250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Fome

Fome

Angola e Moçambique enfrentam crise alimentar

Um relatório da ONU alertou para o problema da emergência alimentar em Angola e Moçambique. Países concentram mais de três milhões de pessoas que apresentam múltiplas formas de desnutrição.
Moçambique

Moçambique precisa de reposta urgente à crise 

A crise humanitária em Moçambique representa mais de 950.000 pessoas sem condições alimentares. É estimado que seja precisos 82 milhões de dólares para resolver a situação.
Moçambique

Deslocados enganam a fome com folhas de feijão

190
O preço da segurança é a fome. Não há comida que chegue, "mas as crianças dormem melhor. As crianças podem brincar", longe do som das armas dos grupos que atacam Cabo Delgado há três anos e meio.
Moçambique

Quase cego, idoso passou 7 dias de fome no mato

155
"Estava com a minha mulher e com uma criança, apanharam-me e fugimos para o mato". Quase cego, o ancião conta os "sete dias sem dormir e sem comer" e as crianças que se perderam na fuga de Palma.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
Moçambique

Crianças são alvo de ataques em Moçambique

201
De acordo com a ONG Save The Children, cerca de metade das pessoas afetadas pela violência em Cabo Delgado são menores de 18 anos e "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" na região.
Somália

Somália: 2,7 milhões de pessoas em risco de fome

A ONU alerta para a degradação da situação humanitária no país africano. O número de habitantes que poderão sofrer de falta de alimentos representa um aumento de 65% face aos números atuais.
Iémen

Insegurança alimentar afeta milhões no Iémen 

São mais de 16 milhões as pessoas que estão a sofrer pela insegurança alimentar no Iémen, devido aos três navios com combustível retidos desde início do ano que aguardam autorização para descarga.
Coronavírus

ONG alertam para fome nos países mais pobres 

"Certas partes do Iémen e do Sudão do Sul já estão à beira da fome" com a Covid-19. A ONU pediu, durante esta conferência virtual patrocinada pela Suíça, 3,85 biliões de dólares para o Iémen.
Nações Unidas

ONU alerta para mais fome na América Central

O número de pessoas em situação de fome quadruplicou para 8 milhões e 1.7 milhões precisam de ajuda urgentemente. A pandemia e furacões de 2020, Eta e Iota, agudizaram as condições de vida da região.
África

Angola. Seca e fome com proporções alarmantes 

175
O agravar da seca e da fome no sul de Angola está a piorar devido à falta de chuvas, que está a afetar a população, culturas agrícolas e gado: "a maior parte das famílias já está sem alimentos".
Fome

Combate à fome gera listas de espera

444
São cada vez mais os que têm direito a cabazes do Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas e que pedem essa ajuda. Mas a oferta, já reforçada, continua a não chegar para todos.
Síria

ONU. 12,4 milhões de pessoas na Síria passam fome

Agência da ONU diz que "quase 60% da população síria encontra-se atualmente numa situação de insegurança alimentar" e muitas famílias dependem exclusivamente da ajuda externa para poderem comer.
Cruz Vermelha

Etiópia. Fome pode atingir "dezenas de milhares"

A Cruz Vermelha estima que cerca de 3,8 milhões de pessoas do Tigray, na Etiópia, necessitam de ajuda humanitária. A fome pode atingir as "dezenas de milhares de pessoas" em dois meses.
Coronavírus

Banco Alimentar do Porto com mais 600% de pedidos

O Banco Alimentar do Porto apoia já 60.000 pessoas no distrito, com um registo de 600% nos pedidos de ajuda desde o início da pandemia.
Solidariedade

Sines entrega ao domicílio e alarga refeições

203
A Câmara Municipal de Sines vai alargar as refeições escolares aos alunos carenciados do secundário e garantir a sua entrega ao domicílio, abrangendo os diversos níveis de ensino.
UNICEF

Omara: causas e culpas não podem impedir ajuda

Para cumprir a nossa missão temos que estar em todo o lado, independentemente dos regimes políticos, da guerra ou da paz, da riqueza ou pobreza de cada país. Temos que estar onde as crianças precisam
Coronavírus

EUA. Milhões recorrem a instituições para comer

101
As associações responsáveis pela distribuição de refeições estão a trabalhar a um ritmo cada vez maior, mas não é suficiente para compensar o número crescente de pessoas em situação de pobreza.
Coronavírus

Pobres devido à pandemia fazem circuito de apoios

466
A segunda vaga da pandemia de Covid-19 fez aumentar procura por refeições no Porto. Desde o início da pandemia, 6.428 das refeições distribuídas foram para crianças com menos de 10 anos.
Moçambique

Apoio alimentar vai ser reduzido em Moçambique

O Programa Alimentar Mundial vai reduzir as porções de alimentos devido a uma situação de subfinanciamento ao longo de todo o ano. Dos 96 milhões de dólares com que contava, tem apenas 11,7 milhões.
Direto ao Assunto

"Há pessoas que trabalham e continuam pobres"

210
"Não sabemos quantas pessoas estão em situação de pobreza", diz Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas defende um rendimento de substituição dos rendimentos perdidos baseado no salário mínimo.
Coronavírus

Covid-19. Apoio alimentar aumenta no Algarve

Os pedidos de apoio à Refood em Faro estabilizaram em agosto e setembro, mas desde o início de outubro que não param de chegar novos pedidos. Há cerca de 300 famílias apoiadas.
Fome

África. Quatro países ameaçados pela fome

Os países ameaçados pela fome são o Burkina Faso, localizado na região do Sahel da África Ocidental, a zona nordeste da Nigéria, o sul do Sudão e o Iémen.
Fome

Moçambique. Ajuda não chega a metade das pessoas

A rede humanitária de Alerta Antecipado de Fome alertou que a ajuda alimentar dirigida aos 435.000 deslocados da violência armada em Cabo Delgado, chega apenas a cerca de 274.000 pessoas
Fome

Programa Alimentar Mundial pede mais investimento

O responsável pelo programa da ONU afirma que "o dinheiro disponível para resposta de emergência é muito mais do que o dinheiro para prevenir emergências"
Fome

Níveis de fome "alarmantes" em vários países 

A última edição do Índice Global da Fome revelou que em mais de 50 países persistem níveis da fome "graves". Timor-Leste, Chade e Madagáscar é onde se regista piores índices dos níveis de fome.
Coronavírus

Covid-19 pode fazer mais 132 milhões de famintos

As Nações Unidas anunciaram que 822 milhões de pessoas podem passar fome este ano, mais 132 milhões do que o ano passado, um aumento justificado pela pandemia de Covid-19.
Solidariedade

Covid-19: Caritas já gastou quase 80 mil euros

A Caritas divulgou que, desde março, gastou 80 mil euros em apoios. Se a alimentação é a ajuda prioritária, os apoios para pagar rendas, luz, medicamentos e exames médicos mobilizam 77 mil euros.
Timor-Leste

Timor-Leste regista índice "alarmante" de fome

Timor-Leste regista níveis "alarmantes" de fome, uma situação que se agravou nos últimos anos, e é o segundo pior classificado entre 107 países, a seguir ao Chade.
Nobel da Paz

Nobel: 5 vezes em que a comida foi arma de guerra /premium

135
O Programa Alimentar Mundial recebeu o Nobel da Paz e presidente do comité lembrou que "a fome é uma das armas mais antigas de conflito no mundo". Assim foi, da Ucrânia de Estaline à Síria de Assad.
Venezuela

Covid-19. Crise humanitária na Venezuela está pior

200
Vários bispos da Venezuela denunciam as condições de pobreza no país sul-americano e realçaram que a pandemia de Covid-19 veio agravar a situação. A fome continua a ser principal problema.
Fome

Fome atingiu maior número de sempre

David Beasly, chefe do Programa Alimentar da ONU, alertou para "uma pandemia de fome" e apelou aos multimilionários para que disponibilizem meios para ajudar quem está nesta situação de risco.
Pobreza

Câmaras doaram comida a mais de 89 mil pessoas

409
Coimbra, Maia, Vila Real e Paredes relatam que houve um "aumento exponencial" dos pedidos de ajuda. A Câmara de Lagos, por exemplo, registou um aumento de 220% do número de famílias abrangidas.
Nações Unidas

ONU. Pandemia está a agravar desnutrição infantil

Com a pandemia, o número de crianças desnutridas "poderá atingir os quase 54 milhões nos primeiros 12 meses da crise", o que "poderá resultar em 10.000 mortes adicionais de crianças por mês".
Coronavírus

Objetivo Fome Zero até 2030 "está em risco"

A ONU alertou que o Objetivo Fome Zero até 2030 está em risco, sendo que quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, número que pode ser agravado este ano com o impacto da pandemia.
Iémen

Situação grave no Iémen exige resposta imediata

Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem por falta de alimentos no Iémen. O Programa Alimentar Mundial alerta que a situação exige uma resposta imediata. O país está em guerra desde 2014.
Coronavírus

Oxfam: Brasil é zona emergente de fome extrema

193
Oxfam sinalizou o Brasil, tal como a Índia e a África do Sul, como “zonas emergentes” de fome extrema, adiantando que a pandemia de Covid-19 veio acelerar o crescimento da pobreza e da fome no país.
Coronavírus

Oxfam alerta: fome pode matar mais que a Covid-19

1837
A atual pandemia agravou as situações de fome verificadas em vários pontos do mundo e criou outros epicentros. Em África, 50 milhões de pessoas estão em risco de fome extrema.
Coronavírus

Milhões de crianças no Iémen à beira da fome

Milhões de crianças vão ficar à beira da fome no Iémen, devastado pela guerra, afetado pela pandemia e pela quebra na ajuda humanitária, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Genocídio

Ucrânia, 1932-1933: genocídio? Um esclarecimento

A partir do Outono de 1932, os estalinistas decidiram impor medidas drásticas à Ucrânia e ao Cáucaso Norte que só poderiam resultar na morte pela fome de massas de ucranianos. Mas não foi um genocídio
África

Praga de gafanhotos ameaça 5 milhões de pessoas

A nova invasão destes insetos complica uma situação alimentar que já estava a ser agravada pela propagação da pandemia da Covid-19, que dificulta a aplicação de medidas para atacar o problema.
Moçambique

Moçambique. Dez mil refugiados em situação de fome

119
Os refugiados foram obrigados a sair das suas casas nos distritos de Quissanga e Metuge e estão alojados em três centros de acomodação, avançou o Centro para a Democracia e Desenvolvimento.
Coronavírus

Bandeiras brancas à janela para pedir comida

543
Movimento começou na Guatemala, mas alastrou rapidamente para um dos países vizinhos. Há quem saia à rua com uma bandeira branca para pedir alimentos: "Se não morremos do vírus, morremos da fome".
Coronavírus

"Resposta global ignora refugiados e fome"

226
A Amnistia Internacional denuncia que a resposta global à pandemia da Covid-19 está a ignorar as fragilidades de milhões de refugiados, além de estar a potenciar situações de precariedade e fome.
Pobreza

A emergência agora (também) é outra

478
A primeira missão das empresas é a sua sobrevivência e a preservação dos seus postos de trabalho, mas não podem esquecer o apoio ao Terceiro Setor, que luta de perto contra as situações mais extremas.
Coronavírus

Desacatos. Multidão na Amadora para receber comida

598
A polícia foi chamada a intervir para controlar as longas filas. Convocatória foi feita por WhatsApp e passa palavra, tendo várias mulheres esperado mais de três horas para receber alimentos
Coronavírus

Governo recorre a plano da troika para travar fome

617
Governo aumenta em 50% capacidade de programa de emergência alimentar que foi negociado por Passos Coelho nos tempos da troika. Distribuição de alimentos vai abranger famílias em lay-off e desemprego.
Fome

Ninguém se salva sozinho

249
Eles não ficaram a pensar se cabe ao Estado o papel “providenciador” nem presos na dúvida moral sobre o “assistencialismo”: cuidaram de se proteger e pragmaticamente saíram à rua para fazer acontecer.
Coronavírus

África. Mais 130 milhões em risco de fome aguda 

136
A pandemia de Covid-19 pode lançar mais 130 milhões de africanos para uma situação de fome aguda, alertou o economista-chefe do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU.
Coronavírus

UE e OMC apostados em garantir cadeia alimentar

União Europeia e 21 outros países da Organização Mundial do Comércio vão assegurar um bom funcionamento das cadeias globais de abastecimento alimentar para evitar o aumento do risco de fome no mundo.
Fome

Cerca de 135 milhões de pessoas passam fome

311
Cerca de 135 milhões de pessoas no mundo estavam à beira da fome em 2019, o número mais alto apresentado nos quatro anos de existência do Relatório Global 2020 sobre Crises Alimentares.
Direitos Humanos

Guiné. Liga dos Direitos Humanos alerta para fome

752
A Liga refere que as suas unidades locais de alerta registaram 650 famílias em "situação de insegurança alimentar grave em várias regiões do país".
Alterações Climáticas

Cientistas alertam para 5 ameaças à humanidade

581
Centenas de cientistas alertam para eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas, crises alimentares e de água e falha na adaptação às alterações climáticas.
Fome

Moçambique. Urgência no combate à desnutrição

A Sociedade Civil de Moçambique pediu ao Governo ações concretas no combate à desnutrição crónica, um problema de saúde pública que constitui "uma emergência nacional".
Fome

África. Fome ameaça 11 milhões de pessoas

No sul de África as temperaturas estão a aumentar a mais do dobro do ritmo do aquecimento global. A seca que está a afetar esta zona ameaça a vida de mais de 11 milhões pessoas, diz Cruz Vermelha.
África

África. 14 milhões precisam de ajuda alimentar

Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar no próximo verão. Situação prende-se, principalmente, com deslocações provocadas por insegurança.
Zimbabué

Zimbabué. Insegurança alimentar atinge mais de 60%

"Mais de 60% da população está em situação de insegurança alimentar" devido à "hiperinflação", afirmou a relatora da ONU, acrescentando que nas zonas rurais existem "5,5 milhões de pessoas" em causa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Japão assinam acordo de ajuda alimentar

É a primeira ajuda em arroz do Japão a São Tomé na era de Jorge Bom Jesus. A última prestada ao país serviu para o financiamento das eleições e de renovações no parque escolar e hospitais.
África

Fome. 45 milhões de pessoas em risco em África

Num comunicado conjunto, várias agências das Nações Unidas assinalaram a possibilidade de um "recorde de 45 milhões de pessoas nos 16 países" serem afetadas pela "pior seca em 35 anos".
Mundo

Moçambique lança campanha agrícola

O Presidente lança esta segunda-feira uma campanha agrícola à luz do risco de insegurança alimentar causado pela seca, pelo ciclone Kenneth e pelos conflitos armados em várias zonas do país.
Timor-Leste

Timor: o país da Ásia onde há mais fome

O nível de fome em Timor-Leste só é ultrapassado no mundo por sete nações: Haiti, Libéria, Zâmbia, Madagáscar, Chade, Iémen e República Centro Africana.
Guiné-Bissau

ONU investe 55 milhões de euros na Guiné

Plano estratégico do Programa Alimentar Mundial prevê erradicar a fome e má nutrição na Guiné-Bissau até 2030, estimando um investimento de 55 milhões de euros até 2024.
Moçambique

Moçambique. 38 mil crianças poderão ficar em risco

117
Unicef alerta que Moçambique poderá ter 38 mil crianças malnutridas em risco de vida no próximo ano, sendo que cerca de um milhão de moçambicanos estão, atualmente, em "crise alimentar".
Organização Mundial de Saúde

Nutrição pode salvar 3,7 milhões até 2025

279
A OMS recomenda que os serviços de saúde estejam prontos para garantir uma nutrição adequada em cada estágio da vida, com dietas saudáveis, o que poderia salvar 3,7 milhões de pessoas até 2025.
Comissão Europeia

Fome. CE disponibiliza 9 milhões para o Haiti

Em causa está um pacote de nove milhões de euros, que acresce aos 12 milhões de euros já disponibilizados em 2018, para combater a fome e suportar as necessidades básicas de mais de 130 mil pessoas.
Fome

Fome no mundo cresce e afeta mais de 821 milhões

164
Atualmente, a nível mundial, cerca de 149 milhões de crianças com menos de cinco anos têm um crescimento deficitário por causa da falta de alimentos. Continente que mais sofre é o africano.
Somália

Dois milhões de somalis em risco de morrer de fome

Mais de dois milhões de somalis, incluindo crianças, podem morrer de fome até o final do verão se a ajuda internacional não for enviada rapidamente para o país, alertou a ONU.
Moçambique

Moçambique. População a salvo mas com fome

Há ainda sete vias cortadas, como as que permitem chegar à ilha do Ibo, onde há 15.000 afetados e são os helicópteros do PAM estão a levar ajuda alimentar para o local.
Fome

Papa pede que luta contra a fome não seja slogan

125
Moçambique é o país lusófono com maior prevalência de subnutrição e Angola regista progressos substanciais. Papa considera que é preciso colocar a tecnologia ao serviço dos pobres.
Moçambique

Há 800 mil pessoas a precisar de apoio alimentar

Regiões no centro e sul do país são as mais afetadas devido à seca e infestações, numa momento de escassez agrícola, em que é cíclico o aumento da insegurança alimentar.
Fome

8 países concentram maioria das pessoas com fome

2692
56 milhões de pessoas, em oito países, necessitam de alimentos urgentemente. Em cinco deles, a fome crónica não para de crescer devido aos conflitos.
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Fome

20 milhões de pessoas do Iémen passam fome

489
A guerra no Iémen, disputada entre os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, e as forças pró-governamentais já causou mais de 10 mil mortos e mais de 56 mil feridos.
Fome

Portugal e FAO assinam acordo contra a fome

Assinado pelo ministro da Agricultura português e pelo diretor-geral da FAO o acordo visa a melhoria das capacidades do escritório daquele órgão das Nações Unidas em Portugal e junto da CPLP.
Fome

FAO pede esforço para erradicar fome até 2030

Maria Helena Semedo, apelou segunda-feira, em Lisboa, a esforço maior na erradicação da fome até 2030, lamentando os últimos dados divulgados pela instituição.
Fome

3,6 milhões em risco de fome no Afeganistão

175
Além do conflito armado que assola o país, o país registou a pior seca da última geração. O conflito neste país fez mais vítimas do que no Iémen, diz a ONU.
Ajuda Humanitária

Iémen. Arábia Saudita e Emirados doam 500 milhões

Cada país doará 250 milhões de dólares para ajudar na alimentação de mais de 10 milhões de pessoas ameaçadas pela fome -- Segundo a ONU mais de 10.000 pessoas morreram já na guerra no Iémen.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Fome

República Centro-Africana. ONU alerta para fome

Cerca de dois milhões dos 4,6 milhões de habitantes da República Centro-Africana precisam de uma "ação alimentar urgente", alertou a Organização das Nações Unidas.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Fome

Quase 500 milhões de pessoas passam fome na Ásia

Apesar do rápido crescimento económico, a região Ásia-Pacífico tem quase 500 milhões de pessoas a passar fome e os programas de ajuda internacional estagnaram, revela um relatório da ONU divulgado.
António Guterres

Banco Mundial e tecnologia para erradicar fome

O líder da ONU descreveu como "crucial a colaboração estabelecida com o Banco Mundial", para assegurar fundos, bem como uma crescente introdução da tecnologia para garantir uma resposta cada vez mais
Fome

Malnutrição matou 804 crianças angolanas em 2017

A malnutrição grave matou 804 crianças com menos de 5 anos em Angola no ano passado, sendo a sétima doença com mais mortes notificadas pelas autoridades, indica o Boletim Epidemiológico.
Fome

"Não estamos a ganhar a guerra contra a fome"

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disse que o mundo não está a ganhar a guerra contra a fome a nível global e relativizou os dados que mostram que há menos pessoas na pobreza.
Venezuela

Venezuela. Dez portugueses em prisão preventiva

Um tribunal da Venezuela decidiu manter em prisão preventiva pelo menos dez portugueses e luso-descendentes acusados de impedir o abastecimento de produtos e de violarem as leis que regulam os preços
Iémen

Fome. Mais um milhão de crianças em risco no Iémen

456
Mais de cinco milhões de crianças estão em risco de fome no Iémen, devido à guerra em curso, responsável pela subida do preço dos alimentos por todo o país, anunciou a Save the Children.
Angola

População em Angola "não passa fome"

191
O ministro da Agricultura e Florestas de Angola disse que o país tem alguma "população considerável que não passa fome como tal", mas que "se encontra numa situação difícil".
Angola

Angola reduziu fome, mas precisa de lutar pobreza

A comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana afirmou que Angola progrediu na redução da fome, mas precisa de reforçar a estratégia para diminuir a pobreza.
Fome

África. Seca pode agravar insegurança alimentar

O diretor para a Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) alertou que a seca poderá agravar a insegurança alimentar na região.
Cabo Verde

Cabo Verde. 30 mil com alimentação em risco

O diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, estimou em cerca de 30 mil as pessoas cuja segurança alimentar será afetada pela seca em Cabo Verde, menos que as previsões iniciais.
Angola

Angola. Mais de 100 mortos por malnutrição em Bié

383
A província angolana do Bié registou, no primeiro trimestre deste ano, 103 óbitos por malnutrição, de um total de 636 casos da doença, dos quais 435 viram recuperado o seu estado de saúde.
UNICEF

UNICEF alerta para a fome na RDCongo

106
Cerca de 400 mil crianças "correm o risco de morrer" de fome na região de Kasai no centro da República Democrática do Congo , alertou esta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Fome

Já são 124 milhões os que passaram fome em 2017

A intensificação dos conflitos e a seca persistente em várias regiões do mundo fizeram subir para 124 milhões em 51 países o número de pessoas que passaram fome em 2017.
Brasil

Brasil pode voltar ao mapa da fome, diz FAO

O Brasil saiu do mapa da fome, elaborado pela FAO desde 1990, pela primeira vez em 2014. Os cortes significativos nos programas sociais são uma das preocupações da organização.
Angola

Angola. Crise afeta distribuição de alimentos

A crise angolana fez com que o Governo só consiga cobrir 43% das 15 mil famílias vulneráveis a que se propôs ajudar. O governo angolano ajudou 6.500 famílias.
Banco Alimentar Contra a Fome

Ação do Banco alimentar arranca esta sexta-feira

Mais de 40 mil voluntários vão estar em supermercados de todo o país a pedir às pessoas que contribuam para a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, destinada a apoiar 420 mil pessoas.
Síria

Síria. Pior crise de desnutrição infantil

Ghouta Oriental, região rebelde perto de Damasco, vive a pior crise de subnutrição infantil desde 2011. 400 mil pessoas estão cercadas nesta região. Metade são crianças.
Banco Alimentar Contra a Fome

Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

Os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome vão estar nos supermercados este fim-de-semana, numa campanha destinada a ajudar 420 mil pessoas.
Sociedade

Há mais pessoas com fome ajudadas por instituições

O número de pessoas assistidas por instituições que esteve "uma vez ou outra" sem comer durante um dia inteiro "aumentou de forma significativa" entre 2014 e 2016, passando de 18% para 26%.
Fome

África subsariana: 224 milhões passam fome

Na África subsariana 224 milhões de pessoas passam fome, 12% a mais que aos números relatados em 2016. Ali, a fome tem aumentado nos últimos tempos, tal como noutras partes do globo.
Moçambique

Rússia perdoa 34 milhões de dívida a Moçambique

A Rússia perdoou 34 milhões de euros de dívida a Moçambique. O valor vai ser convertido em refeições escolares para 150 mil crianças nos próximos cinco anos.
Iémen

Iémen. ONU alerta para risco de fome

O chefe do Programa Alimentar da ONU alertou para o risco de fome de centenas de milhares de crianças no Iémen. A coligação liderada pela Arábia Saudita encerrou todas as ligações com o país.
Igreja Católica

Angola. Bispos pedem "pluralidade" ao Governo

Os bispos angolanos exortaram o novo Governo angolano a "não ter medo do contraditório" e pediram pluralidade informativa". Os bispos dizem-se preocupados com a fome e a falta de medicamentos no país.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Moçambique

"É possível acabar com a fome em Moçambique"

134
Sete milhões de moçambicanos vivem com a fome à espreita, mas a diretora do Programa Mundial de Alimentação, em Moçambique, Karin Manente, acredita que é possível acabar com a fome no país até 2030.
Fome

ONU. Fome aumentou depois de dez anos a descer

Depois de mais de dez anos a descer, a ONU anunciou esta sexta-feira que a fome mundial voltou a aumentar. Os principais motivos são os conflitos violentos e os desastres climáticos.
Nações Unidas

Mundo enfrenta maior crise humanitária em 70 anos

142
O diretor do Programa Alimentar Mundial alertou para a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.
Inovação

Cientistas criam proteína a partir de eletricidade

307
Eletricidade, água, dióxido de carbono e micróbios: esta é a nova receita para combater a fome mundial. Criada por investigadores finlandeses, a nova fórmula traz vantagens económicas e ambientais.
Venezuela

Venezuela. Oposição convoca "marcha contra a fome"

A oposição venezuelana convocou uma "marcha contra a fome" para este sábado. Henrique Capriles diz que a escassez de alimentos é um dos principais problemas do país.
Banco Alimentar Contra a Fome

Jonet apela a doação de alimentos pela internet

517
A presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, apelou aos portugueses para contribuírem na internet, caso não o possam fazer fisicamente, na recolha de alimentos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Arranca Banco Alimentar com 40 mil voluntários

624
Mais de 40 mil voluntários do Banco Alimentar contra a Fome vão recolher alimentos em superfícies comerciais de todo o país este fim de semana. Destinam-se a apoiar 420 mil pessoas carenciadas.
Desperdício Alimentar

Denúncia contra supermercados que destroem comida

164
O especialista em redução do desperdício alimentar incentivou esta quinta-feira a denúncia dos supermercados que destroem comida que sobra, impedindo o seu aproveitamento.
Fome

Bielorrússia. Fome extrema denunciada em orfanatos

635
Imagens de crianças extremamente magras estão a chocar a Bielorrússia. Uma revista online refere que uma jovem de 20 anos pesava 11,5 quilos.
África

África. ONU alerta para risco de mortos "em massa"

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou para o risco de mortos "em massa" devido à fome no Corno de África, na Nigéria e no Iémen.
Fome

Mais de 100 milhões de pessoas ameaçadas pela fome

Uma combinação de preços recorde, conflitos e condições climatéricas adversas em 2016 fez subir para 108 milhões o número de pessoas ameaçadas de fome no mundo.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha: 12,8 milhões contra fome na Etiópia

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) pediu 12,8 milhões de euros para ajudar nos próximos nove meses 320.000 pessoas em risco de fome devido à seca na Etiópia.
Venezuela

Venezuela. Famílias têm de procurar comida no lixo

138
A Fundação AIS alertou para a situação "cada vez mais difícil" na Venezuela, onde 82% da população vive na pobreza e algumas famílias têm de procurar comida no lixo para conseguirem sobreviver.
Somália

Fome na Somália mata 110 pessoas nos últimos dias

198
O primeiro-ministro da Somália, Hassan Ali Khaire, revelou que 110 pessoas morreram de fome nas últimas 48 horas numa única região do país, onde uma grave seca afeta milhões de pessoas.
Fome

Fome ameaça 37 países no Mundo

A fome ameaça 37 países que dependem da ajuda alimentar externa devido aos conflitos e à seca, apesar de abundarem as colheitas a nível mundial, indica relatório da ONU.
Fome

Projeto brasileiro com "êxitos" no combate à fome

Iniciativa brasileira Fome Zero inspirou várias agências da ONU e outros países no combate à fome. "Foi uma fonte de inspiração muito importante", disse representante das Nações Unidas em Portugal.
Pobreza

O factor humano

388
Se o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um tufão a milhares de quilómetros de distância, imagine, caro leitor, o que um gesto de boa vontade seu pode fazer em prol da Humanidade.
Nações Unidas

75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria

A ONU estima que cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças possam morrer de fome nos próximos meses, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.
Iémen

Saida, de 18 anos, o rosto da fome no Iémen

959
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.
Timor-Leste

Combate à fome: Timor-Leste é segundo pior da Ásia

185
Timor-Leste é o segundo país da Ásia e o oitavo do planeta com mais problemas de fome, apesar de nos últimos três anos ter registado melhorias, segundo um relatório divulgado hoje.
Nicolás Maduro

Como Maduro quer resolver a fome na Venezuela

924
A Venezuela enfrenta uma grave crise económica e social e há cada vez mais pessoas a passarem fome. Face à situação trágica do país, Nicolás Maduro teve que tomar medidas. Veja quais.
Guerra

Fome afeta 56 milhões em 17 países em conflito

Mais de 56 milhões de pessoas de 17 países afetados por conflitos internos, como a Guiné-Bissau, estão numa situação de crise ou emergência alimentar, segundo duas agências das Nações Unidas.
Fome

Seca em África põe milhões em risco de fome

A África Austral vive atualmente a pior seca dos últimos 35 anos devido ao fenómeno climático El Niño. Em Angola, 1,25 milhões de pessoas estão em risco, mas está longe de ser o país mais afetado.
Justiça

"Tenho fome. Mas não tenho as minhas filhas"

485
Ana está em greve de fome há nove dias. A custódia das duas filhas foi entregue ao pai, condenado por violência doméstica, e a mulher de 34 anos culpa a juíza e a Segurança Social.
Bolívia

Bill Gates doa galinhas à Bolívia. País rejeita

170
Bill Gates está a oferecer 100.000 galinhas a diversos países com populações em situação de pobreza. Mas o donativo não foi bem recebido na Bolívia: o Governo rejeitou-o, considerando-o "ofensivo".
Banco Alimentar Contra a Fome

1.921 toneladas para o Banco Alimentar

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais e mais de 40 mil voluntários.
UNICEF

Sobreviver ao El Niño

Perante as diversas situações derivadas dos os efeitos intensos do El Niño e que requerem simultaneamente ajuda de emergência, evitar uma tragédia na África Oriental e Austral deve ser uma prioridade.
Mundo

Desperdício alimentar. Quando o lixo não é lixo

410
Em Portugal desperdiça-se cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano. O Observador foi saber quem anda a combater esta realidade pelo mundo, o que acontece por cá e o que cada um pode fazer.
UNICEF

África.Um milhão de crianças com desnutrição grave

Quase um milhão de crianças na África Oriental e Austral sofre de "desnutrição aguda grave" depois de dois anos de seca, alertou hoje a UNICEF.
Conflito na Síria

Síria aprova ajuda humanitária em 7 zonas sitiadas

O Governo sírio aprovou a entrada de ajuda humanitária em sete áreas sitiadas no país, anunciou a ONU, que já está a preparar a ajuda que deve ser distribuída às populações.
Mundo

40 000 pessoas deixadas a morrer à fome no Sudão 

Pelo menos 40 000 pessoas estão a ser deixadas a morrer à fome nas zonas de guerra do Sudão do Sul, alerta relatório das Nações Unidas, num apelo às forças rivais para que deixem entrar ajuda.
Conflito na Síria

A fome invade a cidade síria de Deir al-Zor

A cidade síria de Deir al-Zor vive atualmente cercada pelo Estado Islâmico. Um vídeo mostra como a fome começa a assolar a cidade (artigo com conteúdo sensível).
Conflito na Síria

Regime sírio autoriza acesso humanitário a Madaya

O regime sírio autorizou o envio de ajuda humanitária pela ONU para a cidade rebelde de Madaya, perto de Damasco, cercada pelo exército, onde 42.000 pessoas permanecem sem recursos alimentares.
Angola

UNITA pede estado de "calamidade nacional"

A UNITA defende que o Governo angolano deve decretar o "estado de emergência e calamidade nacional" no sul, face à seca e fome que atingem algumas províncias.
Solidariedade

Banco Alimentar: 2.270 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 2.270 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana, valor abaixo das 2.650 toneladas angariadas na última campanha.
Fome

Fome no mundo em desenvolvimento diminuiu 27%

A luta contra a fome no mundo registou "progressos significativos" nos últimos 15 anos, com uma redução global de 27% e o Brasil a constituir-se como o que mais diminuiu a subnutrição entre os 128 países analisados num estudo.
Fome

Porque é que fica mal-humorado quando tem fome?

1762
Gabriel o Pensador já cantava: “cara feia… pra mim é fome, e cara alegre é a cara de quem come”. E o cantor brasileiro não podia estar mais perto da verdade.
Fome

Erradicar a fome até 2030? 239 mil milhões por ano

Para erradicar a fome no mundo até 2030 é necessário um investimento de 239 mil milhões anuais durante os próximos 15 anos, indica a organização da ONU para a Alimentação e Agricultura.
São Tomé e Príncipe

Presos nas roças, presos na pobreza

515
As roças abandonadas e reutilizadas por muitas famílias em São Tomé e Príncipe ainda escondem ciclos de pobreza. Ex-colónia portuguesa celebra 40 anos de independência, a 12 de julho.
Organização Mundial de Saúde

Há mais jovens com fome em casa

340
O número de jovens que afirma sentir fome por não ter comida em casa aumentou em 2014, segundo um estudo que revela ainda que quase todos apresentam algum tipo de problema nutricional.
Pobreza

Se for às compras, leve um saco do Banco Alimentar

Mais de 42 mil voluntários participam hoje e domingo na campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome destinada a apoiar mais de 400 mil portugueses carenciados.
Bolívia

ONU procura parceiros contra a fome na Bolívia

Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) enfrenta uma carência de fundos para financiar as suas estratégias de luta contra a fome na Bolívia, pelo que procura parceiros para cooperar.
Hollywood

Paltrow e o nada bem sucedido "turismo de pobreza"

A atriz tentou viver à base de senhas alimentares durante uma semana, como parte de um desafio proposto pelo Banco Alimentar de Nova Iorque. A iniciativa não correu bem e a Internet zangou-se.
Fome

ONU pede 111 milhões de ajuda para Coreia do Norte

As Nações Unidas lançaram quarta-feira um apelo para a recolha de fundos no valor de 111 milhões de dólares para ajudar 70% da população da Coreia do Norte, ameaçada de má nutrição.
Conflito na Ucrânia

Cinco milhões de pessoas precisam de ajuda

Cerca de cinco milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária devido ao conflito no leste da Ucrânia, alertou a ONU, referindo que se trata de "uma situação muito sombria".
Fome

ONU pede 2 milhões para o Sudão do Sul

Nações Unidas apelaram a doações de 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) para ajudar mais de 2,5 milhões de sul-sudaneses ameaçados pela fome no país.
Rússia

Deputado russo propõe que pessoas comam menos

O deputado Ilya Gaffner garantiu que a subida do preço dos alimentos na Rússia não é uma tragédia e que a solução é simples: comer menos.
Crime

Norte-coreanos matam, na China, por comida

O líder norte-coerano, Kim Jong-un, apertou o cerco à corrupção. O resultado foi fome e miséria entre os soldados, o que tem levado a ataques a algumas aldeias fronteiriças, do lado chinês.
Fome

Banco Alimentar recolheu menos 15% face a 2013

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome disse hoje que as 2.325 toneladas recolhidas na campanha do fim de semana representa um decréscimo de 15% face a 2013.
Fome

2.325 toneladas recolhidas pelo Banco Alimentar

Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim de semana 2.325 toneladas de alimentos, numa campanha realizada em 1.995 superfícies comerciais com a colaboração de 42 mil voluntários.
Pobreza

Banco Alimentar está de novo a recolher alimentos

Cerca de 42 mil voluntários iniciam sábado a tradicional campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, que disponibiliza, pela primeira vez, sacos de papel em prol do ambiente.
Fome

Fome atinge centro de Moçambique

Fraca produção agrícola e conflito militar causam fome a centenas de pessoas no interior de Gorongosa, no centro de Moçambique.
Ébola

Países africanos à beira de grave crise alimentar

Hilal Elver, relatora especial da ONU para o Direito à Alimentação, garantiu que os países afetados pela epidemia de ébola podem estar à beira de uma grave crise alimentar.
Alimentação

Banco Alimentar tem 10 mil pessoas em espera

O Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal distribui alimentos para mais de 30.000 pessoas, mas há mais 10.000 em lista de espera e este número não para de aumentar, revelou à Lusa o presidente da instituição, António Alves.
A página está a demorar muito tempo.