Cerca de mil participantes, entre especialistas, académicos e dirigentes associativos, são esperados em Lisboa em julho para um dos principais encontros sobre migrações, subordinado ao tema “imigração como uma construção social”.
A XXI Conferência Anual da Imiscoe (International Migration Research Network) vai decorrer entre 3 e 5 de julho no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, organizada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
Segundo a organização, o encontro é “um dos mais importantes no campo dos estudos sobre migração e integração na Europa” e juntará “cerca de mil participantes, entre especialistas, investigadores e académicos, policymakers e representantes de organizações da sociedade civil de todo o mundo”.
O tema da edição deste ano é “imigração como uma construção social. Uma viragem refletiva” e vai incluir temas como integração, políticas de asilo e as “implicações sociais e económicas destes fenómenos nas sociedades contemporâneas”.
“Num momento em que a imigração se torna um tema central do debate público em Portugal, a conferência emerge como um espaço privilegiado para a discussão destas questões”, consideram os promotores, salientando que o objetivo é também “incentivar o pensamento crítico sobre os processos sociais associados à construção e categorização do ser ‘migrante’, bem como dos seus descendentes”.