Morreu aos 83 anos o ator John Aprea, conhecido pelo papel de jovem Tessio, em O Padrinho — Parte II, e pelo papel de Nick Katsopolis, pai de John Stamos em Full House. O americano, filho de pais imigrantes, marcou ainda presença em séries como CSI e Casos Arquivados e contracenou com atores como Meryl Streep e Denzel Washington.
Foi no início do mês, a 5 de agosto, que Aprea morreu. O ator estava em Los Angeles e terá morrido rodeado pela família, de acordo com o seu agente, Will Levine, avançou a CBS.
John Aprea ficou conhecido por interpretar o papel de Salvatore Tessio, em O Padrinho – Parte II, em 1974. O americano ainda tentou a sua sorte ao fazer uma audição para o papel principal — de Michael Corleone, o Padrinho — mas foi ultrapassado por Al Pacino. Ainda assim, interpretar o jovem Tessio foi o ponto mais alto da sua carreira, partilhou com o Hollywood Reporter.
Foi cerca de seis anos antes, em 1968, que John Aprea deu os seus primeiros passos na indústria cinematográfica, ao interpretar o papel de um assassino no drama policial de Steve McQueen, Bullitt. O seu último papel no cinema foi atribuído em 2021, no filme Cold, de Derek Mori.
Ao longo da sua carreira, Aprea contracenou ainda com atores como Denzel Washington e Meryl Streep, no filme O Candidato da Verdade (de 2004). E com Sean Penn e Michael Douglas, em O Jogo (de 1997). No seu percurso houve ainda espaço para a televisão, marcando presença em alguns episódios de séries como CSI, NYPD Blue, Casos Arquivados, Sopranos e Full House. Nesta última, uma comédia, Aprea interpretou o papel de Nick Katsopolis, pai de John Stamos.
John Aprea nasceu em 1941, em Englewood, no estado americano de Nova Jérsia, mas os seus pais nasceram em Itália. Foi nos anos 60 que Aprea chegou a Nova Iorque para se dedicar à sua carreira de ator, indo para Hollywood em 1968.
O ator casou três vezes, a última com Betsy Garci. E deixou uma filha, Nicole Aprea, também ela atriz e filha de um dos casamentos anteriores.