804kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Fome

Sociedade

Banco Alimentar: recolha este fim de semana

Com o mote "A sua ajuda pode ser o que ainda faz falta à mesa de uma família", os portugueses podem doar alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais em todo o país.
Fome

7,5 milhões em insegurança alimentar grave

O fenómeno pode vir a agravar-se nestes países, bem como nos Camarões, no Chade e na Nigéria, no período entre as colheitas, de junho a agosto.
África

Estação seca vai dificultar acesso a comida

O estudo indica que "a desvalorização da moeda, o aumento da inflação, a estagnação da produção e as barreiras comerciais agravaram a crise alimentar".
Mundo

3,4 milhões precisam de ajuda humanitária no Chade

A organização Ação Contra a Fome" alerta que o número de casos de desnutrição aguda grave previsto, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, é de 480.000 crianças", um aumento de 15%.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza: pessoas com 245 calorias por dia

População do norte de Gaza tem sido obrigada a sobreviver com o equivalente a menos do que 100 gramas de pão e menos de 12% das 2.100 quilocalorias necessárias.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel permite entrada de ajuda em Gaza

Um relatório da ONU apontou que metade da população de Gaza enfrenta o risco de fome generalizada. Israel permitiu a entrada de ajudas em duas das nove passagens, Kerem Shalom e Rafah.
Moçambique

Insegurança alimentar atinge 3,3 milhões

O painel dos sistemas alimentares foi lançado esta terça-feira, em Maputo. A nova plataforma reúne informação sobre insegurança alimentar no país, situação que afeta atualmente 3,3 milhões de pessoas.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. 1,1 milhões passam "fome catastrófica"

“Gaza era, antes da guerra, a maior prisão a céu aberto. Atualmente é o maior cemitério a céu aberto", diz Josep Borrell. O recente relatório do IPC prevê a mais grave crise alimentar do mundo.
África

Fome atinge mais de 48 milhões na África Oriental

Os fenómenos meteorológicos, os conflitos armados e as doenças estão entre as principais causas para a crise que assola diversos países africanos, onde quase 50 milhões de pessoas passam fome severa.
Brasil

Fome diminui de 33 para 20 milhões num ano

Os dados do Instituto Fome Zero indicam que a insegurança alimentar grave diminuiu de 33 milhões para 20 milhões de pessoas, entre os dois últimos trimestres de 2023.
Brasil

Lula promete acabar com fome até ao fim do mandato

O último relatório da Organização das Nações Unidas revela que mais de 70 milhões de brasileiros sofre de insegurança alimentar moderada ou severa. A situação atinge, portanto, 32,8% da população.
Fome

Etiópia. 1 milhão de crianças desnutridas este ano

Seca provocada pelo fenómeno El Niño, que atingiu a Etiópia, está a ter um impacto devastador em milhões de crianças. Em algumas zonas taxas de subnutrição ultrapassaram limiar de emergência.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU acredita que fome em Gaza pode ser evitada

Nos últimos dias, os palestinianos em Gaza disseram à agência AFP que foram obrigados a comer folhas e forragens para o seu gado e até a abater animais de tração para se alimentarem.
Resposta Pronta

Polícias. "As condições de saúde agravaram-se"

Josias Alves, Sargento da GNR, esteve em greve de fome durante 17 dias à frente da Câmara do Porto e foi aconselhado a parar por médicos. As razões terão sido uma dieta de líquidos e uma hipotermia. 
Crise humanitária

Provedor etíope denuncia 400 mortos por fome

O Provedor de Justiça da Etiópia afirmou que cerca de 400 pessoas morreram de fome nas regiões de Tigré e Amhara, contrariando o governo federal, que insiste que relatos estão "completamente errados".
Moçambique

Moçambique: 3 milhões em insegurança alimentar

Relatório divulgado aponta que, para o período de outubro de 2023 a março de 2024, cerca de 3,3 milhões de pessoas "enfrentam insegurança alimentar aguda ou superior", equivalente à fase 3 do IPC.
Etiópia

Fome. Tigray com 90% da população em risco

Autoridades da região de Tigray falam em catástrofe por fome iminente, após dois anos de devastação devido à guerra e à seca. Governo de Adis Abeba nega.
Etiópia

Tigré. 91% da população em risco de fome e morte

Região de Tigré, norte da Etiópia, está numa "situação humanitária de pesadelo" devido aos efeitos da guerra civil, uma seca severa, e uma praga de gafanhotos, que deixou 91% da população vulnerável.
Organização Mundial de Saúde

45% das mortes de crianças são de subnutrição

52 milhões de crianças com menos de cinco anos são emaciadas (baixo peso para a altura), 17 milhões são gravemente emaciadas e 155 milhões são raquíticas. 
Nações Unidas

Papa apela para fundo mundial contra a fome

Num discurso para a COP28, lido pelo secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin, Francisco defendeu que fundo seja financiado com o "dinheiro que é usado para armas e outras despesas militares".
Alterações Climáticas

Clima: 27 milhões de crianças sofrem com a fome

As crianças representam quase metade das pessoas que caíram em situação de crise de insegurança alimentar aguda em 12 países, devido a fenómenos meteorológicos extremos no ano passado.
Fome

Índice Global da Fome revela subida da subnutrição

África subsaariana e sul asiático enfrentam níveis mais altos de fome. Mulheres e jovens são mais afetados pela insegurança alimentar grave. Estudo pede sistemas equitativos e sustentáveis.
Noticiário

10h.Banco Alimentar julga medidas insuficientes

A presidente da Federação de Bancos Alimentares, Isabel Jonet, sublinha que o número de pedidos de ajuda continua a subir, especialmente entre os mais jovens.
Resposta Pronta

"Pedir ajuda alimentar é o fim da linha"

Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, afirma que as medidas do governo não vão mudar "uma crise de pobreza que é estrutural".
Fact Check

Fome no mundo. ONU recusa doação de Elon Musk?

Publicação diz que ONU rejeitou doação, depois de Elon Musk ter pedido detalhes sobre a implementação do dinheiro. Será verdade? Ou foi dono da Tesla a deixar Programa Alimentar Mundial sem resposta?
Fact Check

Fome. ONU recusa 6 mil milhões de dólares de Musk?

Publicações nas redes sociais indicam que a ONU terá recusado uma doação de seis mil milhões de dólares por parte de Elon Musk para a acabar com a fome do mundo. Será verdade?
Angola

UNITA diz que Presidente angolano falhou

"A pobreza aumentou, a fome aumentou, a situação é difícil, muito difícil", acusa o líder do grupo parlamentar da UNITA, ao comentar o primeiro do mandato do João Lourenço.
Fome

498 crianças morreram de fome no Sudão desde abril

A situação é provavelmente pior. A Save the Children teve de deixar "31 mil crianças subnutridas" e a fábrica que produzia mais de metade dos tratamentos nutricionais para crianças foi destruída.
Sociedade

“Diria que sou uma profissional voluntária”

Desde sempre que o voluntariado fez parte da vida de Isabel Jonet. Hoje, é presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, do Banco Alimentar de Lisboa, e da ENTRAJUDA.
Guerra na Ucrânia

Sanções e acordo sobre cereais dominaram reuniões

Em jeito de balanço da cimeira em Jedahh, Kiev destaca as sanções à Rússia, o acordo sobre cereais e a entrada da Ucrânia na NATO e na UE.
Guerra na Ucrânia

Portugal também condena "uso de comida como arma"

Iniciativa junta 91 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, numa "demonstração de solidariedade e comprometimento" para "acabar com o uso de alimentos como uma arma de guerra".
Fome

Insegurança alimentar afetou 250 milhões em 2022

Diplomata australiana alertou para o facto de a fome e a insegurança alimentar estarem ligadas à existência de conflitos armados, considerando que os mesmos se "alimentam mutuamente".
Emmanuel Macron

Macron quer tributação para combater fome 

O Presidente francês não descartou a defesa de um imposto solidário sobre a riqueza a nível global para financiar a luta contra as mudanças climáticas, depois de o abolir em grande parte em França.
África

Corno de África. "Situação dramática", diz ACNUR

Há um "número recorde de pessoas" refugiadas e deslocadas internamente. Fome, seca e conflitos agravaram crise humanitária. Portugal com ACNUR lança campanha de sensibilização e recolha de donativos.
Cabo Verde

Cabo Verde. Banco Alimentar duplicou pedidos 

A primeira de duas campanhas anuais do Banco Alimentar decorre este fim de semana e vai envolver 150 voluntários. Devido às várias crises os pedidos duplicaram e estão a "sobrecarregar" a instituição.
Fome

ONU reúne 2,23 mil milhões para Corno de África

Fundos anunciados permitirão que as agências humanitárias sustentem canais de entrega de alimentos, água, cuidados de saúde, nutrição e serviços de proteção.
África

Malaui: 573 mil crianças até aos 5 anos em risco

Malaui enfrenta os efeitos da devastação causada pelo ciclone Freddy. Surto de cólera no país africano já causou 1.759 mortos e atualmente mais de meio milhão de crianças está em risco de subnutrição.
Timor-Leste

PAM procura apoio para merenda escolar em Timor

Realiza-se na próxima semana em Lisboa uma iniciativa de angariação de fundos para divulgar e pedir apoio para o programa da PAM na reabilitação de cozinhas escolares em Timor-Leste.
Mundo

Insegurança alimentar aumenta em 2022

A insegurança alimentar aumentou em 2022 em 58 países devido a conflitos, crises económicas e catástrofes naturais. Várias agências da ONU alertam para a necessidade de ajuda de emergência.
Fome

Fome cresce no continente africano, alerta a ONU

A seca, o aquecimento global e os conflitos são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento de fome no continente africano. Organizações não-governamentais falam em injustiça.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO