717kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Africa Ocidental

Direitos Humanos

ONU exige fim de detenção arbitrária em Marrocos

O grupo de trabalho da Organização das Nações Unidas sobre Detenções Arbitrárias concluiu que 13 ativistas sarauís estão arbitrariamente detidos por Marrocos desde 2010 e exige libertação imediata.
Libéria

Apoiantes do presidente da Libéria atropelados

O ataque, que causou 10 mortos, aconteceu depois das 21h quando apoiantes de Boakai comemoravam a vitória em frente aos escritórios do Partido da Unidade. O motorista fugiu e ainda não foi encontrado.
Libéria

Presidente da Libéria admite derrota nas eleições

Os resultados publicados na sexta-feira pela comissão eleitoral, após contados os votos em mais de 99% das assembleias de voto, deram 50,89% a Boakai, de 78 anos, e 49,11% a Weah.
Africa Ocidental

Golpe de Estado no Níger: o que está em causa?

O Sahel é um tabuleiro onde as potências internacionais atuam consoante os seus interesses estratégicos, inclusive através da proliferação de empresas militares privadas, como o Grupo Wagner.
Níger

Filha do PR do Níger apela à libertação do pai

A filha do presidente do Níger, Zazia Bazoum Mohamed, que vive em Paris, apelou à libertação do seu pai, detido no palácio presidencial, e ao "restabelecimento da ordem constitucional" no Níger.
Mali

21 mortos em ataque armado no centro do Mali

O centro do Mali é palco há anos de ataques de grupos fundamentalistas islâmicos, mas também de conflitos interétnicos e confrontos entre grupos armados rivais que disputam território e poder.
Conselho de Segurança

Missão da ONU conclui retirada de base em Mali

"A devolução formal das bases ao Estado do Mali simboliza o fim da presença da Minusma nas áreas em questão e das responsabilidades que lhe cabiam até agora", adiantou a missão das Nações Unidas.
Africa Ocidental

Níger. Regime militar denuncia "sanções desumanas"

As sanções impostas devido ao afastamento do presidente eleito, Mohamed Bazoum, "chegam a privar o país de produtos farmacêuticos, alimentares" e do "fornecimento de energia elétrica" à população.
Mundo

Mali anula autorização de voos da Air France

Mali anulou a autorização para voos da Air France operarem entre Paris e Bamaco. Esta anulação surge após a companhia aérea francesa ter suspenso os voos de e para Mali, assim como para Burkina Faso.
Africa Ocidental

Níger. Líder adverte contra intervenção externa

Abdourahamane Tchiani, líder do Níger, considera que as sanções impostas pela CEDEAO são ilegais, injustas e desumanas. Comissário da CEDEAO afirma que uma intervenção militar será "a última opção".
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Níger. Oito cidadãos portugueses já saíram do país

"O número de cidadãos com nacionalidade portuguesa identificados é, neste momento, de 11. Dos 10 que manifestaram interesse em sair do país, oito já foram retirados com sucesso", revelou MNE.
Africa Ocidental

Portugueses começam a sair do Níger 

"Portugal está em contacto estreito com os parceiros europeus no sentido de operacionalizar a retirada em segurança dos nacionais que têm intenção em sair do país", revelou o MNE português.
Africa Ocidental

Há portugueses no voo de resgate do Níger

Há portugueses a bordo do avião do Níger que aterrou na madrugada de quarta-feira em Paris. As autoridades francesas querem encerrar a operação de repatriamento até ao meio-dia desta quarta.
Africa Ocidental

Fronteiras do Níger reabertas com cinco países

Depois do golpe de estado que afastou o Presidente eleito Mohamed Bazoum, as fronteiras do Níger reabrem, a cinco dias do fim do ultimato dos países da CEDEAO para restaurar a ordem constitucional.
Manifestações

Níger. Manifestações de apoio ao golpe de estado

Organizadores dos protestos dizem que manifestações de apoio ao golpe da junta militar e apelando à saída das forças francesas do país e a uma aproximação à Rússia.
Guerra na Ucrânia

Rússia estuda propostas africanas para a guerra

"África está disposta a ajudar a resolver problemas que parecem estar fora da sua área de interesse", afirmou Vladimir Putin. "Respeitamos as vossas iniciativas e estamos a estudá-las", acrescentou.
Emmanuel Macron

Macron pede libertação de Presidente do Níger

"Este golpe de Estado é totalmente ilegítimo e profundamente perigoso para o povo, para o Níger e para toda a região", disse o Presidente francês antes de pedir liberdade para Mohamed Bazoum.
Golpe de Estado

Níger. Houve tentativa de golpe e ameaça ao Estado

Presidente Mohamed Bazoum revelou que alguns elementos da guarda presidencial envolveram-se numa "manifestação antirrepublicana" e tentaram em vão obter o apoio das outras forças de segurança.
Estados Unidos da América

Gralha desvia milhões de emails do Pentágono

A falha ocorreu quando emails destinados a contas ".mil", endereço das contas militares dos Estados Unidos, foram enviados para domínios ".ml" no Mali, país aliado político e militar da Rússia.
Nações Unidas

Minusma entrega ao Mali plano de retirada

Nações Unidas estão determinadas a garantir que o plano de retirada seja implementado dentro do prazo estipulado, e para isso "precisam do acompanhamento e apoio do Estado maliano".
Conselho de Segurança

ONU encerra missão no Mali após 10 anos

O Governo do Mali pediu explicitamente a retirada "imediata" da missão do país, que conta atualmente com mais de 17 mil membros e é uma das maiores do mundo. A medida foi adotada de forma unânime.
Mali

500 pessoas executadas em 2022 no Mali

As Nações Unidas acusaram o exército maliano e combatentes estrangeiros de terem executado pelo menos 500 pessoas, incluindo cerca de 20 mulheres e sete crianças, durante uma operação anti-terrorista.
Mali

Ataque com carro-bomba faz 9 mortos no Mali

taque suicida com um veículo-bomba matou nove civis e feriu pelo menos 60 pessoas, à entrada do aeroporto de Sevaré, no Mali, provocando ainda morte a 16 terroristas e ferimentos em dois militares.
Estado Islâmico

Cidade no Mali cercada pelo Estado Islâmico

Uma cidade no Mali está a ser bloqueada pelo Estado Islâmico numa situação considerada alarmante. Os habitantes de Menaka não podem deixar a cidade e sofrem de fracas condições de vida.
Guiné-Bissau

Banco Mundial apoia Guiné na gestão salarial

A massa salarial da Função Pública guineense consome 80% das receitas fiscais, valor muito superior ao rácio de 35% fixado pela União Económica Monetária da África Ocidental.
África

UE dá 181 milhões à África Central e Ocidental

Do valor anunciado, 111 milhões de euros beneficiarão o Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, por exemplo.
Costa do Marfim

Guiné-Bissau consegue libertar soldados detidos

Intervenção do Presidente Umaro Sissoco Embaló foi destacada pelo congénere da Costa do Marfim. Foram libertados 46 militares detidos no Mali desde julho.
Terrorismo

Al Qaeda reivindica atentados bombistas no Mali

Ataques mataram pelo menos dois bombeiros e três civis no sudoeste do país, região onde são relativamente raros. Grupos rebeldes no Mali têm vindo a intensificar os ataques contra a população.
Mali

Funcionário dos Médicos Sem Fronteiras raptado 

Na segunda-feira, por volta das 2h00 da manhã, um trabalhador dos Médicos Sem Fronteiras foi raptado por homens armados num distrito de Gao, no Mali.
Mali

Dois polícias da missão da ONU no Mali mortos

Dois polícias da Missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) foram mortos na sexta-feira num ataque em Timbuktu (norte), anunciou a missão na rede social Twitter.
Mali

Sahel pode causar problemas graves à Europa

Se não houver ajuda do exterior às autoridades locais, como as do Mali, os cidadãos fugirão" e serão "tentados a emigrar para a Europa", sublinhou Mohamed Askia Touré, do Alto-Comissariado da ONU.
Mali

Três militares da missão da ONU feridos em mina

Três militares da força das Nações Unidas no Mali ficaram hoje feridos quando o veículo atingiu uma mina entre Ber e Timbuktu, no norte do país, anunciou a missão da ONU no Twitter.
Nações Unidas

ONU. "Pelo menos 50 mortos em operação maliana"

No 2º trimestre do ano foram registadas 96 mortes em operações do exército maliano, em que numa delas pelo menos 50 civis morreram e 500 foram presos, diz ONU no seu relatório de direitos humanos.
Mali

Mali. Últimos militares franceses deixaram país

Os últimos militares franceses da força especial Barkhane deixaram o Mali ao fim de 9 anos a combater o fundamentalismo islâmico no país. "Este grande desafio logístico militar foi cumprido".
Serra Leoa

"Protestos são expressão máxima de terrorismo"

Mais de 130 pessoas foram detidas devido aos tumultos ocorridos durante os protestos em várias cidades, especialmente na capital, Freetown. Julius Maada Bio fala em terrorismo.
Mali

Mali. Alemanha suspende de presença militar

A Alemanha anunciou a suspensão "até nova ordem" da maior parte das suas operações militares no Mali. "O governo do Mali recusou mais uma vez autorizar um voo programado para hoje".
Mali

Mali. Aumento do terrorismo justifica missões

Josep Borrell relembra necessidade de combater o terrorismo no Sahel e que o aumento dos ataques terroristas demonstra como é necessário investir nas missões internacionais.
Mali

Mali. Mandato internacional de prisão para Cissé

Medida do Supremo Tribunal do Mali visa provavelmente evitar que aqueles dirigentes concorram às eleições presidenciais marcadas para fevereiro de 2024.
Mali

Exército maliano matou pelo menos 20 rebeldes

O exército maliano matou entre 20 e 30 rebeldes que faziam parte da milícia responsável pelo ataque a um quartel perto de Bamako, onde vive o chefe da junta militar.
Mali

Mali. Exército "neutraliza" 50 "terroristas"

O Mali sofre de grande insegurança, principalmente no centro e norte do seu território, devido à atividade de grupos fundamentalistas islâmicos, a que se junta uma forte instabilidade política.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.