pessoa morreu e oito ficaram feridas, segundo avança a CNN Turquia. Às 11h50 (hora local) já todos os feridos tinham sido retirados dos escombros, mas as autoridades prosseguem as buscas.

Sete pessoas foram inicialmente retiradas dos escombros, duas delas feridas com gravidade. As equipas de resgate continuaram a tentar retirar as pessoas que permaneceram soterradas, noticiou a Associated Press, de acordo com informação do governador de Istambul, Davut Gul, em visita ao local.

O prédio tinha três pisos mais o rés do chão, onde funcionava um local de trabalho e no último piso um escritório. O edifício “desabou espontaneamente”, segundo o governador. Fica localizado em Kucukcekmece, no lado europeu da capital da Turquia. O edifício teria 35 anos e o colapso ocorreu pelas 8h40 (hora local, mais duas horas do que em Lisboa). As causas ainda não são conhecidas, mas não se registou qualquer sinal de atividade sísmica.

Em fevereiro de 2023 um sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter atingiu o sul da Turquia e parte da Síria fazendo mais de 59 mil mortos e uma enorme destruição. A catástrofe chamou a atenção para a má aplicação das normas de construção na Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR