O próximo ano letivo terá 54.601 vagas para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior — um aumento de 290 em comparação com o último ano. O curso com maior aumento do número de vagas foi Arquitetura e aquele em que as vagas mais diminuíram foi Gestão, ambos na Universidade de Lisboa. Depois da divulgação das notas dos exames nacionais, a primeira fase do concurso de candidaturas arranca esta segunda-feira e deverá ser feita no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), aqui.

Os estudantes que quiserem candidatar-se ao Superior para o ano letivo 2024/2025 têm à sua disposição mais 290 vagas face ao ano anterior. No total, haverá 55.313 vagas para o regime geral: 54.601 destinam-se ao concurso nacional e 712 ao concurso local artístico. Os dados foram avançados pelo Ministério da Educação em comunicado.

Ranking das Escolas 2023. Veja na tabela interativa em que lugar ficou a sua

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se incluirmos as vagas para os regimes especiais, este valor sobe para 78.158. Aqui são incluídos, por exemplo, os candidatos com mais de 23 anos de idade, estudantes internacionais, licenciados que procurem uma nova formação e situações de mudança de curso. A estes números, há ainda a somar o número de vagas disponibilizadas pelas instituições de Ensino Superior do setor privado.

Cinco novos cursos com 147 novas vagas

Das mais de 54 mil vagas para o concurso nacional, 147 correspondem a cinco novos cursos que abrem pela primeira vez já neste próximo ano letivo: Medicina (40 vagas) na Universidade de Aveiro Engenharia Aeroespacial (30) na Universidade do Porto; Biologia Marinha (40) na Universidade de Coimbra; Cidades Sustentáveis e Inteligentes (25) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Desporto (12) no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Engenharia Informática Aplicada terá 27 vagas na Universidade de Aveiro, mas o curso não é novo — substitui a licenciatura em Tecnologias da Informação — pelo que não entra nesta contabilização.

Número de vagas para acesso ao ensino superior ultrapassa as 55 mil. Pesquise aqui os cursos e as instituições

No total, 15 cursos que no ano letivo 2023/2024 não tinham vaga podem, agora, receber alunos. Além das seis formações mencionadas, juntam-se: Computação Criativa e Realidade Virtual (20), na Beira Interior; Saúde Digital e Inovação Biomédica, na Universidade do Porto Porto (35); Agronomia (25), Zootecnia (25), e Informática Industrial, todas na Universidade de Coimbra (30); Engenharia Civil (15), Instituto Politécnico de Portalegre; Ciências e Tecnologia do Ambiente (35), Instituto Politécnico de Viseu (35); Tecnologias Digitais e Segurança da Informação (32), Instituto Universitário de Lisboa; e Fisioterapia (32), no Instituto Politécnico de Portalegre.

Vagas diminuíram em 94 cursos

Os cinco cursos com maior número de vagas são Direito na Universidade de Lisboa (445) e na Universidade de Coimbra (339); Enfermagem (311) na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Gestão (295), na Universidade Nova de Lisboa; e Medicina (295) na Universidade de Lisboa. Face ao ano letivo 2023/2024, todos os cursos mantiveram o mesmo número de vagas, exceto Direito, em Coimbra (que tinha menos um). Para este ano letivo 2024/2025, há 22 cursos com mais de 200 vagas.

O curso onde o número de vagas mais aumentou foi Arquitetura, na Universidade de Lisboa (passou de 159 para 209 vagas, mais 50). E logo atrás surge Gestão (ensino em Inglês), na mesma instituição (que passa das anteriores 29 para 60 vagas, mais 31).

Por outro lado, em 94 cursos houve uma diminuição do número de vagas existente. O curso em que este número registou maior quebra (menos 31 vagas) foi Gestão na Universidade de Lisboa.

A primeira fase do concurso irá decorrer até dia 5 de agosto e os resultados serão publicados dia 25 desse mês. No dia seguinte iniciam-se as matrículas e inscrições e abre a segunda fase de candidatura ao acesso ao Superior, cujos resultados serão divulgados a 15 de setembro. A terceira — e última — fase de candidatura decorrerá de 21 a 24 de setembro (e os resultados serão divulgados a 30).