O português Nuno Borges, número um nacional e 51.º do ranking mundial de ténis, qualificou-se esta sexta-feira pela primeira vez para as meias-finais de um torneio ATP, em Bastad, na Suécia, onde venceu o cazaque Timofey Skatov, nos “quartos”.

Aos 27 anos, o tenista natural da Maia vai disputar pela primeira vez o acesso a uma final de um torneio do circuito frente ao argentino Thiago Agustin Tirante, 121.º, que esta sexta-feira derrotou o espanhol Roberto Carballes Baena, 54.º do mundo, por 6-3, 2-6 e 7-5, em duas horas e 16 minutos.

Para chegar a esta fase, e defrontar Tirante, que o derrotou no único embate entre ambos, em 2023, Borges, sétimo cabeça de série, venceu, na terra batida do torneio sueco, Timofey Skatov, 223.º do mundo, pelos parciais de 6-4 e 6-3, em uma hora e 30 minutos.

Esta foi a terceira presença do português nos “quartos” — todas em 2024 —, depois dos desaires frente ao norueguês Casper Ruud, em Los Cabos, e ao chileno Cristian Garin, no Estoril Open, perante Skatov, estreante nestas fases, com quem dividia o historial de embates anteriores, com uma vitória para cada.

Nos oitavos de final, Nuno Borges derrotou o também português e seu companheiro de treino Henrique Rocha, número 182 do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR