Pode uma simples ida ao Campeonato da Europa tornar-se num percurso educacional para um jovem estudante? Pode. Pode essa viagem ser partilhada pelo pai e viralizar nas redes sociais? Pode ainda mais. E estes são os dois principais ingredientes da receita que levou Iain Meiklejohn e o filho Aleks, de 12 anos, a tornarem-se por estes dias nos adeptos mais conhecidos da Escócia.

Escócia (Grupo A). A esperança que o espírito Braveheart não deixe outra vez o filme a meio

Tudo começou com uma simples publicação na rede social X (antigo Twitter), que depressa se tornou viral e, por esta altura, conta com mais de três milhões de visualizações. Afinal, Iain decidiu partilhar o email que enviou à escola para justificar as faltas de Aleks, alegando que o filho está dependente da… continuidade da Escócia no Europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Escrevo para informar que Aleks Meiklejohn não se vai deslocar à escola de quinta-feira, dia 13 de junho, até ao dia em que a Escócia for eliminada do Euro-2024. Vamos fazer uma viagem educacional pela Alemanha, onde vamos visitar várias cidades e estudar os extremos altos e baixos pelos quais um adepto da Escócia passa. Irei certificar-me que o Aleks completará, assim que regressar, um relatório detalhado [da viagem]. Vamos, Escócia!”, escreveu o pai.

Como o prometido é devido, Iain começou desde logo na quinta-feira a partilhar com os internautas os locais que ambos visitaram na Alemanha. A viagem começou em Frankfurt, onde pai e filho visitaram os sítios mais emblemáticos. No final, Iain partilhou o diário desta “viagem educacional”. “A Torre Principal tem 240 metros de altura. Frankfurt é a única cidade alemã com um skyline. Aleks precisa de praticar ‘futebol-snooker’. As suas medidas para encontrar o canto superior estão corretas!”, escreveu o pai.

Esta sexta-feira é dia da viagem prosseguir por Munique, local onde a seleção escocesa vai dar o pontapé de saída na competição diante da congénere alemã e onde estão concentrados milhares e milhares de adeptos britânicos em festa. A partida está agendada para as 20 horas e faz parte do Grupo A da competição, que é ainda composto por Hungria e Suíça.