A Câmara de Ílhavo vai criar cerca de 90 lugares de estacionamento na praia da Barra, respondendo a uma necessidade da população sentida principalmente no verão, informou hoje a autarquia do distrito de Aveiro.
Os novos lugares de estacionamento serão criados no futuro parque urbano que irá nascer junto ao edifício dos Pilotos da Barra.
O estudo prévio do projeto para reabilitar esta zona, com cerca de 30 mil metros quadrados de área, foi apresentado esta terça-feira de manhã.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, João Campolargo, disse que a obra “deverá ser apresentada até ao final do ano e estará em curso no próximo ano”.
Além dos novos lugares de estacionamento, o parque urbano vai ter também uma zona de estacionamento para autocarros e autocaravanas.
“É uma coisa que não existe e temos aqui sempre os autocarros estacionados em sítios a condicionar o estacionamento e a circulação rodoviária. Portanto, a reabilitação desta zona irá permitir uma maior fluidez do trânsito em redor da Barra”, referiu o autarca.
João Campolargo referiu ainda que o parque urbano da Barra vai ter apoios de praia e uma pista ciclável, além de um skate parque e um complexo desportivo, que foi requalificado, dois equipamentos desportivos que já existem e que custaram cerca de 120 mil euros.
O futuro parque terá ainda ligação ao novo passadiço sobre a ria, junto à urbanização da Quinta da Barra, que foi inaugurado esta manhã, num investimento de cerca de 70 mil euros.
Com cerca de 100 metros de extensão, este passadiço, que abriu ao público há cerca de duas semanas, possibilita que todos desfrutem de caminhadas, corridas e passeios de bicicleta junto à Ria de forma contínua e segura.
O executivo municipal dedicou a manhã à inauguração de renovados e novos espaços de lazer e desporto, que no total representam um investimento de cerca de 360 mil euros, incluindo uma pista de pump track e um novo campo de padel no parque urbano da Malhada, em pleno centro de Ílhavo.
Notícia atualizada às 9h20 do dia 7 de agosto de 2024