A infanta Elena de Espanha escolheu a ilha da Madeira passar passar uns dias de férias. Acompanhada por uma grande amiga de infância, Rita Allendesalazar, condessa de La Ventosa, a irmã mais velha do rei Felipe VI ficou alojada no hotel Meliá Madeira Mare, no Funchal, tendo destacado a riqueza e diversidade da gastronomia local.
Durante a estadia, a infanta, que tem o título de duquesa de Lugo, visitou o Parque Temático da Madeira, que registou o momento no Instagram como uma fotografia. “Hoje recebemos a agradável e tão simpática visita da infanta Elena, duquesa de Lugo, filha primogénita dos reis eméritos de Espanha, Juan Carlos I e Sofia da Grécia, e irmã do rei Filipe VI, que apreciou todo o espaço do Parque, particularmente o nosso artesanato tradicional, registando esse momento com a nossa artesã Laurinda Jardim”, refere a publicação.
Quem é Rita Allendesalazar, condessa de La Ventosa?
Rita Allendesalazar y de la Cierva é uma das amigas mais próximas da infanta Elena e é costume passarem férias juntas. Nascida em 1958, Allendesalazar é cinco anos mais velha que a infanta, mas são amigas desde a infância. O título de condessa de La Ventosa recebeu-o em 1986 após o casamento com o coronel José María Álvarez de Toledo y Gómez-Trénor, conde de La Ventosa, embora já pertencesse à nobreza desde o berço.
O pai de Rita, José María Allendesalazar, conde de Montefuerte, foi Chefe de Protocolo da Casa Real, e morreu em 1983 de um ataque cardíaco que sofreu enquanto preparava uma viagem oficial dos reis. Já María Isabel de la Cierva y Osorio de Moscoso, mãe de Rita Alledesalazar, era neta dos condes de Ballobar e Garcíez.
Segundo a Vanity Fair, quando era pequena, Rita Allendesalazar andava a cavalo no quartel de El Pardo e foi aí que fez amizade com a infanta Elena, uma vez que ambas tinham o mesmo professor de equitação. Desde então, tornaram-se grandes amigas, uma relação que perdura até aos dias de hoje. A condessa de La Ventosa foi um dos principais apoios de Elena após a separação de Jaime de Marichalar, em 2007, tendo acolhido a infanta na sua propriedade em Muñonpedro (Segóvia). Mais tarde foi também um apoio para a infanta Cristina, irmã mais nova de Elena. Após Iñaki Urdangarin, que era então marido de Cristina, ter sido preso no âmbito do caso Nóos, os condes de La Ventosa permitiram que a segunda filha dos reis eméritos se alojasse em Muñonpedro quando visitava o marido na prisão de Brieva, perto da sua propriedade segoviana.
Em 2022 foi a vez de Elena ser um grande apoio para a amiga. No início de abril a condessa ficou viúva. José María Álvarez de Toledo y Gómez-Trénor morreu aos 73 anos após ter sofrido um problema cardiorrespiratório, pelo que a infanta se dirigiu imediatamente para Segóvia, onde assistiu ao velório e ao funeral do companheiro da amiga.