Os corpos de cinco dos seis desaparecidos após o naufrágio do iate de luxo em Palermo, Itália, foram localizados e resgatados pelas autoridades. Os mergulhadores recuperaram quatro corpos na quarta-feira, segundo a Associated Press e resgataram o quinto cadáver esta quinta-feira de manhã. Terão sido encontrados no interior das cabines da embarcação, no piso inferior.

A morte de Mike Lynch foi confirmada pelas autoridades de busca e salvamento no local, de forma não oficial, segundo o The Guardian. O quinto corpo resgatado pertence então ao empresário britânico, como já tinha avançado o Corriere della Sera. Os mesmos jornais, avançam que o corpo da sua filha, Hannah Lynch, de 18 anos, ainda não foi localizado, sendo a última desaparecida.

Na tarde de quinta-feira, um oficial do Governo italiano confirmou à Sky News que Hannah continua desaparecida e admitiu duas possibilidades: o seu corpo pode estar dentro dos destroços ou pode ter sido atirada ao mar quando o barco afundou.

As últimas atualizações de fontes das buscas no local, na quarta-feira, davam conta da descoberta dos últimos dois corpos, estando prestes a ser recuperados e trazidos a terra, informava o The Guardian. Nas primeiras horas desta quinta-feira, o quinto corpo foi resgatado, mas as autoridades informaram que o sexto corpo ainda não foi localizado. As buscas tinham sido suspensas no final desta quarta-feira e logo retomadas esta quinta-feira de manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os meios de comunicação social italianos, citando fontes dos mergulhadores, confirmaram a identificação de Chris Morvillo e da sua mulher Neda Morvillo, bem como de Jonathan Bloomer e da sua mulher Judy Bloomer entre as vítimas recuperadas na quarta-feira.

“Ainda estamos a trabalhar”, disse ao Guardian Giuseppe Petrone, diretor nacional dos mergulhadores dos bombeiros italianos. “Devemos conseguir recuperar o sexto corpo ainda hoje”, acrescentou.

Até ao momento, as identidades das vítimas encontradas na quarta-feira não foram confirmadas oficialmente. Segundo a Reuters, um dos primeiros corpos pertencia a um “homem fortemente constituído”, disse uma fonte próxima às operações de resgate, enquanto o segundo era de uma mulher, disse a agência de notícias italiana Adnkronos, dando origem ao rumor de que se trataria do magnata inglês e da sua filha. Dois sacos pretos para corpos foram levados ao porto de Porticello, perto de Palermo, a bordo de um barco do Corpo de Bombeiros italiano e içados até o cais.

O corpo do chef do iate, Recaldo Thomas, foi encontrado logo após o naufrágio, na segunda-feira. Não se encontrava no interior da embarcação, mas sim junto aos destroços do iate.

Além dos avanços nas buscas pelos desaparecidos, a procuradoria italiana iniciou uma investigação sobre o naufrágio, que levou o comandante do Bayesian, James Catfield, a ser interrogado durante duas horas, numa tentativa de reconstrução dos últimos momentos do iate antes do acidente e de detalhes que possam ser importantes.

Naufrágio na Sicília. Guarda costeira italiana assume que os seis desaparecidos devem estar mortos

O Byesian, um iate de luxo de três pisos que ganhou dois prémios de design de interiores, naufragou na madrugada desta segunda-feira, com 22 pessoas a bordo. Quinze delas conseguiram entrar num bote salva-vidas e foram rapidamente resgatadas com o auxílio das embarcações próximas ao largo da costa siciliana. Outras seis estavam desaparecidas desde então.

Bayesian: o iate de luxo de três pisos que ganhou dois prémios de design de interiores

De acordo com as autoridades locais, questionadas pelos jornalistas, ainda não foi tomada uma decisão em relação à remoção do iate que se encontra a 50 metros de profundidade. “Este não é um tópico na agenda. Vai ser, mas ainda não é”, afirmou Vincenzo Zagarola, da guarda costeira italiana, citado pela Sky News.

Entre os desaparecidos estavam o magnata britânico da área da tecnologia Mike Lynch e a sua filha de 18 anos, Hannah Lynch, o presidente do banco Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer e a sua mulher Judy Bloomer, e o advogado Chris Morvillo e a sua mulher Neda Morvillo.