São 16 looks, dois a mais do que o número de Grammys que Taylor Swift reúne na sua galeria de troféus. Não será a exposição mais vasta mas promete alimentar a euforia swifty verão fora. A partir de 27 de julho, e com entrada livre, os fãs da cantora que passarem por Londres podem ver ao vivo “Taylor Swift | Songbook Trail”, em South Kensington, no Museu Victoria and Albert.

Taylor Swift durante a The 1989 World Tour, em 2015. © TAS Rights Management, LLC

Uma imagem do video de Fortnight (feat. Post Malone), de 2024. © TAS Rights Management, LLC

A mostra, descreve o V&A, celebra o sucesso da artista pop e apanha embalo da sua passagem apoteótica pelo Reino Unido. O cancioneiro da estrela, e respetivo fenómeno global, estão refletidos em 13 escalas neste percurso expositivo, cada uma referente a uma capítulo na carreira de Swift. A jornada permite recuar até à fase em que a então jovem estrela se mudou para Nashville, viveiro da música country, com apenas 14 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por aqui os visitantes encontrarão acessórios costumizados, como as botas de cowboy usadas por Taylor durante a Tour Soul2Soul II, em 2007, quando abriu concerto para Tim McGraw e Faith Hill. Ou o vestido de folhos preto usado recentemente no videoclip de Fortnight, o single de avanço do álbum mais recente, The Tortured Poets Departement. A este leque juntam-se instrumentos musicais, galardões, guiões e outro material de arquivo inédito, que promete rever os primeiros anos de Swift.

Taylor Swift tour Soul2Soul Tour, em 2007 © TAS Rights Management, LLC

O design da exposição está a cargo de Tom Piper, que em 2021 foi responsável pela mostra “Alice: Curiouser And Curiouser”. As peças, indica a nota de imprensa, serão apresentadas em diálogo com o espólio do do museu e com a arquitetura do edifício. Recorde-se que em fevereiro desta ano surgia a notícia de que o famoso museu britânico procurava um especialista em Taylor Swift para reforçar a sua equipa. É bem possível que os conselhos do swifty eleito já estejam a dar os seus frutos.

Taylor Swift | Songbook Trail pode ser vista nas galerias permanentes do museu entre 27 d ejulho e 8 de setembro.