Fome

Moçambique

Moçambique. 38 mil crianças poderão ficar em risco

115
Unicef alerta que Moçambique poderá ter 38 mil crianças malnutridas em risco de vida no próximo ano, sendo que cerca de um milhão de moçambicanos estão, atualmente, em "crise alimentar".
Organização Mundial de Saúde

Nutrição pode salvar 3,7 milhões até 2025

279
A OMS recomenda que os serviços de saúde estejam prontos para garantir uma nutrição adequada em cada estágio da vida, com dietas saudáveis, o que poderia salvar 3,7 milhões de pessoas até 2025.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Fome

Fome no mundo cresce e afeta mais de 821 milhões

164
Atualmente, a nível mundial, cerca de 149 milhões de crianças com menos de cinco anos têm um crescimento deficitário por causa da falta de alimentos. Continente que mais sofre é o africano.
Somália

Dois milhões de somalis em risco de morrer de fome

Mais de dois milhões de somalis, incluindo crianças, podem morrer de fome até o final do verão se a ajuda internacional não for enviada rapidamente para o país, alertou a ONU.
Moçambique

Moçambique. População a salvo mas com fome

Há ainda sete vias cortadas, como as que permitem chegar à ilha do Ibo, onde há 15.000 afetados e são os helicópteros do PAM estão a levar ajuda alimentar para o local.
Fome

Papa pede que luta contra a fome não seja slogan

125
Moçambique é o país lusófono com maior prevalência de subnutrição e Angola regista progressos substanciais. Papa considera que é preciso colocar a tecnologia ao serviço dos pobres.
Moçambique

Há 800 mil pessoas a precisar de apoio alimentar

Regiões no centro e sul do país são as mais afetadas devido à seca e infestações, numa momento de escassez agrícola, em que é cíclico o aumento da insegurança alimentar.
Fome

8 países concentram maioria das pessoas com fome

2.692
56 milhões de pessoas, em oito países, necessitam de alimentos urgentemente. Em cinco deles, a fome crónica não para de crescer devido aos conflitos.
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Fome

20 milhões de pessoas do Iémen passam fome

489
A guerra no Iémen, disputada entre os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, e as forças pró-governamentais já causou mais de 10 mil mortos e mais de 56 mil feridos.
Fome

Portugal e FAO assinam acordo contra a fome

Assinado pelo ministro da Agricultura português e pelo diretor-geral da FAO o acordo visa a melhoria das capacidades do escritório daquele órgão das Nações Unidas em Portugal e junto da CPLP.
Fome

FAO pede esforço para erradicar fome até 2030

Maria Helena Semedo, apelou segunda-feira, em Lisboa, a esforço maior na erradicação da fome até 2030, lamentando os últimos dados divulgados pela instituição.
Fome

3,6 milhões em risco de fome no Afeganistão

175
Além do conflito armado que assola o país, o país registou a pior seca da última geração. O conflito neste país fez mais vítimas do que no Iémen, diz a ONU.
Ajuda Humanitária

Iémen. Arábia Saudita e Emirados doam 500 milhões

Cada país doará 250 milhões de dólares para ajudar na alimentação de mais de 10 milhões de pessoas ameaçadas pela fome -- Segundo a ONU mais de 10.000 pessoas morreram já na guerra no Iémen.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Fome

República Centro-Africana. ONU alerta para fome

Cerca de dois milhões dos 4,6 milhões de habitantes da República Centro-Africana precisam de uma "ação alimentar urgente", alertou a Organização das Nações Unidas.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2.332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Fome

Quase 500 milhões de pessoas passam fome na Ásia

Apesar do rápido crescimento económico, a região Ásia-Pacífico tem quase 500 milhões de pessoas a passar fome e os programas de ajuda internacional estagnaram, revela um relatório da ONU divulgado.
António Guterres

Banco Mundial e tecnologia para erradicar fome

O líder da ONU descreveu como "crucial a colaboração estabelecida com o Banco Mundial", para assegurar fundos, bem como uma crescente introdução da tecnologia para garantir uma resposta cada vez mais
Fome

Malnutrição matou 804 crianças angolanas em 2017

A malnutrição grave matou 804 crianças com menos de 5 anos em Angola no ano passado, sendo a sétima doença com mais mortes notificadas pelas autoridades, indica o Boletim Epidemiológico.
Fome

"Não estamos a ganhar a guerra contra a fome"

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse que o mundo não está a ganhar a guerra contra a fome a nível global e relativizou os dados que mostram que há menos pessoas na pobreza.
Venezuela

Venezuela. Dez portugueses em prisão preventiva

Um tribunal da Venezuela decidiu manter em prisão preventiva pelo menos dez portugueses e luso-descendentes acusados de impedir o abastecimento de produtos e de violarem as leis que regulam os preços
Iémen

Fome. Mais um milhão de crianças em risco no Iémen

456
Mais de cinco milhões de crianças estão em risco de fome no Iémen, devido à guerra em curso, responsável pela subida do preço dos alimentos por todo o país, anunciou a Save the Children.
Angola

População em Angola "não passa fome"

191
O ministro da Agricultura e Florestas de Angola disse que o país tem alguma "população considerável que não passa fome como tal", mas que "se encontra numa situação difícil".
Angola

Angola reduziu fome, mas precisa de lutar pobreza

A comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana afirmou que Angola progrediu na redução da fome, mas precisa de reforçar a estratégia para diminuir a pobreza.
Fome

África. Seca pode agravar insegurança alimentar

O diretor para a Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) alertou que a seca poderá agravar a insegurança alimentar na região.
Cabo Verde

Cabo Verde. 30 mil com alimentação em risco

O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, estimou em cerca de 30 mil as pessoas cuja segurança alimentar será afetada pela seca em Cabo Verde, menos que as previsões iniciais.
Angola

Angola. Mais de 100 mortos por malnutrição em Bié

383
A província angolana do Bié registou, no primeiro trimestre deste ano, 103 óbitos por malnutrição, de um total de 636 casos da doença, dos quais 435 viram recuperado o seu estado de saúde.
UNICEF

UNICEF alerta para a fome na RDCongo

106
Cerca de 400 mil crianças "correm o risco de morrer" de fome na região de Kasai no centro da República Democrática do Congo , alertou esta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Fome

Já são 124 milhões os que passaram fome em 2017

A intensificação dos conflitos e a seca persistente em várias regiões do mundo fizeram subir para 124 milhões em 51 países o número de pessoas que passaram fome em 2017.
Brasil

Brasil pode voltar ao mapa da fome, diz FAO

O Brasil saiu do mapa da fome, elaborado pela FAO desde 1990, pela primeira vez em 2014. Os cortes significativos nos programas sociais são uma das preocupações da organização.
Angola

Angola. Crise afeta distribuição de alimentos

A crise angolana fez com que o Governo só consiga cobrir 43% das 15 mil famílias vulneráveis a que se propôs ajudar. O governo angolano ajudou 6.500 famílias.
Banco Alimentar Contra a Fome

Ação do Banco alimentar arranca esta sexta-feira

Mais de 40 mil voluntários vão estar em supermercados de todo o país a pedir às pessoas que contribuam para a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, destinada a apoiar 420 mil pessoas.
Síria

Síria. Pior crise de desnutrição infantil

Ghouta Oriental, região rebelde perto de Damasco, vive a pior crise de subnutrição infantil desde 2011. 400 mil pessoas estão cercadas nesta região. Metade são crianças.
Banco Alimentar Contra a Fome

Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

Os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome vão estar nos supermercados este fim-de-semana, numa campanha destinada a ajudar 420 mil pessoas.
Sociedade

Há mais pessoas com fome ajudadas por instituições

O número de pessoas assistidas por instituições que esteve "uma vez ou outra" sem comer durante um dia inteiro "aumentou de forma significativa" entre 2014 e 2016, passando de 18% para 26%.
Fome

África subsariana: 224 milhões passam fome

Na África subsariana 224 milhões de pessoas passam fome, 12% a mais que aos números relatados em 2016. Ali, a fome tem aumentado nos últimos tempos, tal como noutras partes do globo.
Moçambique

Rússia perdoa 34 milhões de dívida a Moçambique

A Rússia perdoou 34 milhões de euros de dívida a Moçambique. O valor vai ser convertido em refeições escolares para 150 mil crianças nos próximos cinco anos.
Iémen

Iémen. ONU alerta para risco de fome

O chefe do Programa Alimentar da ONU alertou para o risco de fome de centenas de milhares de crianças no Iémen. A coligação liderada pela Arábia Saudita encerrou todas as ligações com o país.
Igreja Católica

Angola. Bispos pedem "pluralidade" ao Governo

Os bispos angolanos exortaram o novo Governo angolano a "não ter medo do contraditório" e pediram pluralidade informativa". Os bispos dizem-se preocupados com a fome e a falta de medicamentos no país.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Moçambique

"É possível acabar com a fome em Moçambique"

134
Sete milhões de moçambicanos vivem com a fome à espreita, mas a diretora do Programa Mundial de Alimentação, em Moçambique, Karin Manente, acredita que é possível acabar com a fome no país até 2030.
Fome

ONU. Fome aumentou depois de dez anos a descer

Depois de mais de dez anos a descer, a ONU anunciou esta sexta-feira que a fome mundial voltou a aumentar. Os principais motivos são os conflitos violentos e os desastres climáticos.
Nações Unidas

Mundo enfrenta maior crise humanitária em 70 anos

142
O diretor do Programa Alimentar Mundial alertou para a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.
Inovação

Cientistas criam proteína a partir de eletricidade

307
Eletricidade, água, dióxido de carbono e micróbios: esta é a nova receita para combater a fome mundial. Criada por investigadores finlandeses, a nova fórmula traz vantagens económicas e ambientais.
Venezuela

Venezuela. Oposição convoca "marcha contra a fome"

A oposição venezuelana convocou uma "marcha contra a fome" para este sábado. Henrique Capriles diz que a escassez de alimentos é um dos principais problemas do país.
Banco Alimentar Contra a Fome

Jonet apela a doação de alimentos pela internet

519
A presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, apelou aos portugueses para contribuírem na internet, caso não o possam fazer fisicamente, na recolha de alimentos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Arranca Banco Alimentar com 40 mil voluntários

624
Mais de 40 mil voluntários do Banco Alimentar contra a Fome vão recolher alimentos em superfícies comerciais de todo o país este fim de semana. Destinam-se a apoiar 420 mil pessoas carenciadas.
Desperdício Alimentar

Denúncia contra supermercados que destroem comida

164
O especialista em redução do desperdício alimentar incentivou esta quinta-feira a denúncia dos supermercados que destroem comida que sobra, impedindo o seu aproveitamento.
Fome

Bielorrússia. Fome extrema denunciada em orfanatos

636
Imagens de crianças extremamente magras estão a chocar a Bielorrússia. Uma revista online refere que uma jovem de 20 anos pesava 11,5 quilos.
África

África. ONU alerta para risco de mortos "em massa"

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou para o risco de mortos "em massa" devido à fome no Corno de África, na Nigéria e no Iémen.
Fome

Mais de 100 milhões de pessoas ameaçadas pela fome

Uma combinação de preços recorde, conflitos e condições climatéricas adversas em 2016 fez subir para 108 milhões o número de pessoas ameaçadas de fome no mundo.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha: 12,8 milhões contra fome na Etiópia

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) pediu 12,8 milhões de euros para ajudar nos próximos nove meses 320.000 pessoas em risco de fome devido à seca na Etiópia.
Venezuela

Venezuela. Famílias têm de procurar comida no lixo

139
A Fundação AIS alertou para a situação "cada vez mais difícil" na Venezuela, onde 82% da população vive na pobreza e algumas famílias têm de procurar comida no lixo para conseguirem sobreviver.
Somália

Fome na Somália mata 110 pessoas nos últimos dias

199
O primeiro-ministro da Somália, Hassan Ali Khaire, revelou que 110 pessoas morreram de fome nas últimas 48 horas numa única região do país, onde uma grave seca afeta milhões de pessoas.
Fome

Fome ameaça 37 países no Mundo

A fome ameaça 37 países que dependem da ajuda alimentar externa devido aos conflitos e à seca, apesar de abundarem as colheitas a nível mundial, indica relatório da ONU.
Fome

Projeto brasileiro com "êxitos" no combate à fome

Iniciativa brasileira Fome Zero inspirou várias agências da ONU e outros países no combate à fome. "Foi uma fonte de inspiração muito importante", disse representante das Nações Unidas em Portugal.
Pobreza

O factor humano

391
Se o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um tufão a milhares de quilómetros de distância, imagine, caro leitor, o que um gesto de boa vontade seu pode fazer em prol da Humanidade.
Nações Unidas

75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria

A ONU estima que cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças possam morrer de fome nos próximos meses, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.
Iémen

Saida, de 18 anos, o rosto da fome no Iémen

961
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)