Há muito que a Volkswagen pretende lançar no mercado um eléctrico mais compacto e mais acessível, uma espécie de irmão mais pequeno do actual ID.3. O projecto passou por algumas contrariedades, com o construtor alemão a procurar um parceiro (a Renault) para partilhar e reduzir os custos do modelo, mas agora tudo indica que a decisão está tomada e que o veículo vai mesmo iniciar a produção no final de 2025, ano em que chegará ao mercado por um valor próximo de 25.000€ e uma autonomia a rondar os 450 km.

3 fotos

Como anteriormente anunciado, o modelo adoptará a denominação ID.2, surgindo inicialmente como utilitário, com as dimensões exteriores de um Polo, mas o espaço interior de um Golf, em virtude de possuir uma frente mais curta (devido à ausência dos mais volumosos motores e caixas das versões a gasolina), privilegiando o espaço para o habitáculo. Posteriormente, a marca germânica complementará a sua gama de eléctricos mais baratos com uma versão GTI deste ID.2, e depois com uma versão SUV, ambas ligeiramente mais caras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

VW ID. GTI vai ser um eléctrico com 231 cv e pode roncar

O ID.2 surgiu inicialmente enquanto protótipo, sob a denominação ID.2all, mas agora foi apanhado a rodar no circuito alemão de Nürburgring, o que deixa antever uma versão desportiva logo na fase de lançamento, o tal ID.2 GTI. As fotos foram publicadas pelo britânico AutoExpress, com a curiosidade de o chassi do ID.2 estar disfarçado de ID.3, o que até passaria despercebido não fossem as portas traseiras demasiado pequenas, indiciando que “este ID.3” está instalado sobre uma plataforma substancialmente menos comprida.

O ID.2 terá como base a versão curta da plataforma MEB da Volkswagen, que se sabe que deverá evoluir para MEB+ no final de 2025 ou início de 2026, o que acontecerá quase em simultâneo com o lançamento do ID.2. Entretanto e em face das dificuldades com o software, o Grupo VW espera resolver o problema na plataforma PPE com a ajuda da Rivian, a startup norte-americana especializada em pick-up e SUV, que apenas tem um modelo no mercado que ainda não está à venda na Europa.