O fornecimento de armamento a Israel aparenta ter vindo a diminuir ao longo dos últimos meses. A explicação para isso, avançaram fontes norte-americanas e israelitas à imprensa internacional, é o facto de a maior parte das armas pedidas por Israel já terem sido entregues e de o governo israelita estar agora a submeter menos pedidos.

Fontes com conhecimento do fornecimento de armas norte-americanas a Israel disseram ao Wall Stret Journal que se registou uma mudança por volta de março. Esse período corresponde ao momento em que os EUA terão terminado de dar resposta aos pedidos de armas submetidos por Israel e desde então poucos outros foram apresentados.

O atual ritmo de entregas apenas diminuiu em comparação às entregas massivas nos meses iniciais após os ataques do Hamas a Israel a 7 de outubro, garantiu ao jornal norte-americano uma fonte do Departamento de Estado norte-americano. “O nosso ritmo é normal, se não até acelerado, mas mais lento em relação aos primeiros meses da guerra”, indicou sob a condição de anonimato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR