Lando Norris é um dos mais jovens pilotos de F1, com apenas 24 anos, que defende as cores da equipa McLaren-Mercedes, com quem está contratualmente ligado até 2027. Já participou em 113 corridas, tendo ganho uma e conquistado em 18 ocasiões lugares no pódio. Simultaneamente, esta que é uma das jovens esperanças do automobilismo mundial com maior potencial já reuniu 764 pontos, tendo alcançado uma pole position e seis voltas mais rápidas em prova, o que lhe permitiu ser 6.º classificado no Campeonato do Mundo de 2023, para na edição de 2024 deter a 3.ª posição, atrás apenas do Red Bull de Verstappen e do Ferrari de Leclerc.

No dia-a-dia, Norris tem um McLaren à sua disposição, o que até é normal para um superpiloto como ele, mas quando não tem de representar a modalidade, a equipa ou defender a sua carreira na categoria máxima do desporto automóvel, a conversa é outra e o piloto inglês abre mão com prazer de superdesportivos, da potência bruta e da tremenda capacidade de aceleração. Daí que a sua mais recente aquisição seja um Land Rover Defender 90, sem capota e destinado a incursões de lazer pelo campo.

8 fotos

Se acha que um Defender 90 (0 mais curto, com apenas duas portas) é uma opção estranha para um piloto de F1 quando está fora de serviço, espere até saber que se o Land Rover não consegue rivalizar com o McLaren em termos de potência, eficiência em curva ou capacidade de travagem, consegue algo que está fora de alcance de qualquer superdesportivo. Referimo-nos a um forno para pizas, que o Defender tem na caixa de carga e que o transforma no centro de qualquer festa que amigos de 24 anos decidam organizar na natureza, seja num piquenique no campo ou numa ida a uma praia isolada com amigos.

O Defender 90 de Lando Norris foi integralmente recuperado e preparado de acordo com as instruções do piloto pela Retro Automotive, uma empresa britânica especializada em reconstruir veículos antigos ou de colecção. Depois de mais de 1000 horas de trabalho, o Defender estava pronto a ser entregue ao ás da F1, com uma carroçaria com alargamentos e faróis LED pintada em Nardo Grey – utilizada em alguns McLaren de estrada – e o interior revestido a pele num curioso Muirhead Egyptian Blue, que cobre tablier, bancos e painéis de porta. Mas é provável que o item de equipamento mais apreciado seja o forno para pizas portátil da Ooni, que fará as delícias de Norris e dos seus amigos.

Além de um sistema hi-fi da Marshall e do motor a gasolina 3.9 V8 instalado à frente, entre mais algum equipamento exigido pelo piloto, o Defender ficou pronto para ser entregue no Mónaco, onde Norris reside. Para a Retro Automotive, este foi mais um projecto importante para uma empresa pequena e versátil, que produz 15 veículos sob medida por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR