O município de Vila Franca de Xira pediu uma reunião de urgência ao Governo para serem estudadas alternativas ao sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa devido ao impacto sobre a população do sul do concelho.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira (PS), começou por explicar que as alterações levadas a cabo em maio pela NAV Portugal com a implementação do sistema Point Merge (PMS), que gere os fluxos de tráfego aéreo com origem ou destino no aeroporto de Lisboa, trouxeram “incómodos sonoros” à população do sul do concelho.

“Com as alterações que foram introduzidas no sistema de gestão do tráfego aéreo, nomeadamente das aterragens e das descolagens do Aeroporto Humberto Delgado, na Portela, vieram criar uma espécie de um corredor que atravessa a zona sul do nosso concelho, nomeadamente ali a zona da Póvoa de Santa iria e Alverca do Ribatejo”, disse.

O responsável contou que, com este novo sistema, os aviões passaram, “sobretudo nas descolagens, a atravessar” essa zona em altitudes mais baixas e, como tal, “o incómodo sonoro cresceu exponencialmente desde maio“.

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Fernando Paulo Ferreira afirmou que a autarquia tem recebido “muitas queixas por parte da população” e revelou que todos os dias testemunha esses mesmos incómodos.

De acordo com o autarca, já houve troca de correspondência com o ministro das Infraestruturas e na terça-feira esteve reunido com o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo.

Nesta reunião, segundo apontou à Lusa, foi-lhe dado conhecimento da existência de “condições para estudar alternativas ou modificações ao sistema que possam, eventualmente, vir a melhorar as condições em termos de impactos” sobre o concelho de Vila Franca de Xira.

Compreendo que é um processo complexo e que será com certeza demorado, porque estas coisas também envolvem muito segurança aeronáutica. Para mim, o que é fundamental é que é possível a NAV estudar alterações, mas que, para tal, é preciso que o Governo dê indicações a essa empresa”, explicou.

Desta forma, Fernando Paulo Ferreira avançou já ter pedido, logo na terça-feira, após a reunião com o responsável da NAV, uma reunião com caráter de urgência ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para que este dê “o impulso necessário para que a NAV comece a fazer os estudos” necessários.

“O fundamental do que me foi dito é que é possível estudar [alternativas], então, se é possível estudar, o Governo que dê essas indicações à NAV e vamos fazendo esse caminho, que me parece que dá possibilidades para melhorar as condições de vida aqui no sul do concelho”, concluiu.

O sistema da NAV de reorganização do tráfego aéreo em Lisboa, Point Merge (PMS), que pode reduzir atrasos, entrou em operação em 16 de maio, após negociações com a Força Aérea e um investimento de 2 milhões de euros.

O PMS é um sistema de sequenciação para aproximação a aeroportos, em que, em caso de acumulação de tráfego, os aviões em espera pela sua vez de aterrar são alinhados em dois arcos e encaminhados para uma sequência de aterragem a partir desses arcos, a uma velocidade constante.

Já no modelo utilizado anteriormente, os aviões tinham de fazer esperas circulares em torno do mesmo ponto e, quando tinham autorização para aterrar, passava-se a um procedimento de descida por patamares, exigente do ponto de vista de comunicação entre o controlo de tráfego aéreo e os pilotos.