Em março, o exército britânico viu-se forçado a apagar o anúncio que antecipava o possível regresso de Kate Middleton à agenda pública. Depois de especulação intensa, o palácio de Kensington negava ter dado como certa a presença da princesa de Gales na edição de 2024 da Trooping the Colour. Chegados a junho, confirma-se que a mulher do príncipe William continuará afastada de cena, a recuperar do tratamento de quimioterapia a que se tem submetido.

Apesar de falhar a habitual parada que decorre em Londres, que vê reunida a família real em peso na varanda de Buckingham, Kate fez questão de escrever à Guarda Irlandesa, para pedir desculpas por não ter comparecido no momento de revista que aconteceu este sábado, realizada sete dias antes do tradicional desfile Trooping the Colour, que assinala os festejos públicos do soberano há mais de 260 anos. Na qualidade de Coronel do Regimento, Middleton desejou boa sorte e lamentou a sua ausência, através de uma carta lida às tropas.

“Queria escrever-vos e dizer o quanto estou orgulhosa de todo o regimento à frente da revista das tropas e do Trooping the Colour. Agradeço a todos os que têm praticado há meses e dedicam muitas horas para garantir que os seus uniformes e exercícios estão imaculados.”, escreveu a princesa. “Ser vossa coronel continua a ser uma grande honra, e lamento muito não poder juntar-me à revista deste ano. Por favor, transmita as minhas desculpas a todo o regimento, espero poder representar-vos a todos mais uma vez muito em breve.”, continuou ainda a princesa, que se despediu com o lema da Guarda Irlandesa, Quis separabit (Quem nos Separará?).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em jeito de resposta, citada pelo The Telegraph, o regimento mostrou-se “tocado” pelo gesto de Middleton. “Os Guardas Irlandeses ficaram profundamente emocionados ao receber uma carta da nossa Coronel, Sua Alteza Real, a Princesa de Gales esta manhã. Continuamos a desejar a Sua Alteza Real a sua melhor recuperação e enviamos nossos melhores votos.”, partilharam na rede X.

Nas últimas semanas, diferentes fontes vão dando conta de uma evolução positiva do estado de Middleton, diagnosticada com cancro. Ao contrário do rei Carlos III, que tem mantido uma agenda de compromissos, e que esta semana efetuou a primeira deslocação fora de portas desde que iniciou o seu tratamento também contra o cancro, Kate tem optado pelo resguardo total, sendo ainda incerta a data para um regresso em pleno.

Carlos III vai estar presente na Trooping the Colour, a parada militar que marca o seu aniversário

Em março de 2023, Kate fez a sua estreia oficial como coronel da guarda irlandesa, recebendo o seu primeiro treino. A princesa herdou o título, que pertencia ao marido, o príncipe William, em dezembro de 2022. Vestida a rigor, com um camuflado, e sob temperaturas baixas, no meio da neve, Middleton participou num exercício que simulava o salvamento de um militar ferido.