Roberto Martínez nunca assumiu que Portugal era favorito a uma presença na final do Euro 2024. Mas nunca escondeu que Portugal era candidato a uma presença na final do Euro 2024. No fim, às três semanas de Campeonato da Europa, Portugal não foi além dos quartos de final — e Roberto Martínez preferiu, como quase sempre, olhar para o copo meio cheio. 

Pouco depois do apito final em Hamburgo, onde a Seleção Nacional caiu contra França na decisão por grandes penalidades e após João Félix acertar em cheio no poste da baliza de Mike Maignan, o selecionador nacional surgiu na zona de entrevistas rápidas e, embora tenha reconhecido que este é um “momento triste”, não deixou de sublinhar os vértices positivos da prestação portuguesa na Alemanha.

A dupla defesa do guarda-redes francês. Aquele sprint de Pepe. E o falhanço final de Mendes. Os lances do Portugal-França

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os jogadores lutaram, fizeram tudo aquilo que trabalhámos. Mostraram os valores do futebol português. É uma tristeza, porque os adeptos mereciam uma alegria, mas perdemos de pé. Demos tudo. Mostrámos os valores do futebol português. Tivemos uma personalidade muito grande, para ter posse. Defendemos bem, com um jogo olhos nos olhos. Tivemos muitas oportunidades, a diferença foi não termos marcado e essa diferença é cruel. Hoje os penáltis foram contra nós”, começou por dizer Roberto Martínez.

Mais à frente, o selecionador nacional concordou com a ideia de que esta foi a melhor exibição de Portugal no Euro 2024 e revelou que o balneário estava “cheio de emoções, cheio de exemplos”. “O que o Pepe fez, o capitão… Os nossos jogadores vão crescer muito desta experiência. A personalidade, as oportunidades, como criámos perigo no último terço. Foi um desempenho que faz olhar para o futuro com muito orgulho”, atirou, antes de comentar a prestação de Pepe de forma mais detalhada.

“O Pepe foi um exemplo. Ver o que fez… Como selecionador olhas para a reação e vês que foi um guerreiro, um exemplo. É certo que os jovens, como o Gonçalo Inácio, o António Silva, têm aqui uma experiência para melhorar no futuro. O que o Pepe fez hoje e durante todo o torneio foi exemplar”, acrescentou Roberto Martínez.

Por fim, o selecionador garantiu que sai do Euro 2024 com ainda mais certezas do valor do grupo. “A ideia sai reforçada, com o talento individual dos jogadores, a solidariedade, a união. A equipa pode sofrer, mas quer ganhar pelos adeptos. Deixo a mensagem de que perdemos, mas com orgulho, ao estilo de dar tudo, ao estilo português. Não vamos parar e vamos dar tudo no futuro”, terminou.