803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Geórgia

Geórgia

Geórgia. Lei dos agentes estrangeiros vetada

Presidente da Geórgia vetou hoje a polémica lei sobre agentes estrangeiros aprovada pelo parlamento, afirmando que a mesma obstrui o processo de integração europeia, e exigiu a sua imediata revogação.
Geórgia

A lei que pôs a Geórgia entre a Rússia e a UE

Aprovação da lei de agentes estrangeiros — conhecida como "lei russa" — preocupa Bruxelas e pode colocar em risco adesão da Geórgia à UE. País gira como um "pêndulo entre democracia e autoritarismo". 
Geórgia

IL propõe solidariedade com protestos na Geórgia

No projeto de voto de solidariedade, a IL refere que a legislação deixa "em aberto quais as organizações que o governo da Geórgia poderá perseguir de acordo com critérios poucos claros".
Geórgia

Geórgia aprova lei sobre "agentes estrangeiros"

Parlamento da Geórgia aprova projeto de lei sobre "agentes estrangeiros", apesar de grandes manifestações contra diploma. UE olha com preocupação e pode comprometer adesão de Tbilisi à organização.
Geórgia

ONU pede anulação de lei de influência estrangeira

Parlamento da Geórgia exige que organizações, meios de comunicação e entidades semelhantes que tenham um financiamento de pelo menos 20% exterior se registem como "agentes de influência estrangeira".
Geórgia

Manifestação paralisa acessos em Tblissi

Os manifestantes exigem que o Parlamento retire a nova lei de influências estrangeiras. Jogadores da seleção de futebol georgiana apoiam as aspirações europeias dos manifestantes pelas redes sociais.
Geórgia

Von der Leyen condena violência na Geórgia

Depois de Josep Borrell, é a vez de Ursula Von der Leyen dizer que está a "acompanhar a situação na Geórgia com grande preocupação" e condenar "a violência nas ruas de Tbilissi".
Geórgia

Geórgia aprova "lei da influência estrangeira"

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, a capital da Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada "lei dos agentes estrangeiros".
Noticiário

10h. Hamas quer esclarecimentos para cessar-fogo

Depois de Netanyahu prometer um ataque terrestre a Rafah, o Hamas pede mais clareza nos termos do acordo para um cessar-fogo. Ao que se sabe, este acordo permitirá uma pausa de 40 dias nos combates.
Geórgia

Geórgia. 63 detidos em protesto contra lei "russa"

A lei prevê que os meios de comunicação e outras organizações que recebam pelo menos 20% do seu financiamento do exterior se registem como "agentes de influência estrangeira".
Igualdade de Género

Presidente da Geórgia veta lei sobre quotas

A presidente da Geórgia afirma que "a abolição das quotas de género é mais um passo atrás no caminho da integração europeia da Geórgia". Porém, se o parlamento rejeitar o veto a lei pode ser aprovada.
Geórgia

Protesto em Tbilisi contra "lei russa"

Os manifestantes voltaram a reunir-se na avenida central Rustaveli, na capital da Geórgia, entre gritos de "Não à lei russa!" e "Sim à Europa, Não à Rússia!" e bandeiras da Geórgia e da UE.
CPLP

CPLP: Estados-membros reúnem-se na Geórgia em maio

O objetivo é celebrar "o Dia Mundial da Língua Portuguesa em Tiblíssi, em maio, e os 10 anos da entrada da Geórgia como observador associado". A CPLP conta atualmente com mais de 30 observadores.
Guerra na Ucrânia

Base naval russa na Geórgia preocupa UE

União Europeia, recordou que esta ação "é ilegal, viola a soberania da Geórgia e a sua integridade territorial, os princípios do direito internacional e os compromissos" de Moscovo.
Resposta Pronta

Geórgia quer territórios russos."Brincar com fogo"

Para o Major-General Isidro Morais Pereira esta ideia "não tem pernas para andar". Fala num PM a "tentar solução para agradar a gregos e troianos", uma vez que a Geórgia está dividida "quase a meio".
Noticiário

7h. Trump denuncia "interferência eleitoral"

Ex-presidente dos Estados Unidos entregou-se numa prisão na Geórgia, onde é acusado de reverter resultados das eleições presidenciais de 2020. E, autoridades reúnem-se para discutir situação de seca.
Donald Trump

Trump deverá entregar-se às autoridades da Georgia

Trump deverá entregar-se no âmbito de um processo criminal em que é acusado de tentar reverter a sua derrota nas eleições presidenciais de 2020.
Geórgia

Geórgia. 21 mortos em deslizamento de terras

21 pessoas morreram devido a um deslizamento de terras na região montanhosa de Ratcha. Mais de uma dezena de pessoas estão dadas como desaparecidas e 210 foram resgatadas com sucesso.
Guerra na Ucrânia

Zelensky expulsa embaixador da Geórgia em Kiev

"A Geórgia continua a torturar lenta e cinicamente o seu ex-Presidente Mikhail Saakashvili", escreveu, por sua vez, o conselheiro presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak.
Guerra na Ucrânia

Diplomatas da União Europeia protestam na Geórgia

O representante da União Europeia afirma que decisão do Governo de Tbilissi "contradiz a posição de isolar a Rússia e pressioná-la para mudar a sua atitude de conduzir uma guerra cruel e agressiva".
Guerra na Ucrânia

Georgian Airways bane presidente do país dos voos

A Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvil, criticou a retoma de voos diretos para a Rússia e exortou os cidadãos a boicotarem a Georgian Airways. Companhia aérea declarou-a “persona non grata".
Rússia

Tribunal condena Rússia por ataque à Geórgia

Considerando provado que a Rússia tolerou assassínios, saques a cidades e torturas, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o país a uma indemnização de 130 milhões de euros à Geórgia.
Geórgia

Ex-Presidente da Geórgia diz correr risco de vida

Mikhail Saakashvili governou a ex-república soviética do Cáucaso de 2004 a 2013 e está a cumprir uma pena de seis anos por corrupção e abuso de poder. Médico diz que foi envenenado na prisão.
Geórgia

Geórgia: parlamento chumba projeto lei polémico

Depois de mais um noite de protestos na capital da Geórgia, o parlamento rejeitou o projeto lei do “agente estrangeiro”, uma legislação inspirada no modelo russo.
Geórgia

Geórgia. Ruas cheias já sem projeto polémico

Ao início desta noite, milhares de pessoas continuavam a protestar na capital da Geórgia contra o governo local. Executivo decidiu retirar um projeto-lei considerado repressivo pelos críticos.
Geórgia

Geórgia desiste de lei após protestos intensos

O partido com maioria no Parlamento da Geórgia desistiu da lei do “agente estrangeiro”, após duas noites de protestos violentos. Apesar do recuo do Governo, oposição promete continuar manifestações.
Noticiário

3h. Geórgia.Confrontos com manifestantes e polícia

Autoridades têm usado gás lacrimogéneo e canhões de água para afastar as pessoas das imediações do parlamento. Ainda, presidente ucraniano diz estar ao lado dos manifestantes na Geórgia.
Geórgia

Geórgia. Confrontos entre polícia e manifestantes

Lei do "agente estrangeiro", semelhante à legislação russa, está na origem dos protestos. Críticos falam em ameaça à democracia, defensores em transparência. Quarta-feira, o caos voltou às ruas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa