Africa Ocidental
Mali

Grupo radical reclama choque de helicópteros

107
Um grupo associado ao grupo jihadista Estado Islâmico reclamou responsabilidade pela colisão de dois helicópteros no Mali que matou 13 militares franceses.
Mundo

Portugal condena ataques terroristas no Mali

O Governo português emitiu um comunicado onde condenou os ataques a uma base militar no norte do Mali e contra uma coluna de veículos militares que provocaram a morte de 55 pessoas.
Mali

Estado Islâmico reivindica ataque no Mali

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 53 soldados e um civil.
Mali

Mali. Mais de 40 mortos em ataque a militares

Entre os mortos, 25 são soldados das forças armadas do Mali e os restantes são rebeldes. Estes ataques estão a ser considerados dos mais ousados e sangrentos dos rebeldes no Mali.
Mali

Mali. 16 mortos após ataque a uma base militar

Membros do grupo Ansarul Islam, associado à al-Qaida, atacaram, com recurso a armamento pesado, o batalhão maliano presente na base militar de Boulikessi durante a noite.
Libéria

Fogo em escola faz 27 mortos, maioria são crianças

192
Incêndio deflagrou num colégio interno nos subúrbios da capital da Libéria, Monróvia. Pelo menos 27 pessoas morreram, maioria são crianças. Autoridades ainda estão à procura de mais vítimas.
Intervenção Militar

Explosão de mina no Mali fere 10 membros da ONU

Um veículo que transportava dez membros da missão das Nações Unidas no Mali atingiu uma mina no norte do país. Quatro pessoas ficaram feridas de forma grave. Os ocupantes receberam cuidados médicos.
Equipamento Militar

Portugal reforça presença militar no Mali

Presença de Portugal no Mali será reforçada com "a presença de um avião C-295 da Força Aérea e de seis militares". O Mali tem sido palco de agitação desde 2012.
Mali

Canadá prolonga presença na missão da ONU no Mali

O Canadá vai manter a presença no Mali até ao fim de agosto, o que prolonga em um mês o prazo previsto para a sua retirada da Missão da ONU para a Estabilização do Mali (Minusma).
Mali

Guterres "escandalizado" com mortes no Mali

348
O secretário-geral da ONU comentou o ataque mortal que terá tido motivações étnicas e apelou ao diálogo para acabar com estas tensões que têm dividido a nação africana.
Mali

Mali. 7 mortos em ataques armados 

As vítimas são dois guardas militares, um funcionário da alfândega e quatro civis. Foram detidos quatro suspeitos. Os ataques ocorrem no posto de Kouri e na subprefeitura de Boura.
Mali

Mali. Emboscadas causam morte a 18 civis 

O Mali tem sido assolado por conflitos entre grupos extremistas ligados à Al-Qaida. Homens armados mataram 12 civis na quarta-feira. Esta sexta-feira, o mesmo grupo matou mais seis pessoas.
Estado Islâmico

13 militares do Mali mortos num ataque

Pelo menos 13 soldados malineses foram mortos num ataque de presumíveis jihadistas contra um acampamento militar na cidade de Guire, perto da fronteira com a Mauritânia.
Mali

Primeiro-ministro do Mali apresentou demissão

O primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubèye Maiga, apresentou na quinta-feira a sua demissão ao chefe de Estado, Ibrahim Boubacar Keita, que a aceitou, anunciou a presidência.
Mali

135 mortos no ataque a aldeia fula no Mali

104
O ataque de sábado contra uma aldeia do centro do Mali provocou 135 mortos, segundo um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.
Mali

Ataque em centro militar no Mali, com portugueses

O centro de treino militar da União Europeia em Koulikoro, no Mali, foi esta madrugada alvo de um ataque terrorista, sem ferir qualquer dos quatro militares portugueses que ali se encontram em missão.
Mali

UE disponibiliza 67 milhões para missão no Mali

O Conselho da União Europeia anunciou em comunicado que irá estender a missão no Mali até 14 de janeiro de 2021. Portugal integra esta missão, atualmente, com um total de 12 militares.
Mutilação Genital Feminina

60 milhões de raparigas em risco de mutilação

2570
Esta prática vitimou até hoje mais de 200 milhões de meninas e mulheres. O Governo português lança nova campanha para erradicar a mutilação genital feminina e alertar jovens.
Mali

2 'capacetes azuis' morrem após explosão de mina

O ataque foi levado a cabo contra um comboio logístico da Minusma esta sexta-feira. Um dos 6 feridos encontra-se com prognóstico reservado. O ataque não foi reivindicado. mas é semelhante a outros.
Africa Ocidental

Golfo da Guiné. Pirataria mais do que duplicou

No ano passado, a pirataria marítima aumentou a nível mundial, tendo sido registados 201 ataques contra os 180 ocorridos em 2017. No Golfo da Guiné, na África Ocidental, o aumento foi significativo.
Mali

Mali. Presidente reafirma paz como "prioridade"

No primeiro discurso proclamado, Ibrahim Boubacar Keïta disse "colocar o regresso da paz e da segurança no topo da prioridade absoluta", salientando que ainda "há muito a fazer".
Futebol

Marega convocado para a seleção do Mali

Disputada a primeira jornada da fase de apuramento para a CAN 2019, a seleção do Mali segue na segunda posição do Grupo C, com os mesmos três pontos do líder Burundi.
Mali

Mali. Proibida marcha da oposição contra eleições

O governo do Mali proibiu uma manifestação convocada hoje pela oposição do país para protestar contra as eleições presidenciais de 12 de agosto, em que foi reeleito o presidente atual.
Mali

Mali. Oposição vai contestar presidenciais

Segundo a agência France-Press, o diretor de campanha de Soumaïla Cissé indicou aos jornalistas que irá "recorrer ao Tribunal Constitucional para anular os resultados fraudulentos" de certas regiões.
Mali

Presidente do Mali reeleito na segunda volta

Ibrahim Boubacar Keita entra em funções a 4 de setembro e tem por principal tarefa relançar o acordo de paz assinado em 2015 com a antiga rebelião tuaregue.
Mali

Mali. Só na quinta se sabe quem venceu as eleições

Os resultados da segunda volta das eleições presidenciais no Mali, realizada no domingo passado, serão divulgados na quinta-feira, e não esta quarta-feira, como estava previsto.
Mali

Homens armados matam responsável de mesa de voto 

Responsável de mesa de voto na segunda volta das eleições presidenciais no Mali foi morto por homens armados, suspeitando-se de um ataque extremista, anunciaram fontes das forças de segurança.
Mali

Presidente do Mali favorito à releição

Mais de 8,4 milhões de eleitores do Mali são chamados a votar na segunda volta das presidenciais, nas quais o Presidente cessante é o favorito face ao líder da oposição, Soumaila Cissé.
Mali

Bubacar Keita vence eleições no Mali

O Presidente cessante do Mali, Ibrahim Bubacar Keita (conhecido como IBK) é o "claro vencedor" das eleições do passado domingo, tendo obtido 41,3% dos votos.
Terrorismo

Soldados franceses alvo de ataque no Mali

Veículo conduzido por bombista suicida barrou caminho dos soldados franceses, antes de se fazer explodir. É o segundo ataque terrorista em três dias contra forças internacionais no Mali.
António Guterres

Guterres apela à calma no Mali

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua preocupação com o aumento da violência entre comunidades no Mali e pediu calma, depois das mortes deste fim de semana.
França

Mali orgulhoso de emigrante que salvou criança

363
O Presidente do Mali e uma associação de migrantes saudaram a coragem de um cidadão maliano indocumentado que salvou uma criança de cair de um prédio em Paris, o que lhe valeu a legalização.
EDP

EDP vai investir 12 milhões na África Ocidental

A EDP vai investir 12 milhões de euros nos próximos três anos em empresas de produção descentralizada de energia, nomeadamente na África Oriental.
Mali

Marcelo manifesta apoio à missão no Mali

Presidente expressou aos oficiais portugueses nas missões no Mali a sua solidariedade na missão internacional pela paz e contra o terrorismo". Ataque no sábado fez um morto e feriu dez franceses.
Africa Ocidental

Mauritânia. Prática engorda meninas até aos 200 kg

Na Mauritânia as famílias forçam as meninas a comer para garantirem "um bom casamento", mesmo que as consequências para a saúde sejam desastrosas.
Mali

Mali. Dois capacetes azuis mortos e dez feridos

Dois "capacetes azuis" morreram e dez ficaram feridos, alguns dos quais em estado grave, no nordeste do Mali. O ataque aconteceu ao final da tarde de quinta-feira.
Mali

Mali. Viúva de militar espera pensão há 9 meses

229
O dirigente da Associação de Sargentos disse à Lusa que "a pensão de sangue, ao abrigo da lei, não foi recebida" pela viúva do militar português que foi morto no Mali há cerca de nove meses.
Canadá

Canadá participa em missão de paz no Mali

O Canadá vai enviar forças de apoio para o Mali, durante um ano, com helicópteros e Capacetes Azuis. A data do destacamento será definida após consultas com a ONU.
Mali

Mali. Quatro Capacetes Azuis mortos em ataque

Quatro soldados da paz foram mortos num ataque com uma bomba artesanal, na região de Mopti, Mali. Outros quatro ficaram gravemente feridos, tendo sido retirados do local.
Mali

Bombista suicida mata 4 soldados no Mali

Pelo menos quatro soldados malianos morreram na sequência de um ataque perpetrado hoje por um bombista suicida no nordeste do Mali, já próximo da fronteira com o Níger.
Moçambique

Presidente moçambicano felicita George Weah

Filipe Nyusi felicitou George Weah pela vitória nas eleições presidenciais da Libéria. O presidente moçambicano considera a eleição um reflexo claro da confiança do povo liberiano em Weah.
Mali

Presidente do Mali anuncia demissão

O presidente do Mali anunciou esta sexta-feira a sua demissão. A decisão surge como uma surpresa total e Ibrahim Boubacar Keita nao deu quaisquer explicações ao Governo.
Libéria

Weah: melhor do mundo em 1995, presidente em 2017

518
George Weah foi eleito presidente da Libéria. O antigo jogador de futebol passou por Mónaco, PSG, Milan e Chelsea, deu uma cabeçada a Jorge Costa e foi o melhor do mundo em 1995.
Libéria

Weah disputa presidência a 26 de dezembro

A segunda volta das eleições presidenciais da Libéria realiza-se terça-feira, com o vice-Presidente cessante Joseph Boakai a defrontar o lendário jogador de futebol George Weah.
Mali

Mali. Dois militares mortos durante missão da ONU

Dois militares malianos morreram esta segunda-feira num ataque na região de Mopti, no centro do Mali, enquanto escoltavam um comboio da Minusma, a missão das Nações Unidas no Mali.
Libéria

Weah na 2ª volta das presidenciais na Libéria

O senador George Weah, lenda do futebol africano, e o vice-presidente Joseph Boakai vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, anunciou a comissão eleitoral do país.
Futebol

Weah, um Bola de Ouro a caminho da presidência

112
Weah foi o único africano a ganhar a Bola de Ouro e um dos melhores de sempre (apesar dos episódios como o da cabeçada a Jorge Costa no túnel). Agora, aos 51 anos, pode chegar a presidente da Libéria.
Mali

Oito mortos em ataque a base da ONU no Mali

Ataque a base militar das Nações Unidas em Timbuktu, no Mali, provocou oito mortos. Entre eles está um capacete azul. Quatro dos atacantes foram abatidos.
Al-Qaeda

Al-Qaeda no Mali divulga vídeo com seis reféns

O presidente francês está de visita ao Estado do Mali para pedir apoio no combate ao terrorismo e a filial da Al-Qaeda no país divulgou um vídeo onde mostra seis estrangeiros reféns.
Mali

Cinco detidos pelo ataque que matou português

Forças de segurança do Mali detiveram hoje cinco homens suspeitos de estarem ligados ao ataque a uma estância nos arredores da capital do Mali, onde um português morreu e outro ficou ferido.
Terrorismo

Portugal mantém compromisso com missão no Mali

O ministro dos Negócios Estrangeiros assegura que o compromisso com a missão da União Europeia no Mali "continua a ser total", apesar da morte de "um valoroso e bravo sargento do Exército português".
Terrorismo

Ataque no Mali mata duas pessoas

O ataque 'jihadista' contra um complexo turístico perto de Bamako causou dois mortos, tendo duas dezenas de reféns sido libertados pelas forças especiais malianas.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
Africa Ocidental

Guiné Bissau. Presença de soldados é extemporânea

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, considerou esta quarta-feira de extemporânea a presença dos cerca de 500 soldados de países da Africa Ocidental, a Ecomib.
Mali

Mali. Avião português transportou feridos

182
Uma aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa foi utilizada para transportar 11 feridos do atentado da semana passada no Mali, anunciou esta segunda-feira o Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Africa Ocidental

Gâmbia. Presidente cessante não apresenta demissão

Depois de mais de duas décadas no poder, o Presidente Yahya Jammeh, que admitiu governar o país durante um bilião de anos, enfrenta uma eventual intervenção militar se não abandonar o poder.
Mali

Miltares da Força Aérea partem para o Mali

Cerca de 30 militares da Força Aérea partiram da Base Aérea n.º 6 no Montijo para o Mali, de um total de 60, que integram a missão abrangente da ONU naquele país (MINUSMA).
Mali

Condenado islamista que destruiu Timbuktu

435
Al-Mahdi foi condenado em Haia pela demolição de mais de uma dezena de túmulos históricos na cidade de Timbuktu, no Mali. Esta é primeira condenação pela destruição de património cultural.
Mali

Ataque a base militar no Mali provoca 17 mortos

Um ataque contra uma base militar das forças armadas malianas provocou 17 mortos e 35 feridos. As autoridades garantem que os autores serão castigados.
Michelle Obama

Michelle Obama faz escala em Cabo Verde

Michelle Obama faz escala na ilha do Sal, em Cabo Verde, antes de iniciar viagem à Libéria e a Marrocos. A primeira-dama dos Estados Unidos passa em Cabo Verde no domingo.
Ébola

OMS declara fim do surto de ébola na Libéria

146
Esta é já a quarta vez que a Organização Mundial de Saúde declara o fim do surto de ébola na Libéria. Em todas os momentos anteriores houve um reaparecimento de casos de infeção com o vírus.
País

Militares portugueses no Mali "estão todos bem"

O porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas, tenente-coronel Hélder Perdigão, disse esta segunda-feira à agência Lusa que os militares portugueses destacados no Mali "estão todos bem"
Nações Unidas

Dois capacetes azuis mortos no Mali

Dois capacetes azuis morreram em combate e um terceiro ficou ferido depois de terem sio atingidos por um companheiro no sábado à noite, no Mali. A informação é avançada pela missão da ONU no país.
Africa Ocidental

Cabo Verde acolhe reunião de patrões da região

Participam na assembleia-geral representantes de patrões de 16 países da África Ocidental, 15 da Comunidade de Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Mauritânia como observador.
Terrorismo

Grupo jihadista assume ataque a acampamento da ONU

Neste ataque com um rocket ao campo de Minusma foram mortos dois soldados das Nações Unidas e um civil.
Mali

Mali: 3 mortos e 14 feridos em ataque à ONU

Um ataque com um 'rocket' a um acampamento da ONU no Mali (Minusma) vitimou dois soldados guineenses das Nações Unidas e um civil segundo uma fonte da ONU e outra fonte local.
Organização Mundial de Saúde

Detetado primeiro caso de Ébola após fim epidemia

Um adolescente morreu de Ébola na Libéria, no primeiro caso registado desde que em setembro foi oficialmente proclamado o fim da epidemia no país.
Papa Francisco

Papa "chocado" com ataque no Mali

O papa Francisco pediu estabilidade da paz e da prosperidade em África e mostrou-se "chocado" com o ataque no Mali.
Estado Islâmico

Al Qaeda e Estado Islâmico. O que os distingue

203
A Al-Qaeda reivindicou o ataque ao hotel Radisson no Mali. O grupo não desapareceu. Mas foi substituído no protagonismo internacional pelo Estado Islâmico. Mas será que são iguais?
Terrorismo

As imagens do ataque no Mali

111
Um hotel da capital do Mali foi tomado por 3 presumíveis jihadistas que fizeram inicialmente 170 reféns, 80 dos quais já terão sido libertados. Há 18 mortos confirmados. Veja as imagens.
Mali

Mali. País de instabilidade e de rebeldes

Um hotel na capital do Mali Bamako foi atacado por homens armados fazendo 170 reféns. Este pode ser o pior episódio numa história de instabilidade no país africano.
Mundo

Libéria está livre do vírus ébola

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a Libéria, recentemente atingida pelo Ébola, está livre do vírus, 42 dias depois do último caso confirmado.
Mali

Sequestro em hotel no Mali termina com 12 mortos

Um grupo não identificado de sequestradores havia invadido um hotel na cidade de Mopti, a 620 quilómetros da capital Bamako. Cinco reféns foram resgatados esta manhã pelas forças militares do país.
Mali

UNESCO pede ação contra destruição de mausoléus

A UNESCO informou ter reportado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) a destruição de importantes mausoléus no norte do Mali, ocorrida durante a ocupação por fundamentalistas islâmicos.
Ébola

Nova morte por ébola na Libéria

Uma das pessoas constante na lista de contactos vigiada pelas autoridades de saúde morreu este domingo, vítima de ébola, depois de ter encoberto sinais de febre.
Ébola

Libéria regista segunda morte pelo vírus do Ébola

As autoridades da Libéria anunciaram a morte de um doente pelo vírus do Ébola, a segunda morte após a doença ter voltado a ser registada no país.
Ébola

A Libéria está livre do ébola

219
Passaram 42 dias desde que se registou o último caso de ébola naquele que foi o país mais afetado pela epidemia no ano passado. Morreram 4.700 pessoas.
Africa Ocidental

Ébola. Duas vacinas testadas com sucesso

Um ensaio clínico de duas fases na Libéria envolvendo centenas de pessoas aparenta não representar riscos. Atualmente não há qualquer tratamento ou vacina autorizada contra o Ébola.
Mundial Sub-20

Mundial sub-20. Mali no grupo de Portugal

O Mali vai ocupar a última vaga no grupo C do Mundial de futebol de sub-20, que integra Portugal, Colômbia e Qatar, depois de ter terminado domingo no quarto lugar a Taça das Nações Africanas.
Terrorismo

Morto suspeito de participar no ataque terrorista em Bamako

As fontes asseguraram que o suspeito foi quem lançou as granadas contra o restaurante “La Terrasse”, onde se encontrava um grupo de militares portugueses.
Terrorismo

Aguiar-Branco cancela viagem ao Mali

322
O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, decidiu cancelar a viagem ao Mali por razões de segurança. Em causa estão os ataques registados no último domingo, que vitimaram cinco pessoas.
Conflitos

Mali assina em Argel acordo de paz para o Norte

O governo do Mali assinou hoje com grupos armados do Norte do país um "acordo de paz e de reconciliação", em Argel, para pôr fim à violência, noticiou a AFP.
Ébola

Libéria vai voltar a abrir fronteiras no domingo

A presidente da Libéria diz que estão a ser seguidos "protocolos de saúde" para evitar o contágio para outros países. Número de novos casos baixou para um décimo desde o pico do contágio.
Ébola

Duas vacinas contra o ébola em ensaio clínico

Duas vacinas contra o ébola vão ser testadas em voluntários na Libéria. O ensaio clínico está desenhado para atingir cerca de 27 mil pessoas saudáveis com mais de 18 anos.
África

França mata doze terroristas no Mali

A França enviou tropas para o Mali, uma antiga colónia na África ocidental, em janeiro de 2013, numa tentativa de afastar os islamitas radicais que controlam vastas zonas na região norte.
Conflitos

ONU destrói veículo e mata rebeldes no Mali

As forças da Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali (Minusma) destruíram hoje um veículo da rebelião, no norte do país, através de um ataque aéreo, em resposta a um ataque sofrido.
Atentados de Paris

"Se não nos atacassem, nós não vos atacávamos"

Sabe-se agora que Amedy Coulibaly, o homem que tomou de assalto o supermercado judaico em Vincennes, matou quatro reféns quando tomou de assalto o estabelecimento e tentou justificar o ato terrorista.
Ébola

ONU "não tem recursos" para combater ébola

Tony Banbury, diretor da missão da ONU para combater o ébola na África Ocidental, disse à BBC que precisa de "ajuda urgente" no terreno.
Ébola

Diminuem novos casos de ébola na Libéria, diz OMS

Vários são os indicadores que apontam para uma redução do ritmo de contágio no país mais afetado pelo ébola. Contudo, a Organização Mundial de Saúde pede cautela e recusa "festejos".
Ébola

Morreu menina de dois anos diagnosticada com Ébola

A menina de dois anos, que foi o primeiro caso de Ébola confirmado no Mali, morreu esta sexta-feira na cidade de Kayes, pelas 17h00 de Portugal continental.
Estado Islâmico

França reforça ações no Mali para travar EI

A França decidiu reforçar as ações militares no Mali para travar o ressurgimento de ameaças jiadistas no norte do país.
Ébola

Podem aparecer 10 mil novos casos por semana

A Organização Mundial de Saúde alerta que, caso não se verifique uma resposta da comunidade internacional, haverá entre cinco e dez mil novos casos de Ébola na África Ocidental a partir de dezembro.
Ébola

Vacina experimental será testada em humanos

O fármaco foi desenvolvido no Canadá e será testado em 20 voluntários do Instituto de Investigação Walter Reed Army, nos Estados Unidos. Os primeiros resultados serão conhecidos em dezembro.
Ébola

O surto do ébola em fotografias

Trata-se do maior surto da epidemia alguma vez registado. Desde os primeiros casos reportados no final do ano passado já morreram quatro mil pessoas, principalmente na África Ocidental.
Ébola

Suspensas eleições na Libéria por causa do ébola

Devido ao estado de emergência declarado no país, a presidente da Libéria decidiu adiar as eleições para o Senado, que estavam marcadas para 14 de outubro.
Nações Unidas

Nações Unidas condenam ataque no Mali

O Conselho de Segurança da ONU condenou na terça-feira o ataque contra a Missão das Nações Unidas no Mali, que causou a morte de um capacete azul em Kidal, falando em "crimes de guerra".
Ébola

Serra Leoa: cinco novos casos de Ébola por hora

Foram registados só na na última semana 765 novos casos da doença -- cinco por hora --, o que supera e muito as 327 camas disponíveis no país. Prevê-se que os números dupliquem até ao fim de outubro.
Ébola

Ébola coloca Ministério da Saúde de quarentena

Seguindo as recomendações dadas a todos os habitantes, uma representante do Ministério da Saúde da Libéria colocou-se a si e às pessoas do gabinete de quarentena, depois de uma delas ter morrido.
Ébola

Número de afetados pode chegar aos 1,4 milhões

Projeções são relativas à Libéria e à Serra Leoa. O relatório não inclui números para a Guiné-Conacri porque a oscilação no número de casos detetados não permite fazer este tipo de previsões.
Ébola

OMS espera milhares de casos até ao fim do mês

Com o vírus a espalhar-se rapidamente na Libéria, a Organização Mundial de Saúde vai reforçar os esforços para combater o ébola nos países mais afetados. Americano infetado vai regressar aos EUA.
Ébola

Terceiro norte-americano com Ébola

Rick Sacra, um médico norte-americano, contraiu o vírus na Libéria e já foi transportado para o Centro Médico do Nebraska, em Omaha, nos Estados Unidos.
País

Militares portugueses partem para Mali e Lituânia

São 117 os militares portugueses de partida esta sexta-feira. Missões contam com o empenho de seis F16 e um C130.
Ébola

Ministros liberianos demitidos 

Ellen Johnson Sirleaf, presidente liberiana, demitiu vários ministros e outros membros do Governo por resistirem a uma ordem de regresso ao país relacionada com a epidemia do Ébola.
Ébola

"Caminhei entre cadáveres", contou sobrevivente

Alhassan Kemokai, natural da Serra Leoa, contraiu Ébola quando cuidava da mãe, que acabaria por morrer. Isolou-se, caminhou quase cinco quilómetros até ao hospital e passados 12 dias estava curado.
Ébola

Médicos infetados com Ébola recebem alta

314
Kent Brantly e Nancy Writebol receberam o ZMapp, um fármaco que só havia sido testado em macacos. Os norte-americanos contraíram o vírus na Libéria e foram enviados para os EUA no início do mês.
Ébola

Doentes com Ébola fogem após ataque a clínica

Grupo armado terá atacado a ala de isolamento de uma clínica onde estavam dezenas de doentes infetados com ébola na capital da Libéria, Monróvia.
Ébola

Um milhão de pessoas em quarentena

A cada dez dias, os casos de ébola aumentam 27% nos países afetados. Segundo os Médicos Sem Fronteiras, são necessários pelo menos seis meses para controlar a epidemia.
Ébola

DGS cria "dispositivo de coordenação" para o Ébola

A Direção-Geral de Saúde criou um dispositivo para atuar se um caso de Ébola for detetado em Portugal, e garantiu que "estão previstas medidas para facilitar a evacuação" de cidadãos infetados.
Ébola

Estado de emergência na Libéria

A Libéria decretou estado de emergência devido à epidemia de Ébola. Para a presidente Ellen Sirleaf o vírus "exige medidas extraordinárias para a sobrevivência do Estado".
Ébola

Espanha vai repatriar padre infetado com Ébola

Miguel Parajes, 75 anos, é missionário na Libéria há 50 anos. As autoridades espanholas anunciaram estar a organizar a repatriação em conjunto com elementos da Organização Mundial de Saúde.
Ébola

Libéria encerra escolas para tentar travar Ébola

Todas as escolas, "sem exceção", foram encerradas para tentar travar a propagação do Ébola. A Serra Leoa entretanto declarou o estado de emergência na saúde pública nacional.
Ébola

Retirados 340 voluntários por medo de contágio

Dois voluntários estiveram em contacto com o vírus e foram isolados. Por causa disso, e por precaução, a Peace Corps decidiu retirar os voluntários da Libéria, Guiné e Serra Leoa.
Ébola

"É pouco provável que o Ébola chegue a Portugal"

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o vírus do Ébola já infetou 1.201 pessoas e causou 672 mortes.
Ébola

Surto de Ébola alastra-se, Libéria fecha fronteira

É mais um país da África ocidental a restringir as suas fronteiras e a apertar a vigilância para travar a propagação do vírus na região. OMS diz que não é solução. 670 pessoas já morreram com o vírus.
Mali

Destroços do avião já foram encontrados

458
Avião da Air Algerie, que tinha saído de Burkina Faso rumo a Argel, caiu no deserto no Mali. Destroços já foram encontrados. E nacionalidade das vítimas revelada - maioria são franceses.
Ébola

Combater o ébola: estratégia à vista?

Países da região estão empenhados numa estratégia comum para combater o surto mais mortífero de sempre da febre hemorrágica. Mais educação é a palavra chave.
Ébola

Ébola fora de controlo

Este é o surto mais mortal do vírus ébola e os Médicos sem Fronteiras não estão a conseguir controlar a situação. Esta quarta-feira a OMS reúne-se com os ministros da Saúde de 11 países africanos.
A página está a demorar muito tempo.