As restrições aos banhos na praia fluvial do Rabaçal foram levantadas esta segunda-feira, quatro dias depois de terem sido desaconselhados devido a uma contaminação microbiológica da água, informou a Câmara de Valpaços, no distrito de Vila Real.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) desaconselhou, na quinta-feira, os banhos na praia fluvial do rio Rabaçal devido a uma contaminação microbiológica da água.

Hoje, em comunicado publicado nas redes sociais, a Câmara de Valpaços disse que aquela praia fluvial regressou à normalidade, após terem sido feitas análises laboratoriais.

“O município foi notificado de que o desaconselhamento a banhos na praia fluvial do Rabaçal foi levantado, estando assim cessado o risco de saúde para os utilizadores, uma vez que os parâmetros microbiológicos da água foram restabelecidos para valores recomendados”, salientou.

Segundo explicou, os “valores podem ter sido causados por um pico do número de utilizadores, que se registou nas últimas semanas, mas, acrescentou, os mais recentes resultados das análises à qualidade da água permitem retirar o desaconselhamento temporário da prática balnear a partir desta segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR