Em atualização
O incêndio que começou na passada quarta-feira, na Madeira, continua com três frentes ativas — Curral das Freiras, Fajã das Galinhas e Serra de Água. Os reforços enviados pelo continente chegaram durante a madrugada. Passavam poucos minutos da uma da manhã quando os 76 elementos da Força Especial de Bombeiros chegaram ao aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira.
Incêndio na Madeira. Miguel Albuquerque interrompe férias em Porto Santo
Neste momento, adiantou a Proteção Civil em comunicado, estes 76 elementos já fizeram o reconhecimento do local — feito durante a noite — e estarão já prontos para combater as chamas na zona da Serra de Água. No terreno, adiantou ainda a Proteção Civil, estão 120 elementos de “todos os corpos de bombeiros, apoiados por 43 veículos e o meio aéreo que já iniciou as operações”.
Durante a noite — entre sábado e domingo –, relata o Jornal da Madeira, foram retiradas das suas casas cerca de 100 pessoas na freguesia da Serra de Água.
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, interrompeu a suas férias e chegou a uma das zonas mais afetadas pelas chamas durante a noite deste sábado e garantiu que vai estar a acompanhar a situação no local e apontou para fogo posto.
“Estamos preparados, não é o primeiro incêndio que temos. Esta situação de fogo posto, infelizmente, não se consegue controlar, é impossível. O fogo surgiu na zona alta da Serra de Água, uma zona completamente inacessível. Compete às autoridades averiguar”, referiu Miguel Albuquerque aos jornalistas.