Um tufão, descrito pelos meteorologistas japoneses como “muito forte”, deverá atingir esta sexta-feira a região de Tóquio, provocando o cancelamento de centenas de ligações aéreas e ferroviárias e cortes de energia.
O tufão Ampil alcançou esta manhã o leste da ilha de Hachijojima, a cerca de 300 quilómetros a sul de Tóquio, com rajadas de vento de até 216 quilómetros por hora, e dirigia-se para norte, indicou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
A agência previu que o núcleo do tufão permaneça sobre o mar, com a tempestade a dirigir-se para a costa junto à Grande Tóquio, onde vivem quase 40 milhões de pessoas, antes de virar para leste e regressar ao Pacífico.
As autoridades alertaram para a possibilidade de ventos fortes, chuvas muito intensas e possíveis aluimentos de terras, apelando aos residentes para que tenham muito cuidado.
Na manhã desta sexta-feira, 1.700 habitações nas zonas vizinhas de Tóquio encontravam-se sem eletricidade devido ao tufão, de acordo com a companhia de eletricidade.
A companhia aérea ANA cancelou 280 voos domésticos previstos para hoje, afetando mais de 60.000 passageiros, enquanto a Japan Airlines cancelou 281 voos nacionais e 38 internacionais, com um total de 49.700 clientes afetados.
A circulação nas principais secções da rede Shinkansen, os comboios de alta velocidade japoneses, também deverá ser interrompida durante o dia, em especial no movimentado troço entre Tóquio e Nagoya (centro).
O Japão celebra o feriado religioso “obon”, dedicado à família e aos antepassados, e alguns dias depois de a tempestade tropical Maria ter provocado uma precipitação recorde em regiões do norte.
Na quinta-feira, o alerta de megassismo foi levantado depois de ter estado em vigor durante uma semana.