O músico do Mali Toumani Diabaté, apelidado de “rei do kora”, um instrumento musical africano, morreu esta sexta-feira aos 58 anos, divulgou a família.

“O meu querido pai partiu para sempre”, escreveu o seu filho e artista Sidiki Diabaté numa publicação no Facebook. Segundo a AFP, que cita um outro membro da família (que não é identificado), o músico morreu numa clínica privada em Bamako, capital do Mali, vítima de uma “doença rápida”.

Toumani Diabaté, nascido em 1965 na cidade de Bamaco, capital do Mali, era conhecido pela sua arte de tocar Kora, um instrumento de cordas africano semelhante a uma harpa.

O músico tocou com grandes estrelas do Mali, incluindo Ballaké Sissoko, outro tocador de kora, e Ali Farka Touré, famoso guitarrista deste país da África Ocidental.

Toumani Diabaté esteve em Portugal em 2015 para atuar no Festival Músicas do Mundo, que se realiza anualmente na cidade de Sines, distrito de Setúbal. Antes disso, em 2008, de acordo com uma notícia publicada nesse ano pela RTP, o músico já tinha atuado no Porto, na Casa da Música.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR