434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fome

Fome

ONG exorta a travar fome no Corno de África

Há 14 milhões de pessoas em risco de fome na Somália, Etiópia e Quénia, avança a ONG, revelando que 5,7 milhões de crianças se encontram em risco de malnutrição aguda e 1,7 milhões em risco severo.
Cassete 60

O fim dos czares: a morte dos Romanov

Em 1917, São Petersburgo estava assolada por motins e greves. A população tinha fome e a revolução era inevitável. A 15 de março, o Czar Nicolau II foi forçado a abdicar e a Rússia mudou radicalmente.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Oito a 13 milhões em risco de subnutrição

As interrupções nas cadeias de produção, fornecimento e transporte de alimentos e as restrições às exportações da Rússia terão repercussões significativas na segurança alimentar, alertou a ONU.
África

Fome no Sahel aumentou dez vezes em três anos

O Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, estima que a crise ultrapasse a dos anos anteriores devido a fatores agravantes, incluindo a insegurança e aumento da pobreza devido à Covid-19.
Fome

Treze milhões de pessoas passam fome em África

As colheitas de milhões de agricultores estão destruídas e muitos animais domésticos morreram, obrigando as famílias a abandonar as casas. "Esta situação requer intervenção humanitária imediata".
Somália

Somália. 7,7 milhões precisam de ajuda urgente

A Somália enfrenta o mais longo período sem chuvas significativas no país em 40 anos. As ONG's defendem que "o financiamento precoce impede a ocorrência de uma catástrofe".
Afeganistão

Afeganistão tem 98% da população desnutrida 

Desespero dos afegãos tem levado a situações de venda dos próprios filhos e aumento do trabalho infantil. O pão é, para muitos, o único mantimento para matar a fome.
Fome

Fome. UE financia Sudão e Uganda com 13,3 milhões 

A maior fatia (10,1 milhões) deste total são atribuídos ao Sudão, onde a crescente crise económica, conflitos intertribais, agitação política e civil estão a agravar a grave crise alimentar.
África

Fome no sul de Madagáscar está longe de melhorar

Mulheres que caminham quilómetros por água, crianças que chegam demasiado tarde para serem salvas e pessoas a comer cinzas para enganar a fome são relatos da "horrível" crise alimentar em Madagáscar.
Fome

Fome afeta 1 milhão de angolanos e pode subir 12%

O documento, datado de agosto, tem como objetivo apresentar os resultados da análise da Classificação das Fases de Insegurança Alimentar (IPC) e de desnutrição aguda causadas pela seca.
Angola

ONG responsabiliza PR angolano por fome no país

A Plataforma Sul, integrada por seis organizações da sociedade civil, ameaça recorrer à justiça internacional com acusações de crime contra a humanidade caso líder não mude a abordagem à fome.
Fome

69 milhões de subnutridos no mundo árabe

Países mais afetados são a Somália, onde 59,5% dos habitantes passam fome, com o Governo a enfrentar conflitos com insurgentes jihadistas, e o Iémen, em guerra há sete anos e com 45,4% a passar fome.
Fome

Há 281,6 milhões de africanos a passar fome

A ONU e a União Africana quer mais medidas para combater a fome em África, que "piorou substancialmente" desde 2013. "A situação deve piorar ainda mais este ano", antevê-se.
Crise em Moçambique

Fome. Deslocados trocam arroz por outros bens

O arroz é quase a moeda local, num esforço para tentar combater a fome, já que é o produto predominante recebido pelas ONGs. Aconselha-se a intensificar a produção agrícola.
Cabo Verde

Cabo Verde quer tirar 115 mil da pobreza extrema

O primeiro-ministro revelou que se irá "atuar na área dos cuidados da proteção social de habitabilidade e de reabilitações de casas e acesso a bens básicos, como o acesso à saúde".
União Europeia

UE dá prioridade à situação no Afeganistão 

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) prevê um aumento dos deslocados e refugiados, numa altura em que a fome ameaça mais de metade da população afegã.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas ligadas a morte de crianças 

Desde o início de 2021 que "foram os impactos da crise climática que acabaram por ter o maior impacto" na morte das crianças em África.
Coronavírus

Unicef lança apelo para ajudar crianças

Unicef diz que "à medida que a pandemia da Covid-19 se aproxima do seu 3.º ano, a situação destas crianças agrava-se devido à instabilidade das economias e ao aumento da pobreza e da desigualdade".
Venezuela

Venezuela. ONU alarmada com aumento da subnutrição

Além da deterioração dos serviços, que afetou as vidas e meios de subsistência das famílias vulneráveis, a pandemia da Covid-19 agravou a situação humanitária e a quarentena fez reduzir as atividades.
Banco Alimentar Contra a Fome

Bancos Alimentares angariam 1.680 toneladas

A campanha decorreu em 1.300 superfícies comerciais de 18 regiões e contou com a ajuda de cerca de 22 mil voluntários.
Banco Alimentar Contra a Fome

Banco Alimentar regista aumento de pedidos

O Banco Alimentar contra a Fome realiza até domingo uma campanha de recolha de alimentos, que volta a ser presencial e envolve cerca de 20.000 voluntários, quando se regista nova subida da procura.
Moçambique

Cabo Delgado. "Regresso vai ser complicado"

Jesús Marty, há mais de 20 anos em Moçambique, diz que terrorismo em Cabo Delgado deixou todos "de boca aberta". No terreno lida-se agora com a fome, o trauma e a falta da "esperança de viver".
Fome

Tigray. 200 crianças morreram à fome em hospitais

O estudo apresenta um retrato sobre a situação de fome em Tigray, onde as comunicações foram cortadas e que, segundo a ONU, está sujeita a um bloqueio de facto à entrada de ajuda humanitária.
Organização Mundial de Saúde

OMS. 3,2 milhões de crianças afegãs desnutridas

Instituições humanitárias alertaram para a crescente fome, adjacente a uma seca que o país está a atravessar, assim como uma pesada crise económica.
Fome

Milhões em Madagáscar têm fome

"Até já vendemos a porta de casa". A fome faz com que famílias famintas de Madagáscar vendam tudo o que têm. Há relatos de crianças que já não conseguem ir à escola.
Angola

ONU preocupada com fome em Angola 

Um novo máximo de 45 milhões de pessoas em 43 países estão à margem de uma situação de extrema escassez de comida e "o mínimo impacto" pode ter consequências desastrosas.
Noticiário

23h. 45 milhões de pessoas estão à beira da fome

Um número recorde, avançado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Ainda, António Costa avança que se não for eleito nas legislativas, marcadas para 30 de janeiro, sai da liderança do PS.
Nigéria

Quase 17 milhões sofrerão insegurança alimentar

Segundo as previsões, o total de nigerianos ameaçados de fome chegará a 16,8 milhões de pessoas entre junho e agosto de 2022, um aumento de mais de 4 milhões.
CPLP

Fome. América Latina quer cooperar com CPLP 

A agroindústria é uma necessidade no continente africano, pelo que a ideia é aliar o conhecimento da América Latina no agronegócio para colmatar as necessidades no continente africano.
Moçambique

Milho 8% a 27% mais barato me Moçambique

Crise humanitária em Cabo Delgado é a única que causa alarme nas previsões de segurança alimentar a sete meses em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Quase um milhão precisa de alimentos

O Programa Alimentar Mundial vai continuar a entregar "rações semestrais equivalentes a 39% das quilocalorias diárias", ou seja, menos do que é suposto para que a ajuda dure mais tempo.
Elon Musk

Elon Musk dá 2% da fortuna se ONU acabar com fome

O multimilionário Elon Musk garantiu que irá "imediatamente" vender algumas ações da Tesla se a ONU mostrar exatamente como é que seis mil milhões de dólares (2% da sua fortuna) acabariam com a fome.
Agricultura

Confagri alerta para escasez de bens alimentares

A Confagri alertou para uma "possível escassez de bens alimentares nacionais nas 'prateleiras'", face ao abandono da produção de muitos produtores, bem como do plano estratégico da PAC.
Alterações Climáticas

Crise climática provoca fome aguda em Madagáscar

"Para um milhão de pessoas, significa uma seca de proporções catastróficas, e violações dos seus direitos à vida, saúde, alimentação e água", diz Aminstia Internacional.
Conflitos

Capital de Tigray alvo de novos ataques aéreos

Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas na capital da Etiópia, estando três em estado crítico. Governo defende que instalações atingidas estariam a ser utilizadas pelas forças rebeldes de Tigray.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo lembra caminho para erradicar a fome

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Mundial da Alimentação lembrando o caminho a fazer para combater as desigualdades e erradicar a fome no mundo e também em Portugal.
Fome

Brasil. Capa de jornal vira símbolo da pobreza

"Antes, as pessoas passavam aqui e pediam um pedaço de osso para dar para os cachorros. Hoje, imploraram por um pouco de ossada para fazer comida", contou o homem, de 63 anos, ao Extra.
Fome

Meta de fome zero até 2030 "mal encaminhada"

O Índice Global da Fome de 2021 diz que a combinação de alterações climáticas, pandemia de Covid-19 e os conflitos violentos ameaçam os progressos feitos a nível da fome global.
Brasil

20 milhões de brasileiros passam fome alguns dias

Os dados foram recolhidos num inquérito nacional que se baseou numa amostra de 2.180 domicílios, representativa da população geral brasileira, considerando as cinco regiões do país.
Angola

Angola diverge sobre opção de Estado de Emergência

Os bispos católicos angolanos defenderam a declaração de Estado de Emergência no sul do país devido à seca e fome provocada pela longa estiagem. Oposição e MPLA divergem.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.